SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue4A new species of Utricularia (Lentibulariaceae) from central Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Botany

On-line version ISSN 1806-9959

Rev. bras. Bot. vol.31 no.4 São Paulo Oct./Dec. 2008

http://dx.doi.org/10.1590/S0100-84042008000400001 

EDITORIAL

 

 

Neste momento de encerramento de mais um volume da Revista Brasileira de Botânica, saliento o principal problema encontrado ao longo do ano. A média atual de tempo de avaliação dos manuscritos da RBB está em 15 meses. Como cientista, considero um tempo muito alto, mas como Editor Chefe, lembro a todos que as revistas científicas são uma construção coletiva que envolve autores e assessores, com intermédio do Corpo Editorial no processo. A SBSP pode acelerar o processo de editoração apenas em alguns pontos, mas a maior demora no processo de editoração atualmente é a avaliação dos assessores. É importante lembrar que tanto os autores quanto os assessores são cientistas e, se por um lado são pressionados a melhorar sua produção bibliográfica, por outro lado é preciso que haja comprometimento com as revistas em respeitar os prazos de assessoria como forma de respeitar o trabalho dos seus colegas. Sem o empenho de todos, é impossível sequer dar andamento à Revista Brasileira de Botânica e muito menos implementar, no futuro, as alterações necessárias à manutenção da credibilidade que a RBB adquiriu com o esforço de todos que precederam a presente equipe.

A SBSP realizará em janeiro a assembléia para eleição da nova Diretoria. As escolhas feitas pela assembléia devem apontar o que os sócios desejam para o futuro da Revista Brasileira de Botânica. Claro que todos os sócios querem o melhor para a revista, uma vez que ela é o principal patrimônio/atividade da sociedade, mas quais mudanças são essenciais para o crescimento da revista ainda são alvo de discussão. Gostaria aproveitar o espaço para deixar registrado o meu agradecimento a toda a equipe que me acompanhou nestes dois anos de Diretoria Executiva. Sem o apoio recebido no período não teria sido possível executar as atividades da Sociedade Botânica de São Paulo nem a publicação da Revista Brasileira de Botânica. Em especial, não posso deixar de registrar o trabalho dos Vice-Presidentes Solange Cristina Mazzoni-Viveiros, que se colocou na linha de frente da revista como Editora-Chefe na maioria dos fascículos publicados nos últimos dois anos da RBB e do Dr. Marcos Aidar, que auxiliou na organização do Congresso da SBSP este ano. Agradeço também à Dra. Margarida Fonseca e sua equipe, cujo esforço foi essencial à realização do Congresso na Universidade Guarulhos. A todos que ajudaram a conduzir a Sociedade Botânica de São Paulo, meus sinceros agradecimentos.

 

Marco Aurélio Silva Tiné
Editor-Chefe
Presidente da SBSP