Acessibilidade / Reportar erro

Contracepção hormonal oral na adolescência: uma boa opção

Oral hormonal contraception in adolescence: a good option

RESUMO DE TESE

Contracepção hormonal oral na adolescência: uma boa opção

Oral hormonal contraception in adolescence: a good option

Autora: Sandra de Morais Pereira

Orientadora: Profa.Dra. Stella Regina Taquette

Trabalho apresentado ao Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro para obtenção do título de Mestre em Ciências Médicas, em 17 de fevereiro de 2006.

RESUMO

O anticoncepcional oral é o método contraceptivo mais utilizado pelas adolescentes. Neste estudo buscou-se avaliar o seu uso por adolescentes, no sentido de contribuir para que a gravidez seja conseqüência de uma escolha e em momento oportuno. Para isso foram pesquisados: a aceitabilidade do método, os fatores de abandono e o perfil clínico e metabólico das usuárias. Foi realizado um ensaio clínico não controlado com o uso de anticoncepcional oral, por seis meses, em 109 pacientes de 15 a 19 anos no Hospital Geral de Bonsucesso. As participantes foram entrevistadas e submetidas a exame clínico e laboratorial antes e após o uso da medicação. Na análise dos dados utilizou-se o teste t de Student pareado e o qui quadrado. Constatou-se que fatores como a baixa idade, o atraso escolar e a relação conflituosa com a família estão expressivamente associados a não-adesão ao método. Não houve alterações no peso e da PA e verificou-se reduzida incidência de efeitos adversos. Ocorreu aumento significativo nos níveis de colesterol total, HDL e LDL colesterol, triglicerídeos e também na glicemia, embora todos esses parâmetros se mantivessem dentro da normalidade. As dosagens de TGO e TGP decresceram e os níveis hematimétricos apresentaram um significativo e esperado aumento. Concluímos que, para redução na ocorrência de gestações não planejadas, são necessários programas de saúde reprodutiva para adolescentes que incluam a participação de suas famílias e investimentos que proporcionem o acesso universal e a valorização da educação. O método mostrou-se satisfatório por sua eficácia, boa adesão, efeitos colaterais toleráveis e ausência de alterações menstruais.

Palavras-chave: Adolescência; Contraceptivo oral; Gravidez na adolescência.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    19 Jun 2006
  • Data do Fascículo
    Jan 2006
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br