SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue3Distribution and abundance of tree species of savanna woodland in Pantanal wetlands, Mato Grosso do Sul State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Botany

On-line version ISSN 1806-9959

Rev. bras. Bot. vol.29 no.3 São Paulo July/Sept. 2006

http://dx.doi.org/10.1590/S0100-84042006000300001 

EDITORIAL

 

 

O Corpo Editorial da Revista Brasileira de Botânica, em nome de todos os envolvidos em sua criação e nas diferentes atividades editoriais ao longo dos vinte e oito anos de sua existência a serviço da Botânica, agradece à Fundação Walter Radamés Accorsi e à Comissão Organizadora do XVI Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo, realizado em Piracicaba, pelas homenagens prestadas na cerimônia de encerramento do evento.

Nessa ocasião, a RBB recebeu o Prêmio Walter Radamés Accorsi, conferido através da entrega de medalha e certificado de Honra ao Mérito Científico do Clube dos Escritores de Piracicaba, destacando-se sua importância como veículo nacional de divulgação da pesquisa científica, cuja qualidade tem sido reconhecida em diferentes instâncias nacionais e internacionais.

Foram homenageados também, pela própria Comissão do evento, os Editores Chefes dos últimos dez anos de RBB, pelo grande impulso ocorrido nesse período, alcançando-se a publicação de quatro fascículos por ano, a classificação de Periódico Internacional -Qualis A, conferido pela CAPES/MEC, e importantes indexações que, além de permitirem uma maior divulgação e acesso aos artigos publicados, refletem o reconhecimento de sua qualidade na área. A referida homenagem foi selada com a entrega de uma placa e uma bela tela da artista plástica piracicabana Denise Storer.

Durante o Congresso foi realizada a reunião do Conselho Editorial da RBB, ocasião em que foram indicados pesquisadores nacionais e internacionais para sua nova composição. Após a confirmação do interesse de cada um em participar e consulta ao Corpo Editorial, em obediência ao Regulamento vigente, foram escolhidos para assumirem como conselheiros em 2006: Dra. Glória Montenegro (Chile), Dr. Guillean Tolmie Prance (Inglaterra), Dr. Ulrich Lüttge (Alemanha), Dra Beatriz Appezzato-da-Glória (Esalq/USP), Dra. Helenice Mercier (USP), Dr. José Rubens Pirani (USP) e Dra. Leonor da Costa Maia (UFPE). Em substituição a alguns dos membros que devem sair em 2007, foram escolhidos: Dr. Carlos Eduardo M. Bicudo (IBt), Dra. Lilian B.P. Zaidan (IBt) e Dra. Silvia R. Machado (UNESP). Aceitaram permanecer até 2007 os conselheiros: Dr. Enrique Forero (Colômbia), Dr. Ladislav Sodek (Unicamp), Dra.Marlies Sazima (Unicamp), Dra. Nanuza Luiza de Menezes (USP) e Dra. Rita de Cássia L.F.Ribeiro (IBt), totalizando oito membros nacionais e quatro internacionais. Nova indicação deverá ser feita em 2007, para a escolha de um novo membro internacional e outro nacional. Os Conselheiros lembraram de ressaltar, durante a reunião, a importância do cumprimento rigoroso da periodicidade da RBB, aspecto que envolve a responsabilidade de todos os envolvidos no processo de publicação, especialmente do Corpo Editorial. Como Editor Chefe comprometo-me, em nome do Corpo Editorial, a redobrar os esforços nesse sentido, solicitando que o mesmo seja feito por todos aqueles que voluntariamente contribuem com o processo, garantindo a manutenção e ampliação de indexadores internacionais.

Aproveito, assim, esse importante espaço, para dar as boas-vindas aos novos membros do Conselho Editorial, agradecendo a disposição em contribuir para que ela continue a crescer em qualidade, bem como estender essas importantes homenagens a todos os colegas que, direta ou indiretamente, trabalharam e trabalham para a consolidação da Revista Brasileira de Botânica como o mais respeitado periódico nacional em Botânica.

Parabéns a todos.

 

 

Solange C. Mazzoni-Viveiros
Vice-Presidente da Sociedade Botânica de São Paulo
Editor-Chefe da Revista Brasileira de Botânica