Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

EDITORIAL

Marcos S. Buckeridge

Presidente da Sociedade Botânica de São Paulo

Prezados Colegas,

Durante a Assembléia Geral Ordinária de janeiro de 2003, nosso grupo foi reeleito para conduzir a Sociedade Botânica de São Paulo (SBSP) por mais dois anos. Ao terminarmos nossa gestão anterior, fizemos um balanço do desempenho da SBSP desde o início do perído em que estivemos à sua frente. Procuramos mostrar os efeitos que nossa página na Internet teve sobre a divulgação da própria SBSP e sobre o processamento dos trabalhos na Revista Brasileira de Botânica (RBB), o sucesso que foi o congresso de Rio Claro e, principalmente, o grande avanço em qualidade e penetração da RBB na comunidade científica paulista e nacional. Nosso levantamento mostrou que 18 dos 26 estados da União contribuíram com trabalhos científicos durante os anos de 2001 e 2002. Nossos dados também mostraram que os trabalhos publicados pela RBB refletem a distribuição das intensidades de esforço de pesquisa em Botânica em nosso país, o que é motivo de grande orgulho para nós, pois o que os dados sugerem é que a RBB reflete, cada vez mais, a realidade nacional da pesquisa vegetal.

Em 2002, quando a revista completou 25 anos de existência, nós comemoramos esse fato apresentando um novo formato gráfico que tem feito com que ela seja ainda mais notada. A RBB também sofreu uma alteração na forma de gerenciamento editorial, pois introduzimos alterações no estatuto de modo a permitir que o Editor-chefe pudesse ser um pesquisador diferente do presidente da SBSP. O resultado dessas alterações foi muito positivo, pois os dois excelentes editores chefes que se sucederam (Dra. Marcia Regina Braga e Dr. Jefferson Prado) mantiveram e até melhoraram, juntamente com seus assistentes científicos e técnicos, a qualidade editorial da revista. Assim, através da manutenção de cientistas experientes e entusiasmados com a lida de editoração científica, a diretoria da SBSP pode se dedicar mais intensamente a outras atividades correlacionadas à RBB, inclusive melhorando alguns serviços. Por exemplo, conseguimos introduzir e fazer funcionar um sistema "on line" de verificação do andamento de trabalhos que agora já faz parte da rotina do processo editorial da revista e auxilia autores e corpo editorial a se manterem informados sobre o andamento da editoração.

Como conseqüência do excelente trabalho dos editores chefes, editores técnicos e, também, de editores de área e revisores de manuscritos, vem aumentando significativamente o número de artigos submetidos à nossa revista. Para se ter uma idéia, o número de trabalhos encaminhados à RBB passou de 106 no ano 2000 para 141 no ano 2002. Apesar disso, o índice de rejeição tem se mantido constante desde 1998, em cerca de 40%. Como conseqüência do aumento no número de submissões, decidimos aumentar o número de trabalhos por fascículo de 12 para 15. Isto provoca aumento nos custos, mas o aumento de 3 trabalhos tem menor impacto financeiro sobre a SBSP do que teria o aumento de mais um fascículo por ano. Além disso, conforme regras internacionais, não poderíamos publicar um número ímpar de fascículos e, portanto, teríamos que esperar para dar um passo como esse e, ao fazê-lo, teríamos que produzir 6 fascículos por ano.

Para a próxima gestão, indiquei, com a anuência do corpo editorial vigente e também do Conselho de Administração, o nome do Dr. Fábio de Barros da Seção de Orquidário do Instituto de Botânica para editor-chefe.

O Dr. Fábio de Barros é Pesquisador Científico VI do Instituto de Botânica e vem se destacando principalmente por seu trabalho com taxonomia de Orchidaceae. Além de seu notável conhecimento científico, ele tem larga experiência em editoração, já tendo trabalhado, desde há alguns anos, na editoria da RBB, do Boletim do Instituto de Botânica, da Flora Fanerogâmica da Ilha do Cardoso e de dois livros. Por esse motivo, sua capacidade editorial é bastante completa, pois ele tem também uma visão clara e é muito ágil nos detalhes gráficos do processo de editoração.

A RBB trás, neste novo volume, uma alteração simples, mas importante. A partir do fascículo 26(1) os leitores notarão que, naqueles trabalhos publicados em português ou espanhol, serão apresentadas duas legendas para cada figura e tabela — uma na língua original do trabalho e outra em Inglês. Esta medida foi tomada visando permitir um acesso mais amplo de colegas estrangeiros que não dominem a nossa língua e, ao mesmo tempo, tornar os bons trabalhos em português, de autores que não dominam completamente a língua inglesa, mais facilmente compreensíveis no estrangeiro.

Como presidente da SBSP, aproveito esta oportunidade para agradecer ao grande grupo de colegas envolvidos com a publicação da RBB: membros do corpo editorial, editores técnicos, editor eletrônico, editores de área e revisores de trabalhos. Todos eles contribuíram de maneira decisiva para que a RBB aumentasse ainda mais sua qualidade durante os anos de 2001 e 2002. Agradeço em especial aos Drs. Marcia Regina Braga e Jefferson Prado, por terem assumido a responsabilidade sobre a RBB com grande entusiasmo, rigor e competência. E finalmente, devo agradecer também aos colegas da diretoria da SBSP, que trabalharam arduamente na regularização dos arquivos de assinantes e na manutenção e melhoria da distribuição da revista.

Posso afirmar que continuaremos trabalhando para manter e, se possível, aumentar ainda mais a qualidade da RBB e seu impacto na comunidade científica nacional e internacional.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    17 Nov 2003
  • Data do Fascículo
    Mar 2003
Sociedade Botânica de São Paulo Caixa Postal 57088, 04089-972 São Paulo SP - Brasil, Tel.: (55 11) 5584-6300 - ext. 225, Fax: (55 11) 577.3678 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: brazbot@gmail.com