Acessibilidade / Reportar erro

Câncer de mama: imagem corporal e envelhecimento feminino

Breast cancer: body image and female aging

RESUMO DE TESE

Câncer de mama: imagem corporal e envelhecimento feminino

Breast cancer: body image and female aging

Autora: Maria Elisa Uez

Orientador: Prof.Dr. Dr. Antonio Luiz Frassoni

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul, para obtenção do título de Mestre, em 30 de junho de 2006.

OBJETIVOS: identificar a problemática vivida em relação a imagem corporal de mulheres idosas que realizaram MRM sem reconstrução, como tratamento cirúrgico para o câncer de mama.

MÉTODOS: foi realizado estudo qualitativo, transversal e descritivo, com 11 mulheres de idade igual ou superior a 60 anos, no período de outubro de 2005 a maio de 2006, junto ao Centro de Mama do Hospital São Lucas da PUCRS. Os dados foram obtidos através de entrevista semi-estruturada, com dados sócio-demográficos, clínicos e três questões norteadoras: (1) como foi a descoberta e o tratamento do câncer de mama? (2) como você percebe e sente seu corpo depois da cirurgia? (3) como avalia seu próprio envelhecimento?

RESULTADOS: os resultados apontam para 4 categorias: (1) A Descoberta; (2) Relação com os Serviços de Saúde e Profissionais Médicos; (3) Perda da Mama (Subcategorias: Olhando e Sentindo o Próprio Corpo, O Corpo Desejado e O Olhar dos Outros Sobre Meu Corpo) e (4) Próprio Envelhecimento. A descoberta da doença se mostrou um marco para a construção de uma nova identidade feminina e história de vida para as idosas. A desinformação quanto à doença e o medo ao tratamento, fazem com que protelem a busca por diagnóstico e tratamento adequado. Em relação à imagem corporal após a perda da mama, as idosas apresentaram sentimentos de inferioridade, sensação de abandono e dificuldades em lidar com situações que envolvam exposição do próprio corpo. O próprio envelhecimento foi percebido como algo natural da vida, mas gerador de limitações e doenças.

CONCLUSÃO: conclui-se que a perda da mama produz alterações abruptas na imagem corporal de mulheres idosas que realizam MRM sem reconstrução.

Palavras-chave: Câncer de mama; Imagem corporal; Envelhecimento

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    18 Jan 2007
  • Data do Fascículo
    Set 2006
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br