Acessibilidade / Reportar erro

Estudo de um ciclo menstrual em adolescentes eumenorréicas

Study of the menstrual cycle in eumenorrheic adolescents

RESUMO DE TESE

Estudo de um ciclo menstrual em adolescentes eumenorréicas

Study of the menstrual cycle in eumenorrheic adolescents

Autora: Zuleide Aparecida Félix Cabral

Orientador: Prof. Dr. Laudelino de Oliveira Ramos

Tese apresentada à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, para a obtenção do Título de Doutor em Ciências, em 12 de dezembro de 2003

OBJETIVO: avaliar um ciclo menstrual de adolescentes eumenorréicas.

CASUÍSTICA E MÉTODOS: foram estudadas 55 adolescentes entre 14 e 19 anos, com 12 ou mais meses após a menarca. Investigaram-se os valores séricos de FSH no início do ciclo menstrual, a porcentagem de ovulação, o diâmetro folicular médio pré-ruptura ovular (DFM), o datamento do endométrio, valores de progesterona na fase lútea, a intensidade de vascularização e o índice de resistência do corpo lúteo (IR). As correlações avaliadas incluíram: valores de FSH com a duração da fase folicular (DFF), a DFF e o tempo decorrido da menarca, valores de progesterona e a correlação com a DFF, tempo decorrido da menarca, vascularização e o índice de resistência do corpo lúteo.

RESULTADOS: observou-se correlação negativa entre os valores de FSH e a DFF e ausência de correlação entre a DFF e o tempo decorrido da menarca. O DFM foi de 18,7 mm. A porcentagem de ovulação diagnosticada pela ultra-sonografia transvaginal foi de 100%. As biópsias de endométrio demonstraram padrão histológico de aspecto secretor, sendo 85,5% dos endométrios compatíveis com o dia da fase lútea. A média das concentrações de progesterona foi de 10,6 ng/ml. As concentrações de progesterona no 12º dia após a ovulação foram menores no grupo com DFF maior ou igual a 16 dias, em comparação ao grupo com DFF menor do que 16 dias. O IR foi de 0,41. Não foi evidenciada correlação entre as concentrações de progesterona com a intensidade de vascularização e o IR do corpo lúteo.

CONCLUSÕES: as adolescentes estudadas demonstraram elevado potencial reprodutivo. A regularidade menstrual é parâmetro clínico importante, mais do que o período de tempo decorrido após a menarca no diagnóstico da ovulação.

Palavras-chave: Adolescentes. Biópsia do endométrio. Ciclo menstrual. Ultra-sonografia.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Jul 2004
  • Data do Fascículo
    Abr 2004
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br