Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação do nível de atividade física durante a gestação

Physical activity level evaluation during pregnancy

RESUMO DE TESE

Autor: Francisco Trindade Silva

Orientador: Prof. Dr. Fabrício da Silva Costa

Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado Profissional em Saúde Pública da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Área de concentração Saúde Pública, em 16 de abril de 2007.

OBJETIVO: mensurar o gasto energético em gestantes através de um questionário, o Pregnancy Physical Activity Questionnaire – PPAQ, proposto por Chasan–Taber (2004).

MÉTODOS: estudo de natureza quantitativa descritiva, de corte transversal. Realizou-se em 12 unidades municipais de saúde de Fortaleza, pertencentes à Secretária Executiva Regional IV. A amostra do estudo corresponde a 305 gestantes atendidas nos postos de saúde da regional. O PPAQ, para adequar-se à realidade brasileira, foi validado durante fases do estudo e direcionado por metodologia da Organização Mundial de Saúde (OMS). O questionário capta o gasto energético em Metabolic Equivalents Tasks (METs); sendo classificado quanto à intensidade em "sedentário" (<1,5 METs), "leve" (1,5 a <3,0 METs), "moderado" (3,0 a 6,0 METs) e "vigoroso" (>6,0 METs). Para processar as informações utilizou-se o Epi-info 6.04a. A associação entre variáveis foi testada pelo X2 ou pelo Teste Exato de Fisher, com 5% de significância.

RESULTADOS: foram incluídas 305 gestantes, sendo a prevalência de gasto energético classificado como "leve" foi encontrado em 51,4% dos casos e, quando agrupamos atividade "sedentário" e "leve", este valor cresce para 80,3%, mostrando que há uma prevalência de inatividade física durante o período gestacional. Com o desenvolvimento da gestação, percebe-se um discreto aumento na classificação da atividade "leve" para os três trimestres, 44,9, 57,3 e 61,4% e uma acentuada redução na classificação "moderado", 29,1, 25,2 e 4,5%. Apresentaram nível de significância as variáveis: trimestre de gestação, escolaridade, estado civil e raça com relação ao gasto energético.

CONCLUSÃO: o QAFG mostrou-se importante instrumento na captação de gasto energético para gestantes e pode ser utilizado para obter informação sobre o nível de atividade física de gestantes em comunidades e para incrementar programas em políticas de saúde pública.

Palavras-chave: Gravidez normal, Atividade Física, Gasto energético

Key words: Normal pregnancy, Physical activity, Energy expenditure

  • Avaliação do nível de atividade física durante a gestação

    Physical activity level evaluation during pregnancy
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      05 Dez 2007
    • Data do Fascículo
      Set 2007
    Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
    E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br