SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue2Chemical evaluation of cocoa substitutes and study of formulated chocolate drink powder author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Food Science and Technology (Campinas)

On-line version ISSN 1678-457X

Ciênc. Tecnol. Aliment. vol.29 no.2 Campinas Apr./June 2009

http://dx.doi.org/10.1590/S0101-20612009000200001 

Editorial

 

 

Com o crescimento da produção de periódicos científicos verifica-se a importância das publicações manterem as características que contribuam para os altos níveis de utilização. Além da estrutura, a qualidade de editoração e dos artigos publicados é de grande importância. Ao gerenciar uma revista devemos aplicar critérios utilizados por indexadores que apontam as características para avaliação de um periódico como: percentual de artigos originais e qualidade dos artigos para a sua área; apresentação gráfica; obediência às normas adotadas pela revista; qualidade do corpo editorial e a integridade do processo de avaliação; manutenção da periodicidade; relacionamento eficiente entre editores e leitores.

A construção de uma revista de qualidade depende muito do trabalho de revisão. Todos os artigos são inicialmente examinados pela editoria a fim de se verificar a inserção deles em sua política editorial e, ainda, se apresentam um nível mínimo de qualidade esperado. Como resultado desta avaliação inicial, um artigo pode ser recusado sumariamente pelos editores ou enviado para os referees. Os artigos que passam nessa primeira triagem são enviados para dois referees anônimos que não receberão qualquer informação sobre os autores. Todos os pareceres são lidos pelo editor que produz uma opinião final sobre o artigo e sobre as alterações necessárias, conforme o caso.

Nesta linha, temos procurado inserir no corpo editorial da revista pesquisadores nacionais e internacionais com excelente qualificação e que auxiliem na constante melhoria da Revista, sendo que as modificações vão sendo feitas conforme a necessidade.

A Capes popularizou a avaliação de periódicos como um referencial que se consolidou como um mecanismo de excelência, pois a maioria dos autores procura revistas com a qualificação do Qualis Capes, e ao se criar os periódicos devem atender aos critérios pelos quais a Capes avalia cada área. Os critérios de qualidade constituem-se de um conjunto de aspectos formais que devem ser integralmente cumpridos pelos periódicos que se qualificam como científicos.

Os objetivos principais vêm sendo cumpridos através da colaboração cada vez mais efetiva dos ótimos profissionais que temos atuando na área de alimentos no País, sendo sua contribuição para o aprimoramento da Ciência e Tecnologia de Alimentos de extrema importância.

 

Suzana Caetano da Silva Lannes
Editora Chefe