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Avaliação da intenção de compra de couve minimamente processada

Consumer intention to purchase for minimally processed cabbage

Resumos

Vários fatores influenciam a percepção do produto pelo consumidor e, conseqüentemente, sua intenção de compra. Dentre tais fatores pode estar a expectativa criada pelas características da embalagem e do rótulo, pois representam o primeiro contato entre o indivíduo e o produto. O objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito das características da embalagem na intenção de compra de couve minimamente processada, considerando as diferenças individuais dos consumidores para processar as informações. Cinco características da embalagem de couve minimamente processada (informação, tipo de produção, cor, preço e visibilidade do produto) foram manipuladas e 12 embalagens criadas seguindo delineamento fatorial incompleto. A intenção de compra para o produto foi avaliada por 144 consumidores baseada apenas na observação das referidas embalagens. Os dados foram analisados utilizando Conjoint e Cluster Analyses. Os resultados apontaram para um segmento único de consumidores, composto por indivíduos com percepção do produto bastante similar quanto à intenção de compra. Dentre as características da embalagem, a informação foi a que obteve maior importância relativa (77%), enfatizando seu papel na intenção de compra para esse grupo de consumidores. Em seguida, o tipo de produção, cor e preço também contribuíram significativamente (p<0,0001) na intenção de compra de couve minimamente processada, havendo maior intenção de compra para a embalagem com a característica "sem produtos químicos" e preço baixo.

consumidor; intenção de compra; conjoint analysis; embalagem


Several factors affect the consumer product perception and, consequently, his/her intention to purchase. Among such factors is the expectation which can be created by the food label/packaging, which represents the first contact between the person and the product. This study aimed at investigating the effect of the manipulated package characteristics on the consumer intention to purchase for minimally processed cabbage, taking into account the consumer individual differences. Five minimally processed cabbage package characteristics (information, production type, colour, price and product visibility) were manipulated yielding 12 packages, according to a fractional factorial design. The intention to purchase for cabbage was evaluated by 144 consumers based only on the package observation. The data were analysed using Conjoint and Cluster Analyses. Only one segment of consumers was identified, where participants had very similar intention to purchase. Information had highest relative importance (77%) revealing its role for participants. The production type, colour and price also had a significant effect (p<0.0001) on the consumer intention to purchase for minimally processed cabbage. A higher intention to purchase was observed for the "with no chemical products" and "low price" package.

Consumer; intention to purchase; conjoint analysis; packaging


Avaliação da intenção de compra de couve minimamente processada

Consumer intention to purchase for minimally processed cabbage

Maria I. S. DantasI; Rosires DelizaII; Valéria P.R. MinimIII; Duncan HedderleyIV

IDepartamento de Nutrição e Saúde – Universidade Federal de Viçosa – CEP 36571-000 – Viçosa – MG – Brasil. E-mail: msdantas@mail.ufv.br IIEMBRAPA Agroindústria de Alimentos. Av. das Américas, 29501. CEP 23020-470 Rio de Janeiro –RJ, Brasil

IIIDepartamento de Tecnologia de Alimentos – Universidade Federal de Viçosa – CEP 36571.000 – Viçosa – MG – Brasil

IVCrop & Food Research, Palmerston North, New Zealand

RESUMO

Vários fatores influenciam a percepção do produto pelo consumidor e, conseqüentemente, sua intenção de compra. Dentre tais fatores pode estar a expectativa criada pelas características da embalagem e do rótulo, pois representam o primeiro contato entre o indivíduo e o produto. O objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito das características da embalagem na intenção de compra de couve minimamente processada, considerando as diferenças individuais dos consumidores para processar as informações. Cinco características da embalagem de couve minimamente processada (informação, tipo de produção, cor, preço e visibilidade do produto) foram manipuladas e 12 embalagens criadas seguindo delineamento fatorial incompleto. A intenção de compra para o produto foi avaliada por 144 consumidores baseada apenas na observação das referidas embalagens. Os dados foram analisados utilizando Conjoint e Cluster Analyses. Os resultados apontaram para um segmento único de consumidores, composto por indivíduos com percepção do produto bastante similar quanto à intenção de compra. Dentre as características da embalagem, a informação foi a que obteve maior importância relativa (77%), enfatizando seu papel na intenção de compra para esse grupo de consumidores. Em seguida, o tipo de produção, cor e preço também contribuíram significativamente (p<0,0001) na intenção de compra de couve minimamente processada, havendo maior intenção de compra para a embalagem com a característica "sem produtos químicos" e preço baixo.

Palavras-chave: consumidor, intenção de compra, conjoint analysis, embalagem.

SUMMARY

Several factors affect the consumer product perception and, consequently, his/her intention to purchase. Among such factors is the expectation which can be created by the food label/packaging, which represents the first contact between the person and the product. This study aimed at investigating the effect of the manipulated package characteristics on the consumer intention to purchase for minimally processed cabbage, taking into account the consumer individual differences. Five minimally processed cabbage package characteristics (information, production type, colour, price and product visibility) were manipulated yielding 12 packages, according to a fractional factorial design. The intention to purchase for cabbage was evaluated by 144 consumers based only on the package observation. The data were analysed using Conjoint and Cluster Analyses. Only one segment of consumers was identified, where participants had very similar intention to purchase. Information had highest relative importance (77%) revealing its role for participants. The production type, colour and price also had a significant effect (p<0.0001) on the consumer intention to purchase for minimally processed cabbage. A higher intention to purchase was observed for the "with no chemical products" and "low price" package.

Keywords: Consumer, intention to purchase, conjoint analysis, packaging.

1 - INTRODUÇÃO

As alterações nos hábitos alimentares e preferência do consumidor, assim como no estilo de vida e a valorização econômica do trabalho da mulher, são fenômenos sociais que produziram forte impacto no agronegócio [31]. Frutas e vegetais frescos cresceram em popularidade em detrimento dos produtos industrializados e, ao mesmo tempo, houve uma crescente procura por produtos de alta qualidade e de fácil preparo [16, 21, 27]. Como resultado, a demanda por frutas e hortaliças minimamente processadas tem evoluído rapidamente [25]. Dentre as hortaliças, a couve é altamente consumida pela população brasileira, viabilizando o seu uso como minimamente processada [5].

A seleção e o consumo de alimentos são fenômenos complexos influenciados por vários fatores. Geralmente, as propriedades sensoriais têm sido consideradas como determinantes na seleção de um produto pelo consumidor. Entretanto, é evidente que outros aspectos também desempenham importante função neste processo [12]. Muitos estudos enfocando diferentes características do rótulo têm sido realizados, incluindo legislação [1, 20], marca comercial e sua importância no consumo do alimento [14], informações nutricionais e atitude do consumidor frente a determinados produtos [7]. Semelhantemente, outros estudos foram conduzidos para determinar as características dos consumidores que lêem os rótulos e saber que tipo de informação eles procuram nos mesmos [22].

O efeito da informação veiculada nas embalagens de produtos alimentícios tem sido amplamente estudado [3, 4, 6, 10, 11, 29], mostrando seu papel na expectativa do indivíduo, assim como na avaliação hedônica do produto. Para produtos alimentícios o consumidor pode usar a aparência, um fator intrínseco, como um parâmetro de qualidade [13]. Dentro deste contexto, a embalagem/rótulo (fator extrínseco) exerce papel fundamental na intenção de compra do consumidor, pois funciona como um meio para chamar a atenção e fornecer informação, afetando, assim, a percepção da qualidade [10, 28].

Segundo CARDELLO et al. [2], mesmo que os fatores primários que controlam a compra e o consumo dos alimentos sejam importantes, como a sua disponibilidade, custo, característica sensorial e valor nutricional, fatores adicionais têm importante papel na aceitação de um produto. Nesses fatores adicionais podem estar incluídas as novas formas de processamento ou obtenção de alimentos, e neste caso, muitos consumidores evitam o seu uso simplesmente pela falta de familiaridade ou informação a respeito.

A popularização dos produtos minimamente processados tem como desafio, dentre outros, a necessidade de orientar o consumidor para o aproveitamento desta opção. Daí a importância da realização de pesquisas de mercado no momento anterior ao desenvolvimento de produtos, ou até mesmo do melhoramento daqueles produtos já existentes, podendo, desse modo, identificar segmentos de mercado e possibilitar, com isso, que a indústria otimize suas estratégias de marketing. O objetivo desse trabalho foi investigar o efeito das características da embalagem na intenção de compra de couve minimamente processada, considerando as diferenças individuais dos consumidores para processar as informações.

2 - MATERIAL E MÉTODOS

2.1 - Consumidores

Foram recrutados aleatoriamente, através de um questionário apropriado, 144 consumidores residentes na cidade de Viçosa - MG. O critério para o recrutamento foi de que todos os participantes freqüentassem supermercado e tivessem o hábito de consumir couve pelo menos uma vez por semana.

2.2 - Manipulação das embalagens

Em estudo preliminar qualitativo, por meio do Focus Group, foram geradas as características relevantes para os produtos minimamente processados, as quais serviram como referência para as imagens criadas para este estudo. Tais características foram: cor, preço, visibilidade do produto, informação e tipo de produção, apresentadas na Tabela 1 com respectiva descrição e níveis. DANTAS et al. [9] apresentam detalhes sobre o referido estudo.

As imagens utilizadas nas embalagens foram obtidas de produtos comerciais ou criadas especialmente para o estudo, fotografadas com filme colorido para slides e transferidas, com auxílio de um scanner para programa de edição de imagens fotográficas, o Adobe PhotoshopTM.

As demais características como tamanho, forma e marca foram mantidas para todas as embalagens. Uma vez definidas as características e os níveis de manipulação, estes foram combinados para obter os produtos hipotéticos empregados no estudo. Assim, através de delineamento experimental utilizando o pacote estatístico SAS (SAS Institute Inc., North Carolina), 12 embalagens foram obtidas, as quais são apresentadas na Tabela 2.

2.3 - Exposição das imagens e avaliação da intenção de compra

As embalagens criadas para este estudo foram transformadas em slides e as imagens projetadas para os participantes em tela branca, em sala sem iluminação, sendo a ordem de apresentação balanceada e única para cada sessão [18]. O primeiro slide apresentado foi igual para todas as sessões, com o objetivo de retirar o efeito da primeira amostra [10]. Este slide foi a imagem de uma embalagem de couve minimamente processada, de cor branca, sem nenhuma indicação em relação ao preço, informações nutricionais, processamento e tipo de produção.

No início de cada sessão, os consumidores foram orientados a respeito do procedimento do teste e encorajados a se comportarem como se estivessem em um supermercado prestes a comprar couve minimamente processada. Cerca de seis consumidores previamente recrutados participaram de cada sessão e observaram a primeira imagem por 15 segundos. A seguir, essa imagem foi substituída por um slide em branco pelo mesmo intervalo de tempo. Durante este período os consumidores avaliaram o produto que acabaram de observar quanto à intenção de compra, utilizando escala linear não estruturada de nove pontos, variando de "definitivamente não compraria" até "definitivamente compraria". Tal procedimento foi repetido até que todos os slides fossem apresentados aos participantes.

2.4 - Questionários

Após a avaliação dos 12 slides, os consumidores responderam a um questionário com questões referentes aos dados demográficos e outro relacionado à preocupação com a saúde, para avaliar o quanto as pessoas estão preparadas e dispostas a fazer algo pela sua saúde. Os 11 itens do questionário HCS (Health Consciousness Scale), validado por DANTAS, MINIM e DELIZA [8], foram avaliados em escala de nove centímetros variando de "concordo totalmente" a "discordo totalmente".

2.5 - Análise estatística

As notas dadas pelos participantes para a intenção de compra de couve minimamente processada foram padronizadas de acordo com a Equação (1), devido às diferenças apresentadas pelos consumidores em relação ao uso da escala (diferença esperada uma vez que se tratava de indivíduos não treinados).

Os dados obtidos após a referida padronização foram analisados através da Análise de Conjunto, Análise de Cluster, Análise de Componentes Principais e Análise de Variância, utilizando o pacote estatístico SAS (SAS Institute Inc., North Carolina).

3 – RESULTADOS E DISCUSSÃO

As características demográficas dos 144 consumidores que participaram deste estudo estão apresentadas na Tabela 3. A faixa etária predominante foi de 30 a 49 anos (70%), sendo 69% do sexo feminino. Em relação ao grau de instrução, 72% tinham curso superior completo ou pós-graduação e somente 10% declararam ter renda familiar acima de 20 salários mínimos. Pode-se observar nesse grupo de indivíduos que 55% tinham o hábito de comer couve pelo menos 1 vez por semana. A porcentagem das pessoas que declararam ter o costume de ler os rótulos das embalagens sempre ou freqüentemente (77%) foi maior do que as que liam às vezes (21%). Dentre os aspectos observados, 95% tinham o hábito de observar a data de validade, 89% o preço, 69% a marca e 67% as informações nutricionais.

O grau de instrução parece ter sido um fator decisivo na freqüência de leitura dos rótulos das embalagens. Resultados semelhantes foram relatados por CARNEIRO et al. [4] estudando o efeito do rótulo na intenção de compra de óleo de soja e também por NAGAYA, LIPINSKI e SAVUR [23].

A análise de conjunto revelou que dos 144 consumidores que participaram do estudo, 44 indivíduos (30%) apresentaram modelo significativo (p<0,10), ou seja, mostraram consistência na avaliação de intenção de compra de couve minimamente processada, 31 consumidores (22%) apresentaram pelo menos um efeito significativo (para os quais o modelo global não alcançou o nível de 10% de significância) e 69 (48%) não se ajustaram ao modelo estatístico, sendo eliminados das análises subseqüentes.

A análise de cluster realizada com os dados padronizados dos 75 consumidores que apresentaram modelos significativos ou pelo menos um efeito significativo (p<0,10) revelou que o grupo foi composto por indivíduos com percepção do produto bastante similar em relação à intenção de compra, formando, portanto, um segmento único de consumidores. Esse grupo foi constituído por indivíduos com curso superior completo ou pós-graduação (81%) sendo, na sua maioria, mulheres (67%), na faixa etária entre 30 – 39 anos (35%) e renda familiar de 5 –10 salários mínimos (43%).

Para esse grupo de consumidores, a informação, tipo de produção, cor e preço afetaram significativamente (p<0,0001) a intenção de compra para couve minimamente processada, sendo que a possibilidade de visualizar melhor o produto dentro da embalagem não afetou significativamente a intenção de compra. A presença de informação na embalagem, especificação sobre o tipo de produção (sem produtos químicos e/ou orgânico), cor verde e preço baixo contribuíram positivamente na intenção de compra desse grupo de consumidores (Tabela 4).

Entre as características da embalagem, a informação foi a que obteve maior importância relativa (77%), enfatizando o seu papel na intenção de compra. Em pesquisa realizada por COSTA [6], com óleo de girassol, a informação sobre a tecnologia utilizada na obtenção do produto apresentou positiva contribuição na intenção de compra dos consumidores do Rio de Janeiro. Outros estudos, entretanto, mostraram que o rótulo com mais informação nem sempre foi preferido pelo consumidor [17, 19].

A interação tipo de produção*preço foi significativa (p=0,05) e este resultado sugere que independentemente do preço, a presença da característica "sem produtos químicos" foi benéfica para a intenção de compra, sendo que a embalagem sem nenhuma informação sobre o tipo de produção alcançou baixa intenção de compra entre os participantes (Figura 1). Esse fato mostra que o consumidor está preocupado com a origem do produto que compra.


Tal preocupação do consumidor com a procedência dos alimentos é relatada em outras pesquisas. Estudo realizado por STRINGER &THOMSON [30] revelou que 84,2% dos consumidores de frutas e verduras declararam que o tipo de produção afetou a intenção de compra e desses, 31,6% citaram a qualidade como o principal motivo em se conhecer a origem do produto, 10,5% ser o sabor e um pequeno número apontaram a preocupação com pesticidas.

Houve maior intenção de compra para a embalagem com a característica "sem produtos químicos" e preço baixo. A embalagem com a indicação "produto orgânico" obteve maior intenção de compra quando apresentou preço baixo e baixa intenção de compra para o preço alto, indicando que o consumidor não está disposto a pagar mais pelo produto orgânico. Resultados semelhantes foram obtidos por KLEIJN et al. [15], WANDEL & BUGGE [32] e STRINGER & THOMSON [30].

Comparando a intenção de compra para as características "sem produtos químicos" e "produto orgânico", observa-se que a primeira alcançou maior intenção de compra. O fato dos consumidores, neste estudo, mostrarem maior intenção de compra para a couve sem produtos químicos revela a preocupação com a presença de resíduos químicos nos alimentos e, ao mesmo tempo, indica que os consumidores, apesar do alto nível de instrução, não estão compreendendo adequadamente a expressão "orgânico", uma vez que as normas de produção de alimentos orgânicos não permitem o uso de aditivos artificiais ou químicos em nenhuma etapa de sua produção e processamento [24].

Os resultados obtidos por meio da aplicação do questionário Consciência em Relação à Saúde (HSC) foram avaliados pela Análise de Componentes Principais (ACP) e estão apresentados na Figura 2. Na representação gráfica por ACP, cada eixo explica a porcentagem da variação total entre os consumidores. O primeiro componente principal (PC) explicou 46% e o segundo 13%, totalizando, portanto, 59% da variância, considerando os 75 consumidores que se adequaram ao modelo.



A separação espacial dos 75 consumidores (Figura 2A) sugere dois grupos, sendo o primeiro composto por 37 consumidores situados à esquerda do primeiro componente principal e o segundo com 38 consumidores situados à direita.

Na Figura 2B estão apresentadas as correlações entre as questões do questionário e os dois primeiros componentes principais. As questões são representadas como vetores. Cada abscissa e ordenada de um vetor são, respectivamente, a correlação linear entre a questão e o primeiro e segundo componentes principais.

As questões 2, 5, 7, 8 e 11 estão correlacionadas (p<0,05) apenas com o primeiro componente principal e, portanto, discriminam os consumidores em relação a este componente (Tabela 6). Na Figura 2A, os consumidores que se localizaram mais à direita do primeiro componente principal atribuíram maiores notas para as questões 2 (Eu me considero muito consciente em relação à saúde), 5 (Acho importante saber como comer de forma saudável) e 11 (Eu me concentro em minha saúde com freqüência) e os da esquerda maiores notas para as questões 7 (Tenho a impressão de que as outras pessoas dão mais atenção à saúde delas) e 8 (Não me pergunto freqüentemente se algo é bom para mim ou não).

A primeira questão (Tenho a impressão de que me sacrifico muito pela minha saúde) foi correlacionada apenas com o segundo componente principal e as questões 3 (Estou preparado(a) para viver muito - Comer o mais saudável possível), 4 (Acho que eu levo muito em consideração a saúde em minha vida), 6 (Minha saúde é tão importante para mim, que estou preparado(a) para sacrificar muitas coisas por ela), 9 (Na verdade, não penso com freqüência se tudo o que faço é saudável) e 10 (Não quero me perguntar a todo o momento se as coisas que como são boas para mim ou não) com os dois primeiros componentes.

A questão 5 apresentou a maior média, indicando que o grupo de 75 consumidores considera positivamente a relação entre alimentação e saúde. A menor média foi atribuída à questão 8. Essa questão se refere ao aspecto negativo em relação à preocupação com a saúde; assim, menor média para esse item sugere maior preocupação com a saúde (Tabela 7).

Vários autores [15, 26] observaram em seus trabalhos que a mulher é mais preocupada com questões ambientais e de saúde do que o homem, possuindo maior tendência para escolher alimentos que considera mais saudáveis. SCHIFFERSTEIN & OUDE OPHUIS [26] concluíram que a saúde foi o motivo principal para os consumidores ocasionais de produtos orgânicos, sendo que KLEIJN et al. [15] encontraram como principal razão para aquisição dos referidos produtos a preocupação com o meio ambiente. Os resultados obtidos no presente estudo concordaram com ambos estudos apresentados acima, considerando o fato de o grupo único ser, em sua maioria, composto de mulheres e ter atribuído a segunda mais alta importância relativa (13,7%) ao tipo de produção da couve minimamente processada.

4 – CONCLUSÕES

Os resultados obtidos a partir desse estudo mostraram que o consumidor considerou as características das embalagens quando avaliou a intenção de compra do produto e também observou a data de validade, preço, marca, informações nutricionais e sobre ingredientes.

No caso da couve minimamente processada o preço alcançou importância relativa abaixo do que se esperava. Isto pode ser atribuído ao fato de o produto (couve minima-mente processada) ser desconhecido dos consumidores que participaram do estudo, além da situação irreal de compra. Portanto, esse resultado deve ser visto com cautela.

Os consumidores responderam através da intenção de compra que estão dispostos a pagar mais pela couve minimamente processada sem produtos químicos e não pagariam mais pela couve orgânica. Apesar do grau de instrução do grupo ser alto (81% com nível superior), esse fato revela que o termo orgânico não está sendo bem compreendido pelos consumidores, mas ao mesmo tempo mostra a crescente demanda por produtos saudáveis, isentos de agrotóxicos ou produtos químicos. Tal resultado demonstra claramente a necessidade de informar e orientar o consumidor sobre o significado de produto orgânico, ressaltando suas vantagens e características.

5 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Recebido para publicação em 11/01/2005. Aceito para publicação em 29/09/2005 (001462).

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    14 Fev 2006
  • Data do Fascículo
    Dez 2005

Histórico

  • Recebido
    11 Jan 2005
  • Aceito
    29 Set 2005
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