Acessibilidade / Reportar erro

Estudo da eficácia da videolaparoscopia na avaliação de pacientes com endometriose pélvica

RESUMO DE TESE

Estudo da eficácia da videolaparoscopia na avaliação de pacientes com endometriose pélvica

Autor: Dilermando Pereira de Almeida Filho

Orientadora: Vivian Ferreira do Amaral

Dissertação apresentada para a obtenção do título de Mestre ao Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, em 12 de maio de 2006.

A endometriose pélvica é uma doença complexa, de alto impacto sobre a qualidade de vida das mulheres e sobre os sistemas nacionais de saúde pública. A videolaparoscopia, nos últimos 30 anos, tornou-se indispensável para o diagnóstico preciso da endometriose. O objetivo geral deste estudo foi avaliar as manifestações clínicas da endometriose pélvica, os locais de acometimento e estadiamento, correlacionando os achados macroscópicos com a comprovação histológica. Os objetivos específicos foram: avaliar a eficácia da videolaparoscopia isolada como ferramenta diagnóstica da endometriose e observar a tendência à lateralidade da endometriose pélvica na população de estudo. Foram analisadas 976 pacientes submetidas a videolaparoscopia no Serviço de Ginecologia do Hospital Santa Cruz, Curitiba, PR. Destas, 468 (47,9%) apresentaram ao exame, quadro clínico e videolaparoscópico compatíveis com endometriose, e, 337 (34.5% do total) tiveram o diagnóstico confirmado pelo estudo histopatológico. De 508 pacientes submetidas à videolaparoscopia por outras causas, o estudo histopatológico determinou, além da doença principal, endometriose pélvica em 8 pacientes, totalizando 345 mulheres (35,3%) com a doença confirmada na amostra populacional estudada. Entre as pacientes com endometriose confirmada, a dor pélvica foi verificada em 98% dos casos e em todos os estádios da doença. Não foi observada associação estatisticamente significativa entre diagnóstico confirmado de endometriose e (I) dor pélvica (p = 0,65); (II) infertilidade primária (p = 0,29), e (III) infertilidade secundária (p= 0,91). Evidência positiva para associação foi detectada entre diagnóstico de endometriose e dismenorréia (p = 0,03). O experimento resultou em valores de sensibilidade de 97,88%, especificidade de 79,23%, valor preditivo positivo de 72%, valor preditivo negativo de 98,42% e acurácia de 85,75%. Estes resultados sugerem uma eficácia limitada para a videolaparoscopia isolada, que deve estar sempre associada ao exame histopatológico na investigação da endometriose.

Palavras-chave: Endometriose pélvica; Laparoscopia; Endometriose; Infertilidade

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    20 Out 2006
  • Data do Fascículo
    Jun 2006
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br