Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

Editorial

Prezados Colegas,

Neste final de gestão cremos ser de interesse um relato do andamento da Revista aos seus usuários, representados em uma boa parte por sócios da SBCTA que, com sua contribuição anual, visam a projeção da Sociedade na Área de Alimentos, bem como um periódico forte para publicação dos seus artigos.

Temos descrito nos editoriais a evolução pela qual a Revista vem passando, com um trabalho iniciado em 2005, para que os leitores possam ir acompanhando e tendo uma percepção maior de seu funcionamento.

Diferente de uma publicação da Elsevier, por exemplo, nossa Revista está fortemente vinculada a uma Sociedade Científica que tem o comprometimento perante seus sócios de sua elaboração.

A elevação da Ciência e Tecnologia de Alimentos ao patamar das publicações internacionais, com fator de impacto, aumentou nossa responsabilidade. Os esforços que vêm sendo empenhados ao longo dos últimos seis anos, então, não podem se perder, pois são muitos anos para construir, porém pequenos atos podem destruir todo um trabalho.

O dinamismo de uma publicação depende do desprendimento de muito esforço e trabalho, com uma rotina estabelecida. À Diretoria de Publicações da SBCTA cabe todo o controle da Ciência e Tecnologia de Alimentos, como sendo a publicação representativa da Sociedade. Neste controle, além de todas as tarefas para andamento e funcionamento da revista, fica também o encargo de conseguir verba junto às Agências de Fomento. Os valores pagos para que a publicação continuasse ativa nestes últimos seis anos foram provenientes, em sua maior parte, dessas Agências (FAPESP, CNPq, CAPES), sendo que foi pertinente à SBCTA apenas um pequeno montante, quando necessário. Isto liberou à Sociedade verba para outros destinos. Foram oito solicitações aprovadas no decorrer desse período, lembrando que os valores conseguidos foram o máximo que as Agências de Fomento puderam liberar e que isto custeou mais de 80% dos gastos totais. Achamos por bem, ainda, solicitar recurso adicional para edição do suplemento de 2010, para incrementar a publicação de artigos.

Contudo, falta uma definição precisa da SBCTA sobre a prioridade da Revista em seu contexto, com a finalidade de direcionar verba para um aumento de edições anuais e/ou ainda para o preparo adiantado dos artigos, a fim de serem enviados ao sistema AOP (ahead of print) da SciELO, para uma disponibilização eletrônica dos artigos já com o DOI, conforme já estabelecemos com a SciELO. Infelizmente, não conseguimos fazer este adiantamento de disponibilização dos artigos já aprovados, devido a uma carência de recursos. Também a revista impressa acabou sendo extinta na edição 30(3), por não contarmos mais com o apoio da FAPESP para essa finalidade. Terminamos este ano com 160 artigos aprovados que precisam entrar em produção para encaminhamento ao sistema on line da SciELO, sendo isto dependente de investimentos da Sociedade.

No momento, os itens da revista nos quais estávamos trabalhando são: o volume grande de artigos aprovados aguardando publicações; a demora de retorno dos artigos enviados a alguns referees; o estímulo ao incremento da citação dos artigos para que o fator de impacto aumente; o aperfeiçoamento dos trabalhos que iniciamos com a editora prestadora de serviços desde o final de 2006, que nos auxilia na editoração dos artigos junto ao programa de submissão, que foram fortemente abalados durante esta gestão; e a conclusão da implantação de editoria adjunta por área, para melhoria na avaliação por assunto. Colocamos que toda a mudança na implantação de inovações na Revista demandou muito tempo, ajustes, trabalho, dedicação e, ainda, negociações para redução de custos a fim de que pudéssemos arcar com as despesas, sendo que isto não pode ser abalado, pois a Revista é um patrimônio da Comunidade Científica e não apenas da SBCTA. A Diretoria de Publicações não atua apenas para a SBCTA, mas para todos os pesquisadores, nacionais e internacionais, que se interessam em divulgar seus trabalhos em uma publicação brasileira que promete crescer mais ainda. O Brasil necessita que sua publicação, única indexada no Web of Science na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, tenha prestígio e competência técnico-científica.

Agradecemos a colaboração de todos que vêm participando desse processo ao longo de sua criação, autores e revisores, ao nosso assistente Marcos, aos colaboradores da empresa que nos presta serviços de editoração e com o programa de submissão, a membros do corpo editorial, à secretária Carmen, e a todos aqueles que acreditam na Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Suzana Caetano da Silva Lannes

Editora-Chefe

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Jan 2011
  • Data do Fascículo
    Dez 2010
Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos Av. Brasil, 2880, Caixa Postal 271, 13001-970 Campinas SP - Brazil, Tel.: +55 19 3241.5793, Tel./Fax.: +55 19 3241.0527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revista@sbcta.org.br