SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue4Potencial risks of nanoparticles author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Food Science and Technology (Campinas)

Print version ISSN 0101-2061

Ciênc. Tecnol. Aliment. vol.31 no.4 Campinas Oct.//Dec. 2011

http://dx.doi.org/10.1590/S0101-20612011000400001 

Editorial

 

 

Prezados leitores,

Durante seus 30 anos de publicação a Revista Ciência e Tecnologia de Alimentos, conduzida por diferentes editores e políticas editoriais, evoluiu em consonância com as exigências da comunidade científica, fazendo, atualmente, parte do cenário internacional de publicações nas diversas Áreas da Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Desde janeiro de 2011, trabalhamos com uma equipe de seis editores, visando manter e aprimorar a qualidade da Revista. A falta de recursos financeiros foi equacionada com a cobrança para a submissão de manuscritos e com a aprovação de dois projetos para editoração e publicação da Revista (CNPq - Processo 400193/2011-6 e FAPESP - Processo 2011/50829-6). Além disso, outro projeto encontra-se em fase de avaliação, tendo sido submetido em atendimento ao Edital MCTI/CNPQ/MEC/CAPES Nº 15/2011.

Durante 2011, a Revista enfrentou um período de transição da língua portuguesa para a inglesa e os dois primeiros volumes foram publicados com alguns artigos redigidos em inglês e outros em português. No entanto, esta fase também foi superada e, desde setembro, todos os artigos foram publicados em inglês, com resumos em inglês e português. Além disso, dos 140 manuscritos em diferentes fases de processamento, quando assumimos a editoria , aproximadamente 60% já foram processados, chegando-se à decisão final de aceitação ou não para publicação.

Nos últimos três anos, o tempo médio entre a submissão e a aceitação dos artigos foi de 10,1 meses, enquanto que o tempo entre a aceitação e publicação foi de 14,04 meses. Isso significa, em média, 24,1 meses para a publicação do artigo. Este é um período muito grande, o que pode tornar a Revista CTA pouco competitiva e atrativa para veiculação de pesquisas originais de alta qualidade. Desta forma, neste momento, estamos focados em reduzir o período entre a submissão e a publicação do artigo.

O estabelecimento de um filtro na entrada, através da pré-avaliação dos artigos antes do seu encaminhamento aos revisores, foi a principal medida neste sentido. Desde a reabertura do site em 6/5/2011, foram submetidos 165 manuscritos para avaliação, dos quais, 56 (35,0%) foram devolvidos aos autores por estarem fora das normas da revista; 67 (40,6%) foram rejeitados após pré-avaliação dos editores, por não atenderem ao padrão científico desejado; 41 (24,8%) estão em fase de avaliação; e 1 (0,6%) foi aceito para publicação.

Com estas novas diretrizes e com a missão editorial de oferecer aos cientistas a oportunidade de compartilhar os avanços do conhecimento através de uma respeitada política de revisão por pares anônimos num menor período, a Revista CTA convida a comunidade científica à submissão de artigos das diversas áreas da Ciência e Tecnologia de Alimentos.

 

Mirna L. Gigante
Editora Chefe

Virgínia M. Matta
Editora Adjunta