Acessibilidade / Reportar erro

Alterações morfológicas das fibras tipos I e II do músculo estriado uretral de ratas prenhes diabéticas

Morphological changes in fibers types I and II in urethral striated muscle of diabetic pregnant rats

RESUMO DE TESE

Alterações morfológicas das fibras tipos I e II do músculo estriado uretral de ratas prenhes diabéticas

Morphological changes in fibers types I and II in urethral striated muscle of diabetic pregnant rats

Autora: Gabriela Marini

Orientadora: Profa. Dra. Marilza Vieira Cunha Rudge

Co-orientadoras: Profa. Dra. Angélica Mércia Pascon Barbosa; Profa. Dra. Selma Maria Michelin Matheus

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia, da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP, para obtenção do título de Mestre, em 25 de fevereiro de 2010.

OBJETIVOS: avaliar as alterações morfológicas das fibras musculares estriadas tipos I e II da uretra de ratas prenhes diabéticas submetidas à cesárea.

MÉTODOS: Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Experimentação Animal (Prot. nº668). Foram avaliadas 20 ratas Wistar distribuídas em quatro grupos: virgem, prenhe, diabético virgem e prenhe diabético. Os três primeiros grupos foram estudados para servir como controle do grupo principal, o prenhe diabético. O diabete foi induzido com streptozotocin na dose de 40mg/kg de peso corpóreo. O critério de inclusão foi uma glicemia acima de 200mg/dL. No final do experimento, as ratas foram anestesiadas e eutanasiadas para realização da laparotomia exploratória. A vagina e a uretra foram retiradas em monobloco, congeladas em nitrogênio líquido e mantidas a -80ºC. O bloco foi submetido a cortes em criostato (6µm de espessura). As lâminas foram coradas por Hematoxilina-Eosina e para imunoistoquímica foram utilizados anticorpos anti-miosina de cadeia pesada lenta e rápida para tipagem das fibras. Foi realizada análise morfológica e semi-quantitativa dos quatro grupos.

RESULTADOS: O músculo estriado uretral do grupo prenhe diabético apresentou: adelgaçamento, atrofia, desorganização e rompimento associado à perda de localização anatômica normal das fibras rápidas e lentas e diminuição na proporção de fibras rápidas.

CONCLUSÕES: Este estudo sugere que o binômio diabete e prenhez danificou o músculo estriado uretral e alterou a composição e a distribuição das fibras tipo I e II.

Palavras-chave: Diabete; Fibra muscular estriada; Prenhez Uretra

Keywords: Diabetes; Pregnancy; Striated muscle fiber; Urethra

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    18 Maio 2010
  • Data do Fascículo
    Mar 2010
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br