SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número4Physiological maturity of eggplant seeds índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Revista Brasileira de Sementes

versión impresa ISSN 0101-3122

Rev. bras. sementes vol.34 no.4 Londrina  2012

http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31222012000400001 

Editorial

 

 

A Revista Brasileira de Sementes (RBS) foi criada pela Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes - ABRATES, tendo sido publicado o primeiro volume em 1979. Desde então, a revista publica artigos técnico-científicos que descrevem pesquisas originais sobre tecnologia de sementes e áreas correlatas, contribuindo para o desenvolvimento do agronegócio.

A pesquisa em Ciência e Tecnologia de Sementes no Brasil tem conquistado reconhecimento e respeito internacional. Nas três últimas edições dos Congressos de Sementes promovidos pela ISTA (International Seed Testing Association), a contribuição científica de trabalhos realizados no Brasil se posicionou em Iº lugar quanto ao número de trabalhos apresentados. Esses fatos comprovam a concreta contribuição e o destaque do Setor Sementeiro Brasileiro na geração de Ciência e Tecnologia de Sementes em nível internacional.

Assim sendo, tem crescido substancialmente a demanda pela divulgação internacional dos conhecimentos sobre todos os aspectos da produção, tecnologia e qualidade de sementes, que têm sido gerados pela pesquisa brasileira.

Em consonância com essas perspectivas, o periódico oficial da ABRATES circulará a partir de 2013 com o nome Journal of Seed Science, com todos os artigos publicados em inglês, seguindo uma deliberação da Diretoria da ABRATES e da atual Editoria da RBS. Essa decisão é o resultado de discussões informais e reuniões formais realizadas com o objetivo de estabelecer meios adequados para aumentar a qualidade e a visibilidade da revista na comunidade internacional, e, em consequência, permitir o aumento de seu fator de impacto.

A RBS já possuía um nome em inglês: Brazilian Seed Journal. Entretanto, nesse nome está implícito um caráter nacional à revista, dando a impressão de que a nossa revista, agora internacional, valorizaria apenas o escopo de artigos de pesquisa realizados no Brasil, o que não está de acordo com as novas metas em relação à nossa revista.

Desde já, agradecemos e contamos com a plena cooperação de todos, tanto para a efetivação desta mudança como para o futuro.

 

Londrina, 10 de novembro de 2012.

Denise Cunha F. S. Dias e Gilda Pizzolante de Pádua
Editoras da RBS

José de Barros França Neto
Presidente da ABRATES

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons