Acessibilidade / Reportar erro

A mercadoria cultural

The cultural commodity

Resumos

Adorno e Horkheimer adotaram a noção de fetichismo da mercadoria para a análise da arte e da cultura. Bens materiais e físicos não são idênticos aos simbólicos. Apesar de dominante, a indústria cultural não pode ser tomada como protótipo de toda análise da cultura. Não se pode reduzir toda a produção cultural da época da economia de mercado a produtos de mercado. A pluralidade de práticas artísticas e culturais, à qual se assiste em países como o Brasil, torna problemático o uso indiscriminado do referencial frankfurtiano.

Mercadoria; fetichismo; indústria cultural; bens culturais


Adorno and Horkheimer adoted the notion of the fetishism of commodities for the analysis of art and culture. Material, physical goods are not identical to symbolic ones. In spite of being predominant cultural industry can not be taken as the prototype of all analyses of culture. One can not reduce all cultural productives of the period of market economy to market products. The plurality of artistic and cultural practices present in countries like Brazil, does make questionable the indiscriminate use of the Frankfurtian framework.

Commodity; fetishism; cultural industry; cultural goods


ARTIGOS ORIGINAIS

A mercadoria cultural

The cultural commodity

Mário Fernando Bolognesi

Professor do Departamento de Filosofia - UNESP - 17525-900 - Marília - SP

RESUMO

Adorno e Horkheimer adotaram a noção de fetichismo da mercadoria para a análise da arte e da cultura. Bens materiais e físicos não são idênticos aos simbólicos. Apesar de dominante, a indústria cultural não pode ser tomada como protótipo de toda análise da cultura. Não se pode reduzir toda a produção cultural da época da economia de mercado a produtos de mercado. A pluralidade de práticas artísticas e culturais, à qual se assiste em países como o Brasil, torna problemático o uso indiscriminado do referencial frankfurtiano.

Palavras-chave: Mercadoria; fetichismo; indústria cultural; bens culturais.

ABSTRACT

Adorno and Horkheimer adoted the notion of the fetishism of commodities for the analysis of art and culture. Material, physical goods are not identical to symbolic ones. In spite of being predominant cultural industry can not be taken as the prototype of all analyses of culture. One can not reduce all cultural productives of the period of market economy to market products. The plurality of artistic and cultural practices present in countries like Brazil, does make questionable the indiscriminate use of the Frankfurtian framework.

Keywords: Commodity; fetishism; cultural industry; cultural goods.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • ADORNO, T. W., HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
  • BENJAMIN, W. et al. Textos escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1980. (Col. Os Pensadores).
  • BOSI, A. Dialética da colonização. São Paulo: Cia. das Letras, 1992.
  • CANCLINI, N. G. As culturas populares no capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1983.
  • LUKÁCS, G. Historia e consciência de classe. Porto: Escorpião, 1974.
  • LUNN, E. Marxismo y modernismo. Un estudio histórico de Lukács, Brecht, Benjamin y Adorno. México: Fondo de Cultura Económica, 1986.
  • MARX, K. O capital: crítica da economia política. São Paulo: Abril Cultural, 1983. v.1. (Col. Os Economistas).
  • MARX, K., ENGELS, F. Biografía del Manifesto Comunista. México: Cia. General de Ediciones, 1961.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Nov 2011
  • Data do Fascículo
    Dez 1996
Universidade Estadual Paulista, Departamento de Filosofia Av.Hygino Muzzi Filho, 737, 17525-900 Marília-São Paulo/Brasil, Tel.: 55 (14) 3402-1306, Fax: 55 (14) 3402-1302 - Marília - SP - Brazil
E-mail: transformacao@marilia.unesp.br