Acessibilidade / Reportar erro

Efeito do tamoxifeno e do raloxifeno na atividade proliferativa do epitélio mamário humano (Estudo TRAM)

Effect of tamoxifen and raloxifen on the proliferative activity of human mammary epithelium (TRAM study)

RESUMO DE TESE

Efeito do tamoxifeno e do raloxifeno na atividade proliferativa do epitélio mamário humano (Estudo TRAM)

Effect of tamoxifen and raloxifen on the proliferative activity of human mammary epithelium (TRAM study)

Autora: Miliana Tostes Lucato

Orientadora: Profa.Dra. Marise Amaral Rebouças Moreira

Dissertação de Mestrado em Ciências da Saúde, apresentada ao Programa de Pós-Graduação do Convênio Centro-Oeste (UnB, UFG, UFMS), em 7 de outubro de 2005

OBJETIVOS: comparar o efeito do tamoxifeno com o do raloxifeno na atividade proliferativa do tecido mamário normal, através da imuno-expressão do Ki-67/MIB-1, um marcador de proliferação celular.

PACIENTES E MÉTODOS: participaram do estudo 48 mulheres do Programa de Mastologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, com nódulo benigno de mama, no período de novembro de 2002 a outubro de 2004. Essas mulheres foram randomizadas para usar tamoxifeno ou raloxifeno durante 22 dias, e após o uso da medicação, foram submetidas à cirurgia, sendo retirado um fragmento de um centímetro de mama normal para o estudo da imuno-expressão do Ki-67. Para isso, foi quantificada a freqüência de células imunomarcadas para o Ki-67/MIB-1 em mil células epiteliais.

RESULTADOS: as médias percentuais da relação entre células imunomarcadas e não marcadas foram 2,02 (± 1,09) e 3,13 (± 3,23) para os grupos do tamoxifeno e raloxifeno, respectivamente. Foi realizado o teste t e observou-se que não houve diferença estatisticamente significativa entre os dois grupos: tamoxifeno (n = 16) e raloxifeno (n = 14) em relação a imuno-expressão do Ki-67 (p = 0,205).

CONCLUSÃO: neste trabalho, observamos que não houve diferença entre o tamoxifeno e o raloxifeno no potencial de redução da atividade proliferativa do epitélio mamário normal, avaliada pelo Ki-67/MIB-1.

Palavras-chave: Epitélio mamário; Mama; Tamoxifeno; Raloxifeno, Ki-67; Proliferação celular

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Abr 2006
  • Data do Fascículo
    Dez 2005
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br