SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue4Potencial risks of nanoparticles author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Food Science and Technology

Print version ISSN 0101-2061

Ciênc. Tecnol. Aliment. vol.31 no.4 Campinas Oct.//Dec. 2011

http://dx.doi.org/10.1590/S0101-20612011000400001 

Editorial

 

 

Prezados leitores,

Durante seus 30 anos de publicação a Revista Ciência e Tecnologia de Alimentos, conduzida por diferentes editores e políticas editoriais, evoluiu em consonância com as exigências da comunidade científica, fazendo, atualmente, parte do cenário internacional de publicações nas diversas Áreas da Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Desde janeiro de 2011, trabalhamos com uma equipe de seis editores, visando manter e aprimorar a qualidade da Revista. A falta de recursos financeiros foi equacionada com a cobrança para a submissão de manuscritos e com a aprovação de dois projetos para editoração e publicação da Revista (CNPq - Processo 400193/2011-6 e FAPESP - Processo 2011/50829-6). Além disso, outro projeto encontra-se em fase de avaliação, tendo sido submetido em atendimento ao Edital MCTI/CNPQ/MEC/CAPES Nº 15/2011.

Durante 2011, a Revista enfrentou um período de transição da língua portuguesa para a inglesa e os dois primeiros volumes foram publicados com alguns artigos redigidos em inglês e outros em português. No entanto, esta fase também foi superada e, desde setembro, todos os artigos foram publicados em inglês, com resumos em inglês e português. Além disso, dos 140 manuscritos em diferentes fases de processamento, quando assumimos a editoria , aproximadamente 60% já foram processados, chegando-se à decisão final de aceitação ou não para publicação.

Nos últimos três anos, o tempo médio entre a submissão e a aceitação dos artigos foi de 10,1 meses, enquanto que o tempo entre a aceitação e publicação foi de 14,04 meses. Isso significa, em média, 24,1 meses para a publicação do artigo. Este é um período muito grande, o que pode tornar a Revista CTA pouco competitiva e atrativa para veiculação de pesquisas originais de alta qualidade. Desta forma, neste momento, estamos focados em reduzir o período entre a submissão e a publicação do artigo.

O estabelecimento de um filtro na entrada, através da pré-avaliação dos artigos antes do seu encaminhamento aos revisores, foi a principal medida neste sentido. Desde a reabertura do site em 6/5/2011, foram submetidos 165 manuscritos para avaliação, dos quais, 56 (35,0%) foram devolvidos aos autores por estarem fora das normas da revista; 67 (40,6%) foram rejeitados após pré-avaliação dos editores, por não atenderem ao padrão científico desejado; 41 (24,8%) estão em fase de avaliação; e 1 (0,6%) foi aceito para publicação.

Com estas novas diretrizes e com a missão editorial de oferecer aos cientistas a oportunidade de compartilhar os avanços do conhecimento através de uma respeitada política de revisão por pares anônimos num menor período, a Revista CTA convida a comunidade científica à submissão de artigos das diversas áreas da Ciência e Tecnologia de Alimentos.

 

Mirna L. Gigante
Editora Chefe

Virgínia M. Matta
Editora Adjunta

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License