Acessibilidade / Reportar erro

Efeito da terapia hormonal sobre a resposta imune no climatério

Effect of hormone therapy on the immune response in menopause

RESUMO DE TESE

Efeito da terapia hormonal sobre a resposta imune no climatério

Effect of hormone therapy on the immune response in menopause

Autor: Alexandre Maitelli

Orientador: Prof. Dr. Sebastião Freitas de Medeiros

Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Mato Grosso na Área de concentração Reprodução Humana e Climatério e Linha de Pesquisa em Endocrinologia Ginecológica e Climatério, em 16 de dezembro de 2009.

OBJETIVO: examinar o impacto da terapia estroprogestogênica sobre as respostas imunes celular e humoral em mulheres após a menopausa.

MÉTODOS: trata-se de estudo prospectivo, coorte, com intervenção, envolvendo 14 pacientes. O estudo foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Júlio Muller - UFMT. As pacientes assinaram o termo de consentimento informado para serem adicionadas ao estudo. A resposta imune celular foi avaliada através de teste de hipersensibilidade cutânea tardia empregando cinco alérgenos comuns antes e após três meses da terapia estroprogestogênica. Além disso, o número de cada tipo de leucócitos foi estimado antes e após a terapia hormonal. Os diferentes subtipos de linfócitos foram determinados por citometria de fluxo. A resposta imune humoral foi avaliada pela dosagem de imunoglobulinas e interleucinas 6 e 10. As imunoglobulinas G, A e M foram medidas por nefelometria e a IgG por eletroquimioluminescência. As concentrações séricas de IL-6 e IL-10 foram determinadas por quimioluminescência.

RESULTADOS: a terapia hormonal induziu maior resposta ao antígeno tuberculina, mas não modificou o número total de leucócitos, eosinófilos, neutrófilos, linfócitos, linfócitos CD4+ e CD8+ e linfócitos B. Monócitos e a razão CD4+/CD8+ sofreram leve modificação (p=0,057). A concentração de IgG reduziu-se significativamente. Os níveis de IL-6 permaneceram estáveis e a concentração de IL-10 aumentou significativamente após a terapia hormonal.

CONCLUSÃO: os resultados indicam uma melhora da resposta imune celular e humoral com a TH.

Palavras-chaves: Esteróides sexuais; Terapia hormonal; Menopausa; Citocinas; Resposta imune

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    18 Maio 2010
  • Data do Fascículo
    Mar 2010
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br