Acessibilidade / Reportar erro

Polimorfismos genéticos na pré-eclâmpsia

Gene polymorphisms in preeclampsia

RESUMO DE TESE

Polimorfismos genéticos na pré-eclâmpsia

Gene polymorphisms in preeclampsia

Autora: Adriani Oliveira Galão

Orientadores: Profa. Dra. Bartira Ercília Pinheiro da Costa

Prof. Dr. Carlos Eduardo Poli de Figueiredo

Profa. Dra. Rosane Machado Scheibe

Tese de Doutorado apresentada à Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Curso de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde (Área de Concentração: Nefrologia), em 31 de março de 2004

OBJETIVO: avaliar quatro polimorfismos genéticos em mulheres grávidas com e sem pré-eclâmpsia.

PACIENTES E MÉTODOS: foram estudadas quarenta e uma mulheres com pré-eclâmpsia e sessenta gestantes normotensas. Pré-eclâmpsia foi definida como hipertensão arterial e proteinúria patológica em mulheres grávidas depois de 20 semanas de gravidez. O DNA foi obtido de leucócitos por digestão com Proteinase K, seguida por extração fenólica. O genótipo da sintase do óxido nítrico endotelial (eNOS) foi determinado por amplificação, por reação em cadeia da polimerase (PCR), seguido por digestão com enzima de restrição BanII. O polimorfismo de inserção/deleção no íntron 16 do gene da enzima conversora da angiotensina (ECA) foi detectado em amostras de DNA usando PCR. Para determinar o genótipo M235T do angiotensinogênio (AGT) realizamos PCR, seguido por digestão com enzima de restrição SfaNI. O genótipo C677T da metilenotetra-hidrofolato redutase (MTHFR) foi determinado por amplificação de PCR, seguido por digestão com enzima de restrição HinfI. O teste de Qui-quadrado, t de Student e regressão logística foram usados para a análise estatística.

RESULTADOS: nenhuma diferença estatisticamente significativa na distribuição dos genótipos da eNOS, ECA, AGT e MTHFR, entre pré-eclâmpticas e grávidas normotensas, foi encontrada. Também nenhuma diferença estatisticamente significativa na freqüência alélica foi detectada.

CONCLUSÕES: os resultados não mostraram associação entre os polimorfismos genéticos da eNOS, ECA, AGT e MTHFR e o desenvolvimento de pré-eclâmpsia.

Palavras-chave: Hipertensão. Gravidez de alto-risco. Sistema renina-angiotensina. Marcadores genéticos.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    14 Out 2004
  • Data do Fascículo
    2004
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br