Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

EDITORIAL

Conforme enfatizado no editorial do fascículo 1 deste volume, um dos objetivos para aumentar a visibilidade foi procurar acelerar a editoração dos ARTIGOS submetidos. Com o apoio e dedicação dos editores de área, assessores, editores gráficos e membros do corpo editorial, creio que a meta está sendo alcançada. No presente fascículo que conta com 16 ARTIGOS e 1 nota científica, já foram incluídos ARTIGOS submetidos em 2008 e poucos remanescentes de 2007. Ainda restam alguns ARTIGOS tardios, porém são aqueles cuja editoração exigiu muitas idas e vindas entre autores e assessores ou editores. Outros, pouquíssimos, foram extraviados seja no correio ou nas instituições, mas, resgatados, seguem agora a tramitação normal. Quanto à editoração online, já estamos em fase experimental de procedimentos e esperamos que em breve seja possível iniciar esse processo entre os editores e assessores que assim o desejarem. Outra providência foi ampliar o corpo de editores de área e substituir aqueles que terminaram seus mandatos ou que solicitaram a diminuição das suas atividades devido a excesso de trabalho ou outros motivos pessoais. Além disso, alguns editores de área foram instados a prosseguir por mais um mandato e, sempre que possível, aceitaram nosso convite. Agradeço a todos eles e aos que ainda cumprem seus mandatos, por essa valiosa colaboração. Seus nomes encontram-se na contra capa deste fascículo.

Durante esse pequeno período em que me encontro na função de Editora-Chefe, pude perceber alguns dos gargalos que limitam ou atrasam o trabalho editorial. Sem levantar críticas ou reclamações, considero que um dos motivos da demora é a forma como muitos manuscritos nos chegam às mãos. Normas claras e específicas não são atendidas e requerem trabalho e atenção redobrados (ou triplicados) dos assessores e editores de área e gráficos. A leitura e atendimento cabal às "Instruções aos autores" nas páginas finais de cada fascículo podem reduzir em muito nosso trabalho. A redação correta do abstract, legendas de figuras e títulos das tabelas em inglês ou do próprio artigo nesse idioma são obrigação dos autores e esses itens devem ser elaborados por pessoas com domínio do idioma. Recorrer ao dicionário do computador não é suficiente e até pode levar a erros grosseiros (ou risíveis) de informação.

Os editores da Revista estão totalmente empenhados em cumprir os prazos estabelecidos e estão conseguindo, na maioria das vezes. Esperamos que os autores também o façam. Dessa forma, os atrasos e conseqüentes queixas, algumas justificadas e outras não, poderão ser evitadas. Temos procurado responder a todas as mensagens que nos chegam e fornecer as informações e prestar os esclarecimentos solicitados. Sei que chegar ao ideal em matéria de prazos, qualidade de publicação e dos ARTIGOS publicados leva tempo. Esse é o objetivo que sempre tem norteado a todos os editores da Revista Brasileira de Botânica nos 32 anos de sua existência. Mas esse objetivo só será alcançado quando todos os atores envolvidos nessa tarefa estiverem fazendo o possível e o impossível para concretizá-lo.

Sonia M.C. Dietrich

Editor-Chefe da Revista Brasileira de Botânica

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    25 Ago 2009
  • Data do Fascículo
    Jun 2009
Sociedade Botânica de São Paulo Caixa Postal 57088, 04089-972 São Paulo SP - Brasil, Tel.: (55 11) 5584-6300 - ext. 225, Fax: (55 11) 577.3678 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: brazbot@gmail.com