Acessibilidade / Reportar erro

Aspectos emocionais investigados na infertilidade método de Rorschach

Emotional aspects of infertility investigated with Rorschach method

RESUMO DE TESE

Aspectos emocionais investigados na infertilidade método de Rorschach

Emotional aspects of infertility investigated with Rorschach method

Autora: Rita de Cássia Ferrer da Rosa Motooka

Orientadora: Profa. Dra. Ceres Alves de Araújo

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica, Núcleo de Psicossomática e Psicologia Hospitalar da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), para obtenção do Grau de Mestre, em 5 de setembro de 2008.

INTRODUÇÃO: a infertilidade acomete de 10 a 15% de casais em idade reprodutiva em todo o mundo: sua vivência é relatada como uma experiência dolorosa, abarcando a vida humana em toda sua complexidade e, portanto, deve ser compreendida além de seus aspectos biológicos.

OBJETIVO: investigar o psiquismo de mulheres inférteis submetidas a tratamento de reprodução assistida por meio do método de Rorschach (Sistema Compreensivo).

MÉTODOS: participaram deste estudo clínico descritivo 15 mulheres, com idade entre 27 e 38 anos, com diagnóstico de infertilidade no mínimo há dois anos e, no máximo, há cinco anos. Inscritas no programa de Reprodução Assistida do Centro de Referência da Saúde da Mulher (CRSM) do Hospital Pérola Byington. O critério de exclusão vetava participantes sob medicação psiquiátrica e também aquelas que após algum procedimento estivessem aguardando o resultado de uma possível gravidez. O protocolo de pesquisa foi elaborado de forma que pudesse coletar dados da vivência emocional e enfrentamento da infertilidade. Instrumentos: ficha de identificação, entrevista-semidirigida, questionário Abipeme (socioeconômico) e método de Rorschach. Os conteúdos disfóricos e depressivos e a manifestação de estresse foram investigados pelo método de Rorschach.

RESULTADOS: o método de Rorschach apontou que quatro participantes apresentaram constelação positiva para o índice de depressão (DEPI) e cinco apresentaram constelação positiva ao índice de déficit relacional (CDI). Entretanto, mesmo as participantes que não apresentaram constelação positiva para depressão, sugerem uma tonalidade disfórica e níveis de estresse expressivos em seu psiquismo.

CONCLUSÕES: a análise dos resultados encontrados pelo método de Rorschach corroborou estudos anteriores que apontam a manifestação de estresse e depressão em mulheres submetidas a procedimentos de reprodução assistida. A categorização dos dados da entrevista semidirigida evidenciou aspectos mobilizadores no psiquismo destas mulheres. Todas as participantes da amostra relataram tristeza, frustração, impotência, angústia, ansiedade e sensação de "vazio". A tonalidade emocional expressa evidência o impacto desta vivência.

Palavras-chave: Infertilidade, Método de Rorschach, Aspectos emocionais

Keywords: Infertility, Rorschach method, Emotional aspects

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    27 Nov 2008
  • Data do Fascículo
    Out 2008
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br