Acessibilidade / Reportar erro

Fatores de angiogênese na pré-eclâmpsia e a correlação com os níveis da pressão arterial média

Angiogenic factor in preeclampsia and the correlation with mean arterial pressure

RESUMO DE TESE

Fatores de angiogênese na pré-eclâmpsia e a correlação com os níveis da pressão arterial média

Angiogenic factor in preeclampsia and the correlation with mean arterial pressure

Autora: Patrícia Gonçalves Teixeira

Orientador: Prof. Dr. Cezar Alencar de Lima Rezende

Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Saúde da Mulher da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, em 22 de dezembro de 2006.

OBJETIVO: avaliar os níveis plasmáticos do fator de crescimento endotelial vascular (VEGF) e fator de crescimento placentário (PlGF) em gestantes com e sem pré-eclâmpsia e correlacionar com a pressão arterial média (PAM).

MÉTODOS: estudo transversal, tipo caso-controle, com 23 gestantes com pré-eclâmpsia e nove normotensas admitidas na Maternidade do Hospital das Clínicas da UFMG (outubro de 2004 a janeiro 2006). A concentração plasmática de VEGF e PlGF foi determinada pelo método de ELISA (Kits R & D Systems). Os valores médios das concentrações plasmáticas do VEGF e PlGF foram comparados entre os grupos (Student-t teste). As correlações entre os valores da PAM e os níveis plasmáticos de VEGF e PlGF foram avaliadas através da análise de regressão.

RESULTADOS: a concentração plasmática de PlGF estava significativamente diminuída nas pacientes com pré-eclâmpsia em relação às normotensas (40,8 ± 37,5 pg/ml, 480± 347 pg/ml, média ± DP, p = 0,005). Houve também correlação inversa entre os níveis plasmáticos de PlGF e a PAM. Para cada diminuição de 1pg/ml na concentração de PlGF, houve aumento de 6,5 mmHg na PAM (p = 0,002). As concentrações plasmáticas do VEGF não se mostraram estatísticamente diferentes nos dois grupos (243,3 ± 193 pg/ml, 160,6 ± 143pg/ml, média ± DP, p= 0,238) nem houve correlação com a PAM.

CONCLUSÃO: estes resultados mostram que o PlGF pode exercer papel determinante na pressão arterial média em gestantes com pré-eclâmpsia.

Palavras-chave: Angiogênese, Pré-eclâmpsia, Fator de crescimento, endotelial vascular (VEGF), Fator de crescimento placentário (PlGF)

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    08 Out 2007
  • Data do Fascículo
    Jun 2007
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br