SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5Learning versus teaching: Charles Sanders Peirce and the american university at the end of the XIX centuryO proêmio de St.º Tomás de Aquino ao "comentário à metafísica de Aristóteles" author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Trans/Form/Ação

Print version ISSN 0101-3173

Trans/Form/Ação vol.5  Marília Dec. 1982

http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31731982000100007 

ARTIGOS ORIGINAIS

 

Sobre o problema da demarcação*

 

On the problem of demarcation

 

 

Marcos Barbosa de Oliveira

Departamento de Filosofia - Faculdade de Educação, Filosofia, Ciências Sociais e da Documentação - UNESP - 17.500 - Marília -SP

 

 


RESUMO

Desde sua publicação, não têm faltado ataques ao critério da refutabilidade - a solução proposta por Popper para seu problema da demarcação. A crítica do presente artigo é mais fundamental: seu alvo é o próprio problema da demarcação. Como preliminar, mostra-se haver na obra de Popper não apenas um, mas dois problemas da demarcação, distintos e incompatíveis. Uma análise do antiessencialismo de Popper é o ponto de partida para a demonstração da tese central do artigo, a saber, a tese de que o problema da demarcação deve ser abandonado, por ser parte de uma abordagem cientificista da questão do valor das ciências.

Unitermos: O problema da demarcação; ciência; pseudociência; cientificismo; definições; essencialismo; essencialismo ético.


ABSTRACT

Since its publication, there has been no lack of attacks directed against the criterion of refutability - the solution proposed by Popper for his problem of demarcation. A more fundamental criticism is raised in the present paper: its target is the problem of demarcation itself. It is shown first that Popper's work contains not one, but two distinct and incompatible problems of demarcation. An analysis of Popper's anti-essentialism is the starting point for the demonstration of the main thesis of the paper, namely, the thesis that the problem of demarcation should be dismissed, given that it is part of a scientistic approach to the question of the value of the sciences.

Key-words: The problem of demarcation; science; pseudo-science; scientism; definitions; essentialism; ethical essentialism.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. FEYNMAN, R. P. - The feynman lectures on physics. Reading, Mass., Addison-Wesley, 1963.         [ Links ]

2. POPPER, K. R. - A lógica da pesquisa científica. Trad, de Leonidas Hegenberg e Octanny Silveira da Mota. São Paulo, EDUSP, 1975.         [ Links ]

3. POPPER, K. R. - A miséria do historicismo. Trad, de Octanny S. da Mota e Leonidas Hegenberg. São Paulo, Cultrix/EDUSP, 1980.         [ Links ]

4. POPPER, K. R. - A sociedade aberta e seus inimigos. Trad, de Milton Amado. Belo Horizonte, Itatiaia/EDUSP, 1974.         [ Links ]

5. POPPER, K. R. - Autobiografia intelectual. Trad, de Octanny S. da Mota e Leonidas Hegenberg. São Paulo, Cultrix/EDUSP, 1977.         [ Links ]

6. POPPER, K. R. - Conhecimento objetivo. Uma abordagem evolucionária. Trad, de Milton Amado. Belo Horizonte, Itatiaia/EDUSP, 1974.         [ Links ]

7. POPPER, K. R. - Conjecturas e refutações. O progresso do conhecimento cientifico. Trad, de Sérgio Bath. Brasília, Ed. Univ. Brasília, s. d.         [ Links ]

8. POPPER, K. R. - Replies to my critics. In: SCHILPP, P. A. ed. - The phylosophy of Karl Popper. La Salle, I11., Open Court, 1974. p. 961-1197.         [ Links ]

9. SCHILPP, P. A. ed. - The phylosophy of Karl Popper. La Salle, I11., Open Court, 1974.         [ Links ]

10. TAYLOR, A. E. - Plato: the man and his work. 3. ed. London, Methuen, 1929.         [ Links ]

 

 

* Este artigo consiste na tradução e adaptação de partes dos capítulos II e X de minha tese A Critique of Popper's Views on Demarcation and Induction, defendida junto à Universidade de Londres em fevereiro de 1981. Durante a elaboração desta tese contei com o apoio financeiro da FAPESP e do CNPq, pelo qual agradeço.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License