SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue6Extrauterine leiomyomata presenting with sepsis requiring hemicolectomyRapid rescreening of 100% of negative cervical smears as a method of internal quality control: conventional method author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia

Print version ISSN 0100-7203

Rev. Bras. Ginecol. Obstet. vol.34 no.6 Rio de Janeiro June 2012

http://dx.doi.org/10.1590/S0100-72032012000600009 

RESUMO DE TESE

 

Fatores motivacionais da mulher portadora de leiomioma uterino para a realização da histerectomia

 

Motivational factors for women undergoing hysterectomy due to uterine leiomyoma

 

 

Aluno: Luiz Gustavo Oliveira Brito
Orientador: Prof. Dr. Francisco José Cândido dos Reis

 

 


RESUMO

OBJETIVO: conhecer os fatores motivacionais da mulher portadora de leiomioma uterino que influenciam na decisão por realizar a histerectomia.
MÉTODOS: estudo qualitativo com grupos focais. As entrevistas foram coordenadas por um moderador/entrevistador e audiogravadas por um relator/observador no Ambulatório de Uroginecologia, Cirurgia Ginecológica e Reconstrutiva Pélvica do HCFMRP-USP. A análise foi feita com um processador qualitativo (Atlas TI v 6.2). A técnica empregada foi a análise de conteúdo. O referencial teórico empregado foi a Teoria das Atividades.
RESULTADOS: a mulher com leiomioma uterino opta (ou não) por operar (histerectomia) não somente por influência do médico assistente, mas principalmente por fatores motivacionais. Estes foram considerados artefatos de mediação: o(des)conhecimento sobre a evolução da doença, a influência (positiva ou negativa) da família e/ou terceiros, as crenças pessoais e o quadro clínico. Porém, isso não foi encontrado nas mulheres que apresentavam crenças sobre uma alteração sexual e física após a cirurgia.
CONCLUSÃO: a mulher portadora de leiomioma uterino deve receber do profissional de saúde que a assiste informações para um conhecimento adequado sobre a evolução clínica do leiomioma e sobre todos os tipos de tratamento, seus benefícios e riscos, para que assim possa participar junto ao médico do processo de decisão.

Palavras-chave: Leiomioma uterino, Pesquisa qualitativa, Motivação, Conhecimento


Keywords: Uterine leiomyoma, Qualitative research, Motivation, Knowledge


 

 

Tese de Doutorado apresentada à Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo em 19 de dezembro de 2011.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License