Acessibilidade / Reportar erro

Aprender versus ensinar: Charles Sanders Peirce e a universidade americana do final do século XIX

Learning versus teaching: Charles Sanders Peirce and the american university at the end of the XIX century

Resumos

A produção científica e filosófica de Charles Sanders PEIRCE (1839-1914), exigindo como critério para o trabalho intelectual e para a conduta da vida do pensador o absoluto rigor na construção dos conceitos e a estrita verificação experimental, teve por conseqüência desvincular o trabalho científico e filosófico de qualquer função apologética. A afirmação de que todo conhecimento do mundo da experiência e mesmo daquele elaborado pela matemática é intrinsecamente provável e falível se opôs a todo e qualquer dogmatismo e mesmo ao "a priori" de tradição Kantiana. O interesse pela teoria evolucionista e a coerência inabalável da filosofia e das atitudes de PEIRCE, como professor e pesquisador, encontraram profunda resistência no meio universitário e editorial de seu tempo. Num momento de grave crise na Universidade norte-americana, decorrente das transformações econômicas e políticas ocorridas com a guerra da Secessão (1861-1865), o posicionamento de PEIRCE contribuiu muito provavelmente para sua demissão como professor das Universidades de Harvard e de John Hopkins; para dificultar a publicação de seus escritos e para seu total isolamento nos últimos anos de vida.

Charles Sanders PEIRCE; Universidade de Harvard; Universidade de John Hopkins; Morrill Act; Thomas Huxey; pragmatismo; falibilismo; evolucionismo; filosofia; ensino universitário


For Charles Sanders Peirce (1838-1914), the criterion for the intellectual work and for the conduct of the life of a thinker was absolute rigor in the construction of concepts and strict experimental verification - this outlook caused a complete separation of scientific and philosophical work from any apologetic function. The view that all knowledge of the world of experience and even the knowledge elaborated by Mathematics is intrinsically probable and fallible opposed every and any dogmatism and even the "a priori" of the Kantian tradition. The interest for the evolutionary theory and the unshakable coherence of Pierce's philosophy and attitudes as a professor and a researcher arose strong resistance in the university and editorial world of his time. At a time of serious crises in the North-American university which came as a consequence of the political and economic developments after the Civil War (1861-1965), Peirce's firm position certainly brought about his dismissal from Harvard and John Hopkins Universities, as it also made it difficult for him to publish and it also contributed to his total isolation in the last years of his life.

Charles Sanders PEIRCE; Harvard University; John Hopkins University; Morrill Act; Thomas Huxey; pragmatism; fallibility; evolucionism; philosophy; university teaching


ARTIGOS ORIGINAIS

Aprender versus ensinar: Charles Sanders Peirce e a universidade americana do final do século XIX* * Este texto foi originalmente levado a público no simpósio sobre O Progresso da Ciência e Educação: Incursões na questão da Universidade, da Filosofia e do Poder, durante a 32.ª Reunião Anual da SBPC, Rio de Janeiro no dia 8 de julho de 1980.

Learning versus teaching: Charles Sanders Peirce and the american university at the end of the XIX century

Lauro Frederico Barbosa da Silveira

Departamento de Filosofia - Faculdade de Educação, Ciências Sociais e da Documentação - UNESP - 17.500 - Marília - SP

RESUMO

A produção científica e filosófica de Charles Sanders PEIRCE (1839-1914), exigindo como critério para o trabalho intelectual e para a conduta da vida do pensador o absoluto rigor na construção dos conceitos e a estrita verificação experimental, teve por conseqüência desvincular o trabalho científico e filosófico de qualquer função apologética. A afirmação de que todo conhecimento do mundo da experiência e mesmo daquele elaborado pela matemática é intrinsecamente provável e falível se opôs a todo e qualquer dogmatismo e mesmo ao "a priori" de tradição Kantiana. O interesse pela teoria evolucionista e a coerência inabalável da filosofia e das atitudes de PEIRCE, como professor e pesquisador, encontraram profunda resistência no meio universitário e editorial de seu tempo. Num momento de grave crise na Universidade norte-americana, decorrente das transformações econômicas e políticas ocorridas com a guerra da Secessão (1861-1865), o posicionamento de PEIRCE contribuiu muito provavelmente para sua demissão como professor das Universidades de Harvard e de John Hopkins; para dificultar a publicação de seus escritos e para seu total isolamento nos últimos anos de vida.

Unitermos: Charles Sanders PEIRCE; Universidade de Harvard; Universidade de John Hopkins; Morrill Act; Thomas Huxey; pragmatismo; falibilismo; evolucionismo; filosofia; ensino universitário.

ABSTRACT

For Charles Sanders Peirce (1838-1914), the criterion for the intellectual work and for the conduct of the life of a thinker was absolute rigor in the construction of concepts and strict experimental verification - this outlook caused a complete separation of scientific and philosophical work from any apologetic function. The view that all knowledge of the world of experience and even the knowledge elaborated by Mathematics is intrinsically probable and fallible opposed every and any dogmatism and even the "a priori" of the Kantian tradition. The interest for the evolutionary theory and the unshakable coherence of Pierce's philosophy and attitudes as a professor and a researcher arose strong resistance in the university and editorial world of his time. At a time of serious crises in the North-American university which came as a consequence of the political and economic developments after the Civil War (1861-1965), Peirce's firm position certainly brought about his dismissal from Harvard and John Hopkins Universities, as it also made it difficult for him to publish and it also contributed to his total isolation in the last years of his life.

Key-words: Charles Sanders PEIRCE; Harvard University; John Hopkins University; Morrill Act; Thomas Huxey; pragmatism; fallibility; evolucionism; philosophy; university teaching.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • 1. BERELSON, B. - Graduate Education in the United States. New York, McGraw-Hill, 1960.
  • 2. FEIBLEMAN, J.K. - An introduction to the philosophy of Charles S. Peirce; foreword by Bertrand Russel. Cambridge, M.I.T. Press, 1946, reimp. 1970.
  • 3. HARTSHORNE, C. & WEISS, P. eds. - Collected papers of Charles Sanders Peirce. Cambridge, The Belknap Press of Harvard Univ. Press. 1932, reimp. 1974. v. 1-4.
  • 4. MILLER, W. - Readings in American values; selected and edited from Public Documents of the American Past. Englewood Cliffs, Prentice-Hall, 1964.
  • 5. NAGEL, E. - Review. Scientific American, 200:1455, 1959.
  • 6. SEBEOK, T.A. - Iconicity. MLN, 91, n.ş 6, 1976.
  • 7. THAYER, H.S. - Meaning and action; a study of American Pragmatism. Indianapolis, Bobbs Merrill, 1973.
  • *
    Este texto foi originalmente levado a público no simpósio sobre
    O Progresso da Ciência e Educação: Incursões na questão da Universidade, da Filosofia e do Poder, durante a 32.ª Reunião Anual da SBPC, Rio de Janeiro no dia 8 de julho de 1980.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      06 Dez 2011
    • Data do Fascículo
      Dez 1982
    Universidade Estadual Paulista, Departamento de Filosofia Av.Hygino Muzzi Filho, 737, 17525-900 Marília-São Paulo/Brasil, Tel.: 55 (14) 3402-1306, Fax: 55 (14) 3402-1302 - Marília - SP - Brazil
    E-mail: transformacao@marilia.unesp.br