Acessibilidade / Reportar erro

Perfil nutricional pré-operatório de mulheres com câncer ginecológico e de mama

Nutritional status of patients with gynecologic and breast cancer

RESUMO DE TESE

Perfil nutricional pré-operatório de mulheres com câncer ginecológico e de mama

Nutritional status of patients with gynecologic and breast cancer

Autora: Renata Zorlini

Orientador: Profª. Drª. Maria Salete Costa Gurgel

Dissertação de Mestrado apresentada ao Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 7 de dezembro de 2007

INTRODUÇÃO: as mulheres com câncer ginecológico ou de mama apresentam, freqüentemente, alterações do estado nutricional, como a desnutrição e a obesidade, devido à própria doença e também ao tratamento a que são submetidas: cirurgia, quimioterapia e/ou radioterapia. Tais alterações podem trazer complicações no pós-operatório, como aumento do período de hospitalização, dos custos hospitalares e piora do prognóstico. Para identificar este problema, a avaliação nutricional pode ser o melhor método para tratar os distúrbios nutricionais, como a desnutrição e/ou a obesidade, melhorar a resposta terapêutica e o prognóstico das pacientes.

OBJETIVO: identificar o perfil nutricional pré-operatório de mulheres com câncer ginecológico ou mamário e correlacioná-lo à localização e estágio da doença e tratamentos oncológicos (quimioterapia e/ou radioterapia) prévios.

MÉTODOS: trata-se de um estudo de corte transversal, com 250 mulheres avaliadas no pré-operatório de cirurgias oncológicas no CAISM/UNICAMP, pelo índice de massa corpórea (IMC) e pela Avaliação Nutricional Subjetiva Global, no período de agosto de 2003 a abril de 2005. Para análise dos resultados, foram aplicados os testes do χ2 e índice de concordância entre os dois métodos, assumindo-se o nível de significância de 5%.

RESULTADOS: o câncer de mama foi o mais freqüente, predominando em 56,2%. A mediana da idade foi de 52 anos; em cerca de 57% dos casos, a neoplasia se restringia aos estádios clínicos 0, I e II, e 77% das mulheres não receberam outro tratamento oncológico pré-cirugico. A Avaliação Nutricional Subjetiva Global detectou 76% de mulheres eutróficas e 24% desnutridas, enquanto o IMC identificou 34% de mulheres eutróficas, 3,6% desnutridas e 62,4% com sobrepeso/obesidade. A concordância do diagnóstico de eutrofia e desnutrição pelos dois métodos foi baixa [63,8%; kappa (IC 95%) = 0,0884 (- 0,07-0,24)]. Não foram observadas correlações entre as avaliações nutricionais e os tratamentos prévios e etádios da doença. Quanto a localização anatômica, segundo a Avaliação Nutricional Subjetiva Global, as mulheres com câncer do corpo do útero eram mais desnutridas que as demais (p=0,02).

CONCLUSÕES: Os achados sugerem que uma avaliação mais criteriosa deva ser empregada para identificação do estado nutricional pré-operatório em mulheres com câncer ginecológico ou mamário.

Palavras-chave: Perfil nutrional, Avaliação nutricional, Desnutrição Obesidade, Câncer ginecológico, Câncer de mama, Pré-operatório.

Keywords: Nutritional profile, Gynecologic cancer, Breast cancer, Preoperative, Malnutrition.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    16 Out 2008
  • Data do Fascículo
    Ago 2008
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br