Acessibilidade / Reportar erro

Arquitetura nova antigamente: o que fazer? conversando com um modernista recalcitrante

The new architecture of old times: what's to be done?

Resumos

Em resposta às questões levantadas por Roberto Schwarz em "O lugar da arquitetura", a autora mostra que por ser arte interessada por definição, a arquitetura não pode ser confinada ao domínio privado do recolhimento estético. Além disso, não se pode perder de vista o seu caráter de massa, ao qual não é indiferente o destino ideológico do Movimento Moderno, não porque tenha sido neutralizada pela mudança dos tempos, mas por ter cumprido o que prometera.

Movimento moderno; crítica imanente; Habermas


As a reply to the questions raised by Roberto Schwarz in "O lugar da arquitetura", the author shows that because it is interested art by definition, architecture cannot be confined to the private domain of esthetic contemplation. Besides, one cannot lose sight of its mass character, to which the ideological destiny of the Modern Movement is not indifferent, not because architecture has been neutralized by changes in the times, but because it has fulfilled its promise.

Modern movement; immanent critique; Habermas


ARTIGOS ORIGINAIS

Arquitetura nova antigamente: o que fazer? conversando com um modernista recalcitrante

The new architecture of old times: what's to be done?

Otília B. F. Arantes

RESUMO

Em resposta às questões levantadas por Roberto Schwarz em "O lugar da arquitetura", a autora mostra que por ser arte interessada por definição, a arquitetura não pode ser confinada ao domínio privado do recolhimento estético. Além disso, não se pode perder de vista o seu caráter de massa, ao qual não é indiferente o destino ideológico do Movimento Moderno, não porque tenha sido neutralizada pela mudança dos tempos, mas por ter cumprido o que prometera.

Palavras-chave: Movimento moderno; crítica imanente; Habermas.

ABSTRACT

As a reply to the questions raised by Roberto Schwarz in "O lugar da arquitetura", the author shows that because it is interested art by definition, architecture cannot be confined to the private domain of esthetic contemplation. Besides, one cannot lose sight of its mass character, to which the ideological destiny of the Modern Movement is not indifferent, not because architecture has been neutralized by changes in the times, but because it has fulfilled its promise.

Keywords: Modern movement; immanent critique; Habermas.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • 1 ARANTES, O. B. F. Arquitetura simulada. In: ______. O lugar da arquitetura depois dos modernos. São Paulo: Edusp, Stúdio Nobel, FAPESP, 1993. p.17-72.
  • 2 ARANTES, O. B. F., ARANTES, P. Um ponto cego no projeto moderno de Jürgen Habermas. São Paulo: Brasiliense, 1992.
  • 3 FERROS, S. Arquitetura nova. Arte em Revista (São Paulo), CEAC, n.4, p.89-94, 1980.
  • 4 SCHWARZ, R. Progresso antigamente. In: ______. Que horas são? São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
  • 5 ______. O lugar da arquitetura. Trans/Form/Ação (São Paulo), v.18, p.9-13, 1995.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Nov 2011
  • Data do Fascículo
    Jan 1995
Universidade Estadual Paulista, Departamento de Filosofia Av.Hygino Muzzi Filho, 737, 17525-900 Marília-São Paulo/Brasil, Tel.: 55 (14) 3402-1306, Fax: 55 (14) 3402-1302 - Marília - SP - Brazil
E-mail: transformacao@marilia.unesp.br