Resumos
Habermas relê Adorno e Horkheimer à luz do seu próprio modelo, isto é, do "paradigma lingüístico" que substitui a práxis transformadora pela argumentação. Assim, Habermas não percebe que, em Adorno, a competência comunicativa subordina-se a algo essencialmente diferente, a um impulso emancipatório. As características deste a priori transcendental racionalmente mediado devem ser buscadas não na Dialética do esclarecimento, mas em Minima moralia.
Teoria crítica; paradigma lingüístico; a priori transcendental; práxis; argumentação; emancipação
Habermas "re-reads" Adorno and Horkheimer from his own perspective, that is, from the point of view of the "linguistic paradigm", which substitutes the transforming práxis for argumentation. Hence, Habermas can not see that Adorno's competence in communication is subordinated to something essentially different, to an impulse towards emancipation. The characteristics of this rationally mediated transcendental a priori must be searched not in Dialectics of enlightenment but in Minima moralia.
Critical theory; linguistic paradigm; transcendental a priori; práxis; argumentation; emancipation
ARTIGOS ORIGINAIS
Notas sobre a "carência de fundamentação" na filosofia de Theodor W. Adorno
Notes on the "lack of foundation" in Theodor W. Adorno philosophy
Rodrigo Antonio de Paiva Duarte
Professor do Departamento de Filosofia - UFMG - Belo Horizonte - MG
RESUMO
Habermas relê Adorno e Horkheimer à luz do seu próprio modelo, isto é, do "paradigma lingüístico" que substitui a práxis transformadora pela argumentação. Assim, Habermas não percebe que, em Adorno, a competência comunicativa subordina-se a algo essencialmente diferente, a um impulso emancipatório. As características deste a priori transcendental racionalmente mediado devem ser buscadas não na Dialética do esclarecimento, mas em Minima moralia.
Palavras-chave: Teoria crítica; paradigma lingüístico; a priori transcendental; práxis; argumentação; emancipação.
ABSTRACT
Habermas "re-reads" Adorno and Horkheimer from his own perspective, that is, from the point of view of the "linguistic paradigm", which substitutes the transforming práxis for argumentation. Hence, Habermas can not see that Adorno's competence in communication is subordinated to something essentially different, to an impulse towards emancipation. The characteristics of this rationally mediated transcendental a priori must be searched not in Dialectics of enlightenment but in Minima moralia.
Keywords: Critical theory; linguistic paradigm; transcendental a priori; práxis; argumentation; emancipation.
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- 1 ADORNO, T. W. Ästhetische Theorie. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1985.
- 2 ______. Minima Moralia. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1987a.
- 3 ______. Noten zur Literatur. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1987b.
- 4 ______. Negative Dialektik. Frankfurt: Suhrkamp, 1988.
- 5 ADORNO, T. W., HORKHEIMER, M. Dialektik der Aufklärung. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1981.
- 6 BENJAMIN, W. Ursprung des deutschen Trauerspiels. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1987.
- 7 ______. Angelus Novus. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1990.
- 8 HABERMAS, J. Theorie des kommunikativen Handelns. Frankfurt am Main: Suhr kamp, 1988.
- 9 ______. Der philosophische Diskurs der Moderne. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1989a.
- 10 ______. Philosophisch-politische Profile. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1989b.
- 11 ROUANET, S. P. Razão negativa e razão comunicativa. In: As Razões do iluminismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
21 Nov 2011 -
Data do Fascículo
Jan 1994