Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação fisioterápica na saúde de mulheres na pós-menopausa precoce e tardia

Physiotherapy assessment in the health of early and late postmenopause women

RESUMO DE TESE

Autora: Caroline Longoni Calió

Orientador: Prof. Dr. José

Maria Soares Junior

Co-orientador: Profª. Dra. Isabel Cristina Espósito Sorpreso

Prof.º Dr. Edmund Chada Baracat

ABSTRACT

OBJETIVO: avaliar efeito das orientações em saúde por equipe multidisciplinar na capacidade funcional, amplitude articular e dor em mulheres na pós-menopausa precoce e tardia.

MÉTODOS: participaram 69 mulheres inseridas no Programa Integral de Atenção à Mulher no Climatério (PIAC), desenvolvido no Setor de Transição para menopausa e pós-menopausa da Disciplina de Ginecologia Endócrina, Departamento de Ginecologia da Universidade Federal de São Paulo. Estudo coorte prospectivo de mulheres na pós-menopausa precoce (n=32) e pós-menopausa tardia (n=37). Aplicados o Índice Menopausal de "Kupperman-Blatt" (IMK), "Modificated Stanford Health Assesment Questionnaire" - MHAQ-Brasil, Escala Visual Analógica- EVA e mensuração da goniometria articular. Realizadas sete sessões de orientação em saúde com equipe multiprofissional (ginecologista, psicóloga, nutricionista e fisioterapeuta). Em cada sessão foram abordados temas sobre hipoestrogenismo, terapia hormonal e alternativas, psicológicos, sociais, orientação nutricional, incentivo à caminhada e exercícios de alongamento.

RESULTADOS: o grupo de pós-menopausa precoce obteve melhora dos parâmetros físicos IMC, CA e PAD, (p<0,001). Houve redução dos sintomas vasomotores e nervosismo no grupo de pós-menopausa tardia (p<0,001). Ambos os grupos mostraram melhora subjetiva da intensidade de dor (p<0,001) e melhora da capacidade funcional, grupo precoce (p=0,0027) e grupo tardia (p=0,0029). Quanto à flexibilidade, o grupo de pós-menopausa precoce teve melhor resultado na flexão de quadril (p<0,001), o grupo pós-menopausa tardia apresentou melhora na flexão e extensão de ombro (p<0,001).

CONCLUSÃO: houve benefício na capacidade funcional, dor e flexibilidade em ambos os grupos após orientações da equipe multidisciplinar. As ações em fisioterapia na pós-menopausa precoce e tardia apresentaram os mesmos resultados não havendo diferença na abordagem clínica destas pacientes.

Palavras-chave: Atenção Integral, Saúde da mulher, Fisioterapia, Pós-menopausa

Keywords: Full care, Women's health, Physiotherapy, Postmenopause

Tese apresentada à Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina Departamento de Ginecologia, em 2 de agosto de 2011

  • Avaliação fisioterápica na saúde de mulheres na pós-menopausa precoce e tardia

    Physiotherapy assessment in the health of early and late postmenopause women
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      06 Jan 2012
    • Data do Fascículo
      Out 2011
    Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
    E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br