Acessibilidade / Reportar erro

Revisão rápida de 100% dos testes de papanicolaou negativos como método de controle interno da qualidade: método convencional

Rapid rescreening of 100% of negative cervical smears as a method of internal quality control: conventional method

RESUMO DE TESE

Revisão rápida de 100% dos testes de papanicolaou negativos como método de controle interno da qualidade: método convencional

Rapid rescreening of 100% of negative cervical smears as a method of internal quality control: conventional method

Aluno: Silene Gomes Correa

Orientador: Prof. Dra. Maria da Gloria Mattosinho de Castro Ferraz

RESUMO

INTRODUÇÃO: O câncer do colo uterino é considerado atualmente o segundo câncer mais comum no mundo e a segunda causa de morte entre as mulheres no Brasil, sendo uma doença de evolução lenta, podendo chegar a 20 anos. Este período permite que ações preventivas sejam eficientes e alterem o quadro da doença, através da detecção precoce e tratamento das lesões cervicais precursoras. O teste de Papanicolaou vem sendo usado como método de rastreamento populacional para detecção precoce dessas lesões. Contudo, apresenta alta taxa de resultados falso-negativos, os quais são atribuídos principalmente a erros de coleta, escrutínio e interpretação dos resultados. Entre as formas mais comumente usadas como controle de qualidade está a revisão aleatória de 10% dos casos examinados na rotina. Esta revisão é recomendada pelo Ministério da Saúde no Brasil. Porém não tem demonstrado ser eficiente para reduzir os índices de falso-negativos, uma vez que 90% das amostras não passam pelo controle de qualidade. A revisão rápida de 100% das amostras a partir de parâmetros preestabelecidos tem sido descrito por vários autores como um método mais eficiente no controle de qualidade.

OBJETIVO: analisar a eficácia do método de revisão rápida de 100% dos testes de Papanicolaou convencionais negativos como método de controle interno da qualidade.

MÉTODO: foram avaliadas 2481 amostras citológicas convencionais consideradas negativas do ano de 2008 no Setor de Citopatologia do Departamento de Patologia da UNIFESP. Todos os casos foram revistos pelo método turret de revisão rápida. Os esfregaços identificados como suspeitos foram revistos minuciosamente por dois observadores, sendo que depois de estabelecidos os resultados de cada um, houve uma reunião de consenso para um resultado final.

RESULTADOS: dos 2481 casos revistos pela revisão rápida, 279 foram separados para revisão detalhada. Destes, 227 (81,4%) foram considerados negativos, 19 (6,8%) foram considerados ASC-US, 5 (1,8%) ASC-H, 26 (9,3%) LSIL e 2 (0,7%) Insatisfatórios.

CONCLUSÃO: estes resultados mostram que a revisão rápida de 100% dos testes de Papanicolaou negativos é um método eficaz como controle interno da qualidade.

Palavras-chave: Teste de Papanicolaou, Revisão rápida, Câncer do colo uterino, Controle de qualidade

Keywords: Vaginal smears, False negative reactions, Uterine cervical neoplasms, Quality control

Dissertação apresentada ao Curso de Pós-graduação em Patologia da Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina, para obtenção do Título de Mestre em Ciências, em 29 de agosto de 2011.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Jul 2012
  • Data do Fascículo
    Jun 2012
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br