SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue3Comparisons between a savanna on rocky soil tree-shrub community at Chapada dos Veadeiros, Goiás, and cerrado sensu stricto areas of the Cerrado biome author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Botany

Print version ISSN 0100-8404

Rev. bras. Bot. vol.34 no.3 São Paulo July/Sept. 2011

http://dx.doi.org/10.1590/S0100-84042011000300001 

Editorial

 

 

Sonia M.C. Dietrich

Editora-Chefe, Revista Brasileira de Botânica

 

 

Este fascículo da Revista Brasileira de Botânica é publicado sob a nova administração da Sociedade Botânica de São Paulo (SBSP), cujo Presidente e Vice-Presidente foram eleitos em 30 de junho deste ano.

A nova Presidente é Sonia Machado de Campos Dietrich e o Vice-Presidente é o Dr. Carlos Alberto Martinez y Huaman, Professor-Adjunto da Universidade de São Paulo, Campus Ribeirão Preto.

Como Presidente da SBSP, de acordo com o Estatuto, posso permanecer como Editora Chefe desta Revista, enquanto as lideranças da Sociedade e da própria Revista assim o desejarem. Como Vice-Presidente, o Dr. Carlos Martinez se empenhou, juntamente comigo, na escolha dos demais membros da Diretoria da SBSP e, com os atuais Editores Assistentes da Revista Brasileira de Botânica (RBB) para a escolha daqueles que se prontificaram a compor o novo Corpo Editorial juntando-se aos que permanecerão nessas funções. Isto está ocorrendo no momento e, no próximo fascículo, pretendemos ter o quadro completo de Editores.

Enquanto tudo isso ocorria, o fascículo 34(3) foi concluído com um total de 17 artigos científicos, sendo 04 sobre Algas, 01 sobre Liquenologia e 12 nas mais diversas áreas da pesquisa em plantas vasculares, incluindo Ecologia (3), Fisiologia e Bioquímica (3), Biologia Reprodutiva (1), Anatomia (2), Florística e Taxonomia (3). Destes, 06 estão redigidos em inglês. É um número reduzido em comparação com os fascículos anteriores e considerando que dois dos artigos são inteiramente de autores estrangeiros e outros 02 têm pelo menos um autor estrangeiro. Além disso, já foi aprovado em assembléia o relatório da Comissão para Assuntos Relativos à SBSP e à RBB, composta por Marcos P. M. Aidar (então vice-presidente da SBSP), Eduardo L. Borba, Fábio de Barros, Massanori Takaki, Solange C. Mazzoni-Viveiros, Sonia M. C. Dietrich, que propôs a escolha do inglês como língua única para os artigos. Salienta-se que, a grande maioria dos artigos foi submetida on-line, de acordo com o proposto pela Comissão e também aprovado na assembléia. Nesse sentido, temos apenas mais um fascículo até a entrada em vigor dessas novas políticas editoriais. Aos que não compareceram às duas partes da assembléia geral, segue abaixo relatório da Comissão.

E a todos solicitamos que colaborem com a SBSP e com o Corpo Editorial da Revista através de sugestões, críticas, estímulos e envolvimento pessoal principalmente sugerindo ações e enviando bons artigos para publicação, a fim de valorizar ainda mais a Revista e torná-la cada vez mais o veículo de divulgação de botânicos de São Paulo, do Brasil e do exterior.

São Paulo, 10 de setembro de 2011