Resumos
Trata-se de uma síntese das principais idéias de René Passeron a propósito da fundamentação de uma análise lingüístico-semiótica das obras pictóricas. Em que medida um quadro pode ser considerado um texto? Quais seriam os elementos básicos de uma pintura? Podemos falar em articulações de unidades no campo visual definido por uma obra dessa natureza? E quais os repertórios e as regras combinatórias? O artigo propõe a discussão destes problemas a partir das rigorosas e oportunas colocações do importante teórico, crítico e historiador da arte, infelizmente quase desconhecido entre nós.
Semiologia; estética; ciências humanas; filosofia da arte; pintura; cor; linhas; valores; significação; linguagem; código
The present article is concerned with René Passeron's thoughts about the fundamentals of a linguistic-semiotic analysis of pictorial works. To what extent can a painting be considered a text? Which would be the basic elements in a painting? Can we speak about articulations of unities in the visual field defined by an are work of this nature? And which would be its repertories and com bination rules? This paper proposes a discussion of problems such as these departing from the rigorous and opportune considera tions made by the important theoretician, critic and art historian unfortuna tely almost unknown among us.
Semiology; aesthetics; human sciences; philosophy of art; painting; color; lines; values; meaning; language; code
ARTIGOS ORIGINAIS
Semiologia e pintura segundo René Passeron
Semiology and painting according to René Passeron
Wilcon Pereira
Professor Assistente-Doutor do Departamento de Filosofia - Faculdade de Educação, Filosofia, Ciências Sociais e da Documentação - UNESP - 17500 - Marilia - SP - Brasil
RESUMO
Trata-se de uma síntese das principais idéias de René Passeron a propósito da fundamentação de uma análise lingüístico-semiótica das obras pictóricas. Em que medida um quadro pode ser considerado um texto? Quais seriam os elementos básicos de uma pintura? Podemos falar em articulações de unidades no campo visual definido por uma obra dessa natureza? E quais os repertórios e as regras combinatórias? O artigo propõe a discussão destes problemas a partir das rigorosas e oportunas colocações do importante teórico, crítico e historiador da arte, infelizmente quase desconhecido entre nós.
Unitermos: Semiologia, estética, ciências humanas, filosofia da arte, pintura, cor, linhas, valores, significação, linguagem, código.
ABSTRACT
The present article is concerned with René Passeron's thoughts about the fundamentals of a linguistic-semiotic analysis of pictorial works. To what extent can a painting be considered a text? Which would be the basic elements in a painting? Can we speak about articulations of unities in the visual field defined by an are work of this nature? And which would be its repertories and com bination rules? This paper proposes a discussion of problems such as these departing from the rigorous and opportune considera tions made by the important theoretician, critic and art historian unfortuna tely almost unknown among us.
Key-words: Semiology; aesthetics; human sciences; philosophy of art; painting; color; lines; values; meaning; language; code.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
13. Idem -p. 171
15. Idem p. 9.
Um excelente resumo do estado atual da questão na publicação coletiva supracitada, juntando artigos sobre arte e sociologia, etnologia, psicanálise, marxismo, semiología, etc.
18. Cf. para um melhor conhecimento desta problematica: DUFRENNE, Mikel. - Esthétique et philosophie, op.cit. Oferece uma razoável visão de conjunto destas objecões, principalmente no artigo "L'art est-il langage?", p. 73-112.
- 1. BARTHES, Roland - Présentations. Comunicatións (4):1, 1964.
- 2. DUFRENNE, Mikel - Esthétique et philosophie Paris, Klincksieck, 1967, p. 75.
- 3. JAKOBSON, Roman - Dois aspectos da linguagem e dois tipos de afasia. In: ______ Lingüística e comunicação Trad. José Paulo Paes e Isidoro Blikstein. São Paulo, Cultrix, 1969. p. 34-62.
- 4. MARIN, Louis - Éléments pour une sémiologie picturale. In: TEYSSÈDRE, Bernard et alii. - Les sciences humaines et l'oeuvre d'art Bruxellas, La Conaissance, 1969, p. 111.
- 5. MORRIS, Charles - Signes, language and behavior New York, Prentice Hall, 1946.
- 6. MOUNIN, Georges - Peinture et language. In: ______ Introduction à la sémiologie Paris, Minuit, 1970. p. 272-276.
- 7. PASSERON, René - Histoire dela peinture surréaliste Paris, Le Livre de Poche, 1968.
- 8. ______ Clefs pour la peinture Paris, Seghers, 1969.
- 9. ______ Magritte Paris, Filippachi - Odège. 1970.
- 10. ______ L'oeuvre picturale et les fonctions de l'apparence 2. ed. Paris, J. Vrin, 1974.
- 11. PLEBE, Armando - Processo all'estetica Firenze, La Nuova Italia, 1969.
- 12. SAUSSURE, Ferdinand de - Cours de Linguistique générale Ed. crítica por Tullio de Mauro. Paris, Payot, 1972. p. 33.
- 14. TEYSSÈDRE, Bernard - La réflexion sur l'art. In: TEYSSÈDRE, Bernard et alii. - Les sciences humaines et l'oeuvre d'art Bruxellas, La Connaissance 1969. p.8.
- 16. VERÓN, Elíseo - Introducción: hacia una ciencia de la comunicación social. In: VERÓN, Elíseo et alii. Lenguage y comunicación social Buenos Aires, Nueva Visión, 1969, p. 17.
- 17. ZEMS, Abraham - Les optiques cohérentes. Revue d'Esthétique, 20(1):40-1,1967.
- LANGER, Suzanne - The philosophy in a new key Cambridge, University Press, 1941.
- DELLA VOLPE, Galvano - Crítica del gusto Milano, Feltrinelli, 1960.
- LYOTARD, Jean-François - Discours, figure Paris, Klinsckseick, 1971.
- GOODMAN, Nelson - Language of art an approach to a theory of symbols New York, The Bobbs-Merril Co.. 1968.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
06 Dez 2011 -
Data do Fascículo
Jan 1981