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Trans/Form/Ação

Print version ISSN 0101-3173

Trans/Form/Ação vol.8  Marília Jan. 1985

http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31731985000100005 

ARTIGOS ORIGINAIS

 

Vida e teatro em Guimarães Rosa: Grande sertão: veredas e pirlimpsiquice

 

Theater and life aspects in Guimarães Rosa literature: Grande sertão: veredas and Pirlimpsiquice

 

 

Mário Fernando Bolognesi

Departamento de Filosofia - Faculdade de Educação, Filosofia, Ciências Sociais e da Documentação - UNESP - 17500 - Marília - SP

 

 


RESUMO

Este artigo inicia-se com uma exposição sucinta da metáfora do teatro, tal como aparece em Platão. Em seguida, após levantamento dos momentos capitais da literatura, investiga-se a metáfora em Guimarães Rosa, no Grande sertão: veredas e no conto Pirlimpsiquice. No Grande sertão, a atuação no palco é tomada como equivalente ao desempenho na vida. Teatro e vida são, portanto, domínios que se identificam. Para isto, concorrem a religião cristã e o pensamento de Plotino. Em Pirlimpsiquice, o Autor investiga por menorizadamente os limites e aproximações entre teatro e vida, sendo que o grau mínimo da metáfora é conferido pelas práticas histórica e cultural. Por fim, retomando a polêmica de Hegel com o platonismo, conclui-se que a representação e a vida estão amalgamadas, numa constante dialetização entre história e cultura.

Unitermos: Literatura; teatro; teoria de teatro; literatura brasileira.


ABSTRACT

This article is introduced with a summarized discussion on the "theater's metaphor" as considered by Plato. It goes on considering several turning points in the literature history and investigating the different uses of the metaphoric process in Guimarães Rosa "Grande sertão: veredas" and "Pirlimpsiquice". Firt of all, in "Grande sertão" life is considered as a simbolic equivalent to actors performance in the stage: theater and life are seen, therefore, as concerning fields which identities can be stated upon christian religious doctrine and Plotino's philosophy. On the other hand, in "Pirlimpsiquice", Guimarães Rosa points that the limits between life and theater fields can be sharply identified, leading to the conclusion that the different degrees of use of the metaphoric process is due to historical and cultural practices. Based on the theoric controversy between Hegel's and Plato's points of view on art's philosophy, the author concludes that the notions of "performance in the stage" and "performance in life" are sintetized under the continuous dialectic movement of history and culture.

Key-words: Literature; theater; theory of theater; Brazilian literature.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

NOTAS

1. Para uma apreciação detalhada da metáfora do teatro, consultar: CURTIUS, E.R. - Metáforas teatrais. In: Literatura européia e Idade Média latina. Rio de Janeiro, INL, 1957. p. 144-150.         [ Links ]

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4. Uma exposição minuciosa sobre o assunto é encontrada nas seguintes obras e autores: CHAUÍ, M. - O discurso competente; Crítica e ideologia. In: Cultura e democracia. São Paulo, Moderna, 1980. p. 3-38;         [ Links ] LEFORT, C. - Esboço de uma gênese da ideologia nas sociedades modernas. Estudos CEBRAP, n.º 10: 7-56, 1974.         [ Links ]

 

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