SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Planta Daninha

Print version ISSN 0100-8358

Planta daninha vol.28 no.4 Viçosa Dec. 2010

 

A intoxicação causada pelo herbicida glyphosate pode afetar a produtividade do cafezal

 

 

O Brasil é o maior produtor mundial de café, com uma produção anual de aproximadamente 46 milhões de sacas. Entretanto, quando comparado a outros países, apresenta baixa produtividade. Em parte, isso decorre de lavouras antigas e depauperadas, deficiências nutricionais, baixa tecnologia de produção e interferência das plantas daninhas. O manejo químico das plantas daninhas destaca-se entre as principais atividades no processo produtivo, mas poucos são os herbicidas seletivos registrados para esta cultura. O herbicida mais usado, por ter amplo espectro de ação, é o glyphosate, que é não seletivo e depende de uma tecnologia de aplicação apropriada para não atingir os ramos e folhas da cultura, evitando intoxicação.

A tecnologia de aplicação, quando usada inadequadamente, leva à deriva do glyphosate e consequente intoxicação das folhas, cujos sintomas podem ser confundidos com deficiências nutricionais nas folhas cloróticas, pequenas e quebradiças.

Em artigo publicado em PLANTA DANINHA, V.28, N.4, 2010, pesquisadores avaliaram o efeito da deriva simulada do glyphosate sobre os teores de nutrientes em três cultivares de café e observaram reduções nas concentrações foliares de N, P, K, Cu, Zn e Mn nas folhas atingidas pelo herbicida, independentemente do cultivar. O cultivar Topázio apresentou as maiores reduções nos teores foliares de P, Fe e Mn.

Essa intoxicação com glyphosate pode afetar a produtividade, principalmente quando este é o único herbicida usado e se a tecnologia de aplicação não for a mais adequada.

 

 

Contato:
André Cabral França
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
e-mail: cabralfranca@yahoo.com.br

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License