Acessibilidade / Reportar erro

Influência do estrogênio e dos moduladores seletivos dos receptores estrogênicos (SERMS) na vascularização tireoidea

Estrogen and selective estrogen receptor modulators (SERMS) influence thyroid gland vascularization

RESUMO DE TESE

Influência do estrogênio e dos moduladores seletivos dos receptores estrogênicos (SERMS) na vascularização tireoidea

Estrogen and selective estrogen receptor modulators (SERMS) influence thyroid gland vascularization

Autor: Luiz Felipe Bittencourt de Araújo

Orientadores: Prof. Dr. Mario Vaisman; Profa. Dra. Denise Pires de Carvalho

Tese de Doutorado apresentada no Departamento de Endocrinologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 8 de abril de 2008

OBJETIVO: analisar os efeitos do tratamento com estrogênio, tamoxifeno e raloxifeno na vascularização da tireoide de ratas castradas.

MÉTODOS: ratas Wistar adultas foram tratadas durante 50 dias, por via subcutânea, conforme a seguinte distribuição por grupos: SHAM (gônadas intactas; receberam veículo); OVX (castradas; receberam veículo); EB (castradas; benzoato de estradiol 3,5 µg/kg); TAM (castradas; tamoxifeno 2,5 mg/kg; RAL (castradas; raloxifeno 2,5 mg/kg). Após o tratamento, os animais foram sacrificados e as tireoides ressecadas para estudo. Foram analisadas as expressões imunoistoquímicas do VEGF (fator de crescimento vascular endotelial) e da NOS III (óxido nítrico sintetase III) na tireoide, em correlação ao peso e à área vascular do órgão, representada pela imunoexpressão da alfa actina de músculo liso.

RESULTADOS: as expressões de VEGF (p < 0,01) e NOS III (p < 0,05), assim como as áreas vasculares (p < 0,01) e os pesos (p < 0,001) das tireoides, foram menores nas ratas do Grupo OVX do que nas dos outros grupos. Não houve diferenças significativas entre os resultados dos Grupos SHAM, EB, TAM e RAL nas análises realizadas.

CONCLUSÕES: o estrogênio influencia a regulação da vascularização tireoidea. A diminuição da área vascular da tireoide das ratas castradas que receberam apenas o veículo ocorreu em consequência da carência estrogênica. O estrogênio, o tamoxifeno e o raloxifeno reverteram os efeitos da ovariectomia sobre o peso, a área vascular e as expressões de VEGF e NOS III na tireoide. Ademais, os efeitos do tamoxifeno e do raloxifeno na tireoide foram semelhantes aos do estrogênio.

Palavras-chave: Estrogênios; Moduladores seletivos do receptor estrogênico; Tireoide; Imunohistoquímica; Rato

Key-words: Estrogen; Selective estrogen receptor modulators; Thyroid; Immunohistochemistry; Rat

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    25 Mar 2009
  • Data do Fascículo
    Jan 2009
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br