SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número4Aquaporinas: de canais de água a transportadores multifuncionais em plantas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Brazilian Journal of Botany

versão impressa ISSN 0100-8404

Rev. bras. Bot. vol.34 no.4 São Paulo out./dez. 2011

http://dx.doi.org/10.1590/S0100-84042011000400001 

Editorial

 

 

Com o presente fascículo se conclui a publicação do volume 34 da Revista Brasileira de Botânica, ao mesmo tempo em que se inicia a implantação das novas medidas, aprovadas pela Assembleia Extraordinária da Sociedade Botânica de São Paulo, realizada em 30/6/2011. Algumas dessas medidas já podem ser observadas neste fascículo, como a introdução de novos nomes no corpo editorial, principalmente entre os assessores assistentes e a posse dos membros da diretoria (gestão 2011-2013). As novas normas para publicação neste periódico já estão acessíveis no Sistema SciELO e no final do presente fascículo.

Nas novas instruções do SciELO para a submissão de artigos já consta o nome deste periódico em inglês, Brazilian Journal of Botany, e a submissão de artigos unicamente neste idioma. Conforme anunciado no editorial do fascículo anterior, o uso exclusivo do inglês foi, também, aprovado pela assembleia e passará a vigorar a partir do próximo volume da Revista em 2012.

Neste ano houve uma sensível diminuição no número de artigos publicados, em relação ao volume anterior o que, ao meu ver, se deve a múltiplos fatores, dentre os quais saliento a submissão de muitos artigos fora das normas da Revista, que foram recusados de pronto ou necessitaram de extensas modificações, o que ocasionou grande demora na tramitação. Outro fator foi o grande número de artigos oriundos de dissertações ou teses, aparentemente redigidos pelos próprios graduandos, alguns dos quais sem experiência em redação científica e/ou desejosos de inserir no texto um excesso de informações. Outro fator continua sendo a qualificação desta Revista pela CAPES, que desmotiva os autores credenciados em Programas de Pós-Graduação.

Aproveito para ressaltar os esclarecimentos da CAPES sobre mudanças e reestruturações de Áreas dentro da Grande Área de Ciências Biológicas, notadamente no que se refere aos Programas em Botânica, conforme apresentados a seguir. Esta revista se propôs a reproduzi-los neste fascículo, buscando atingir toda a comunidade da Área de Botânica, dando ciência dos motivos que levaram a tais alterações e esperando que as mesmas só venham a favorecer o desenvolvimento científico desta área.

Apesar dos senões, os 13 artigos publicados neste fascículo foram submetidos a uma rigorosa seleção e editoração, que podem ser avaliados e apreciados. O número de artigos submetidos e aceitos em inglês reduziu para menos de 20%, apesar do constante incentivo deste Corpo Editorial para a redação nesse idioma. Dentre os artigos originais há dois que tratam de tema ligado a fungos, um a cianobactérias e nove que tratam de plantas vasculares (palinologia, fitogeografia, desenvolvimento, genética, biologia da reprodução, fisiologia, taxonomia). Além disso, está sendo publicado um artigo de revisão sobre Aquaporinas, tema de interesse, bastante pesquisado atualmente e sendo objeto de numerosas revisões no exterior, embora muito pouco explorado no Brasil. Espera-se que essa revisão estimule pesquisadores e estudantes brasileiros a se interessarem mais pelo tema e que em futuro próximo sejam submetidos e publicados artigos sobre Aquaporins na, então, Brazilian Journal of Botany. Pretende-se publicar outras revisões para as quais se solicitam sugestões dos leitores sobre assuntos atuais de interesse.

Espera-se, ainda, que a equipe editorial da Revista continue merecendo a confiança dos autores, bem como que a dedicação do corpo editorial se mantenha para produzir uma revista que reflita, efetivamente, a produção científica de qualidade dos pesquisadores do país e do exterior.

Feliz Ano Novo

São Paulo, 12 de dezembro de 2011

 

Sonia M.C. Dietrich
Editora-Chefe
Revista Brasileira de Botânica