SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 suppl.1Sensorial evaluation of mapará muscle with and without osmotic treatmentDeveloping a functional ready to bake dough for pies using the Quality Function Deployment (QFD) method author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Food Science and Technology

Print version ISSN 0101-2061

Ciênc. Tecnol. Aliment. vol.30  supl.1 Campinas May 2010  Epub Dec 11, 2009

http://dx.doi.org/10.1590/S0101-20612009005000002 

ARTIGO ORIGINAL

 

Presença de resíduos de antibióticos em leite bovino pasteurizado

 

Presence of antimicrobial residues in commercialized pasteurized bovine milk

 

 

Christina Maria Queiroz de Jesus Morais*; Thiago dos Santos Durães; Armi Wanderley da Nóbrega; Silvana do Couto Jacob

Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde - FIOCRUZ, Av. Brasil, 4365, Manguinhos, CEP 21045-900, Rio de Janeiro - RJ, Brasil, E-mail: christina.morais@incqs.fiocruz.br

 

 


RESUMO

O objetivo deste trabalho foi avaliar a presença de resíduos de antibióticos no leite bovino pasteurizado comercializado na cidade do Rio de Janeiro e propor um programa de monitoramento à Vigilância Sanitária Municipal com base nesses dados. Durante o período de abril a agosto de 2006 foram analisadas 57 amostras de leite através de ensaios imunoenzimáticos para análise qualitativa dos betalactâmicos, tetraciclinas e estreptomicina/diidroestreptomicina na forma de kits. Os resultados evidenciaram que os antimicrobianos continuam sendo utilizados no tratamento do gado leiteiro.

Palavras-chave: drogas veterinárias; monitoramento; métodos de triagem.


ABSTRACT

The aim of this work was to evaluate the antimicrobial residues present in pasteurized milk commercialized in the city of Rio de Janeiro Brazil and to suggest a monitoring program based on these data. During the period from April to August 2006, 57 milk samples were analyzed through and enzyme immunoassays for the qualitative analysis of beta-lactams, tetracyclines, and streptomycin/dihydrostreptomycin test Kits. The results showed that the studied antibiotics are have been used for the treatment of the dairy cattle.

Keywords: veterinary drugs; monitoring; screening methods.


 

 

1 Introdução

A presença de resíduos de antibióticos no leite interfere na fabricação de alguns produtos lácteos, podendo ocasionar no homem reações alérgicas, além de resistência à antibioticoterapia (FONSECA; SANTOS, 2000). Várias drogas são empregadas no gado leiteiro com o objetivo profilático, na tentativa de evitar a mastite, tais como antimicrobianos, antiparasitários e antiinflamatórios não esteroidais. Quando o período de carência, a dosagem e a via de administração destes antibióticos são desrespeitados, ocorre a presença de resíduos de antibióticos indesejáveis nos alimentos de origem animal, acarretando risco à saúde humana (PONTES NETTO et al., 2005).

A avaliação da exposição da população a resíduos de antibióticos é de vital importância para nortear as ações de controle sanitário visando à proteção do consumidor. Neste trabalho avaliou-se a qualidade de 57 amostras de leite pasteurizado dos tipos B e C obtidas no comércio varejista da cidade do Rio de Janeiro.

Kits para ensaios imunoenzimáticos foram utilizados para a análise qualitativa dos betalactâmicos, tetraciclinas e estreptomicina/diidroestreptomicina nas amostras de leite bovino. Esses kits, também conhecidos como testes de triagem, possuem métodos rápidos e práticos e são largamente utilizados como instrumento para prevenção de riscos para a saúde pública, devido à sua sensibilidade, especificidade, rapidez e baixo custo (TRULLOLS; RUISÀNCHEZ; RIUS, 2004).

Um programa de monitoramento baseia-se na integração dos métodos de triagem e confirmação, já que nenhum teste isolado atende a todos os requisitos analíticos requeridos (HILL; REYNOLDS, 1999; VACÁRCEL, 1999). Esses métodos devem ser usados na definição de uma estratégia de monitoramento, na qual a análise cromatográfica seja realizada apenas em amostras positivas e, consequentemente, reduzindo substancialmente o custo do monitoramento por análise cromatográfica. Para uma melhor qualidade do leite destinado à população, deve-se escolher um plano eficiente de amostragem e kits sensíveis aos contaminantes de interesse, com limites de detecção abaixo dos limites máximos de resíduos permitidos pela legislação brasileira vigente (ANVISA, 2003), elaborar métodos de análise integrando triagem e confirmação e ter conhecimento da interpretação dos resultados para que medidas legais possam ser tomadas pelos órgãos competentes com vistas à segurança alimentar.

 

2 Material e métodos

Durante o período de abril a agosto de 2006, foram coletadas, através da Vigilância Sanitária Municipal do Rio de Janeiro, 57 amostras de leite pasteurizado (16 amostras de leite tipo B e 41 de leite tipo C), das quais, 49 amostras eram provenientes do Estado do Rio de Janeiro, 7 do Estado de Minas Gerais e uma amostra do Estado do Espírito Santo. Essas amostras depois de coletadas foram acondicionadas em caixa de isopor com gelo e encaminhadas ao Laboratório de Alimentos e Contaminantes do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) da FIOCRUZ, sendo analisadas, em até 24 horas, devido ao prazo de validade de apenas 5 dias, conforme declarado nos rótulos dos fabricantes.

Diferentes kits foram utilizados para detectar as substâncias estudadas. Para a detecção de resíduos de betalactâmicos e tetraciclinas, foram usados os kits SNAP BL® (Manual SNAP® Beta-Lactam test kit) e SNAP TET® (Manual SNAP® Tetracycline test kit) da IDEXX (Maine, E.U.A) que são ensaios enzima-receptor formato Enzyme Linked ImmunoSorbent Assay (ELISA) em presença de reativo de cor. Para a detecção de resíduos de estreptomicina/diidroestreptomicina, foi usado o kit RIDASCREEN® Streptomycin (Darmstadt, Alemanha) (Manual RIDASCREEN® Streptomycin) que é um imunoensaio tipo ELISA.

Os procedimentos de análise utilizados para a detecção dos betalactâmicos, tetraciclinas e estreptomicinas estão descritos nos Procedimentos Operacionais Padrão do INCQS (DETECÇÃO de Resíduos de Antibióticos..., 2006; DETECÇÃO de Resíduos de Tetraciclinas..., 2006 e DETECÇÃO de Estreptomicina..., 2006).

 

3 Resultados e discussão

Das 57 amostras analisadas de leite pasteurizado dos tipos B e C, 25 indicaram presença de tetraciclinas (44%), 2 de betalactâmicos (3,5%), 4 de estreptomicina/diidroestreptomicina (7%) e 6 de tetraciclinas e betalactâmicos (10,5%). Os resultados encontrados por tipo de produto (leites tipo B e tipo C) estão descritos na Tabela 1. Essa alta incidência de tetraciclinas é ocasionada pela sensibilidade do kit SNAP TET que apresentou um limite de detecção de 20 ng.mL-1, bem abaixo de 100 ng.mL-1, limite máximo de resíduo para as tetraciclinas (oxitetraciclina, tetraciclina e clortetraciclina) (BRASIL, 1999).

Com relação à procedência do leite pasteurizado analisado, a presença dos 3 grupos de drogas veterinárias avaliados foi detectada em 5 amostras provenientes do Estado de Minas Gerais (71%) e em 32 amostras provenientes do Rio de Janeiro (65%). Na única amostra procedente do Estado do Espírito Santo nenhuma das substâncias estudadas foi detectada, evidenciando que ações fiscais devem ser implementadas pelos Estados, principalmente em Minas Gerais e Rio de Janeiro, devido à alta incidência das drogas analisadas no leite produzido nesses Estados.

Com os resultados deste estudo constatou-se que dentre as classes analisadas, o grupo das tetraciclinas foi o mais prevalente no tratamento das patologias do gado leiteiro, corroborando estudos realizados anteriormente no período de 2002 a 2003 (ANVISA, 2003), no qual 192 amostras de leite UHT e em pó de 13 marcas diferentes foram analisadas e, em 10 amostras (5,21%), foi detectada a presença das tetraciclinas; em 7 amostras (3,64%), a presença dos betalactâmicos; e em uma amostra (0,52%) a presença de ambos os grupos (Tabela 2). Segundo levantamento dos principais fármacos utilizados no Paraná em 2003 (PONTES NETTO et al., 2005), verificou-se que os antimicrobianos e os antiparasitários eram os mais utilizados na terapêutica do gado leiteiro, sendo que a distribuição foi diferente. Os betalactâmicos foram os mais citados, seguidos dos aminoglicosídeos (estreptomicina e diidroestreptomicina). As tetraciclinas foram o terceiro grupo em citações (Tabela 2). Verificou-se também que a incidência de amostras positivas para os antimicrobianos foi maior no leite pasteurizado que nas outras formas de apresentação, UHT e em pó, provavelmente devido ao processo de produção do leite pasteurizado ser mais branda. A distribuição das amostras com presença das drogas veterinárias conforme as diferentes marcas e tipos de leite encontra-se na Figura 1. A marca 4, proveniente do Rio de Janeiro, apresentou a maior incidência do grupo das tetraciclinas, representando 87% das 15 amostras analisadas, bem como a presença de betalactâmicos (27%).

 

 

4 Conclusões

Os resultados deste estudo demonstram a necessidade da implementação de um programa de monitoramento, pelo menos no âmbito estadual, de controle de resíduos de medicamentos veterinários em alimentos de origem animal nas diferentes formas de apresentação do leite bovino (pasteurizado, UHT e em pó) e que se pesquisem outras substâncias, como as antiparasitárias e cloranfenicol, drogas proibidas segundo a legislação brasileira e cuja presença foi detectada em estudos preliminares do Programa Nacional de Controle de Resíduos de Medicamentos Veterinários em Alimentos Expostos ao Consumo - PAMVet (ANVISA, 2003). Esta é uma ação que poderá contribuir para que produtos com mais qualidade e que ofereçam menos risco à saúde sejam ofertados à população.

 

Agradecimentos

Aos técnicos e fiscais da Vigilância Sanitária Municipal do Rio de Janeiro envolvidos no trabalho.

 

Referências bibliográficas

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA - ANVISA. Resolução RDC nº 253, de 16 de setembro de 2003: cria programa de análise de resíduos de medicamentos veterinários em alimentos de origem animal - PAMVet. Brasília, DF, 2003. Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/alimentos/pamvet/index>. Acesso em: 06 nov. 2007.         [ Links ]

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa nº 42, de 20 de dezembro de 1999: altera o Plano Nacional de Controle de Resíduos em Produtos de Origem Animal - PNCR e os Programas de Controle de Resíduos em Carne - PCRC, Mel - PCRM, Leite - PCRL e Pescado - PCRP. Brasília, DF, 1999. Disponível em : <http://extranet.agricultura.gov.br/sislegis-consulta/consultarLegislacao.do>. Acesso em: 05 nov. 2007.         [ Links ]

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ - FIOCRUZ. Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde - INCQS. Detecção de Estreptomicina/Dihidroestreptomicina em leite através do kit RIDASCREEN STREPTOMYCIN. In: ______. Manual da qualidade. Rio de Janeiro: INCQS/FIOCRUZ, 2006a. 5 p. Seção 10, n.65.3120.110.         [ Links ]

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ - FIOCRUZ. Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde - INCQS. Detecção de resíduos de antibióticos betalactâmicos em leite através do kit de testes SNAP Beta-Lactam. In: ______. Manual da qualidade. Rio de Janeiro: INCQS/FIOCRUZ, 2006b. 4 p. Seção 10, n. 65.3120.108.         [ Links ]

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ - FIOCRUZ. Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde - INCQS. Detecção de resíduos de tetraciclinas em leite através do kit de testes SNAP Tetracyclin. In: ______. Manual da qualidade. Rio de Janeiro: INCQS/FIOCRUZ, 2006c. 4p. Seção 10, n. 65.3120.109.         [ Links ]

FONSECA, L. F. L.; SANTOS, M. V. Qualidade do leite e controle de mastite. São Paulo: Lemos Editorial, 2000.         [ Links ]

HILL, A. R.; REYNOLDS, S. L. Guidelines for in-house validation of analytical methods for pesticide residues in food and animal feeds. Analyst, v. 124, n. 6, p. 953-958, 1999.         [ Links ]

R-BIOPHARM. Manual de instruções do kit RIDASCREEN®: Streptomycin. Germany, 2008.         [ Links ]

IDEXX LABORATORIES. Manual de instruções do kit SNAP®: Beta-Lactam test kit. United States, 2006.         [ Links ]

IDEXX LABORATORIES. Manual de instruções do kit SNAP®: Tetracycline test kit. United States, 2007.         [ Links ]

PONTES NETTO, D. et al. Levantamento dos principais fármacos utilizados no rebanho leiteiro do Estado do Paraná. Acta Scientiarum Animal Sciences, v. 27, n. 1, p. 145-151, 2005.         [ Links ]

TRULLOLS, E.; RUISÁNCHEZ, I.; RIUS, F. X. Validation of qualitative analytical methods. Trends in Analytical Chemistry, v. 23, n. 2, p. 137-145, 2004.         [ Links ]

VACÁRCEL, M.; CÁRDENAS, S.; GALLEGO, M. Sample screening systems in analytical chemistry. Trends in Analytical Chemistry, v. 18, n. 11, p. 685-694, 1999.         [ Links ]

 

 

Recebido para publicação em 14/1/2008
Aceito para publicação em 7/7/2009 (003115)

 

 

* A quem a correspondência deve ser enviada

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License