Acessibilidade / Reportar erro

Toxicidade ao tratamento quimioterápico em mulheres com câncer de mama

Toxicity to chemotherapy treatment in women with breast cancer

RESUMO DE TESE

Toxicidade ao tratamento quimioterápico em mulheres com câncer de mama

Toxicity to chemotherapy treatment in women with breast cancer

Autora: Thais de Oliveira Gozzo

Orientadora: Profa. Dra. Ana Maria de Almeida

Tese apresentada ao Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da Escola de Enfermagem e Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) para obtenção do título de Doutor em Enfermagem, em 18 de junho de 2008.

OBJETIVO: analisar a ocorrência de toxicidade hematológica induzida por drogas utilizadas no protocolo de quimioterapia neoadjuvante e adjuvante entre mulheres com câncer de mama.

MÉTODO: estudo retrospectivo, com revisão de 72 prontuários de mulheres submetidas ao tratamento quimioterápico neoadjuvante com epirrubicina e docetaxel e epirrubicina e ciclofosfamida no adjuvante. Os prontuários revisados foram de mulheres na faixa etária de 30 a 60 anos, que receberam o tratamento quimioterápico entre os anos de 2003 e 2006.

RESULTADOS: a média de idade das participantes foi de 47,8 anos. As participantes foram divididas em dois grupos, um com 31 mulheres que apresentaram neutropenia e o outro com 41 que não apresentaram. Observou-se que 43% das mulheres apresentaram neutropenia; analisadas entre os ciclos de quimioterapia, foram estatisticamente significantes para os ciclos dois e três da neoadjuvância com valor de p de 0,0016 e 0,0009, respectivamente; para os ciclos dois e três da adjuvância com valor de p de 0,0014 e 0,0030, respectivamente; para o final do tratamento neoadjuvante, anterior ao tratamento cirúrgico com valor de p=<0,0001 e, para o final do tratamento adjuvante, com valor de p=<0,0004. Quanto à ocorrência de anemia, esta não esteve relacionada à neutropenia, entretanto, observou-se uma queda nos valores de hemoglobina durante a neoadjuvância, com ligeira recuperação no período de adjuvância; não houve recuperação aos valores médios anteriores ao tratamento quimioterápico. A redução da dose foi utilizada para seis mulheres em decorrência da toxicidade hematológica.

CONCLUSÃO: por meio dos resultados deste estudo, demonstra-se a necessidade de elaboração e implementação de protocolos de cuidados de enfermagem para pacientes oncológicos com a finalidade de avaliação dos eventos adversos e manejo mais adequado dos mesmos.

Palavras-chave: Enfermagem Neoplasias mamárias; Quimioterapia; Efeitos adversos

Kewwords: Breast neoplasms; Chemotherapy; Adverse effects

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    29 Jul 2009
  • Data do Fascículo
    Maio 2009
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br