SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue6Extrauterine leiomyomata presenting with sepsis requiring hemicolectomyRapid rescreening of 100% of negative cervical smears as a method of internal quality control: conventional method author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia

Print version ISSN 0100-7203

Rev. Bras. Ginecol. Obstet. vol.34 no.6 Rio de Janeiro June 2012

http://dx.doi.org/10.1590/S0100-72032012000600009 

RESUMO DE TESE

 

Fatores motivacionais da mulher portadora de leiomioma uterino para a realização da histerectomia

 

Motivational factors for women undergoing hysterectomy due to uterine leiomyoma

 

 

Aluno: Luiz Gustavo Oliveira Brito
Orientador: Prof. Dr. Francisco José Cândido dos Reis

 

 


RESUMO

OBJETIVO: conhecer os fatores motivacionais da mulher portadora de leiomioma uterino que influenciam na decisão por realizar a histerectomia.
MÉTODOS: estudo qualitativo com grupos focais. As entrevistas foram coordenadas por um moderador/entrevistador e audiogravadas por um relator/observador no Ambulatório de Uroginecologia, Cirurgia Ginecológica e Reconstrutiva Pélvica do HCFMRP-USP. A análise foi feita com um processador qualitativo (Atlas TI v 6.2). A técnica empregada foi a análise de conteúdo. O referencial teórico empregado foi a Teoria das Atividades.
RESULTADOS: a mulher com leiomioma uterino opta (ou não) por operar (histerectomia) não somente por influência do médico assistente, mas principalmente por fatores motivacionais. Estes foram considerados artefatos de mediação: o(des)conhecimento sobre a evolução da doença, a influência (positiva ou negativa) da família e/ou terceiros, as crenças pessoais e o quadro clínico. Porém, isso não foi encontrado nas mulheres que apresentavam crenças sobre uma alteração sexual e física após a cirurgia.
CONCLUSÃO: a mulher portadora de leiomioma uterino deve receber do profissional de saúde que a assiste informações para um conhecimento adequado sobre a evolução clínica do leiomioma e sobre todos os tipos de tratamento, seus benefícios e riscos, para que assim possa participar junto ao médico do processo de decisão.

Palavras-chave: Leiomioma uterino, Pesquisa qualitativa, Motivação, Conhecimento


Keywords: Uterine leiomyoma, Qualitative research, Motivation, Knowledge


 

 

Tese de Doutorado apresentada à Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo em 19 de dezembro de 2011.