Apresentação
Enid Abreu Dobranszky
A grande diversidade cultural com que devem lidar os professores atualmente nos ensinos fundamental e médio está/encontra-se diante de uma indagação fundamental: Como estabelecer pontes entre as diferentes práticas sociais que esses alunos trazem de seu meio cultural e a formalização do conhecimento característica do ensino escolar? Em outras palavras: De que modo conhecimentos transmitidos em outros contextos, mais específicos à educação não-formal, poderiam ser acolhidos na sala de aula?
Os textos que compõem este volume constituem diferentes perspectivas e reflexões sobre esse tema sob o ponto de vista da linguagem, as quais poderiam ser dispostas em dois grupos: o primeiro, mais centrado na questão do ensino de língua materna, na confluência do formal e do não-formal; o segundo, sobre os modos de produção do sentido em publicações de divulgação do conhecimento.
O traço que os une, o leitor facilmente depreenderá: a expressão "práticas educativas", que Cox, no artigo que abre esta coletânea "Pedagogias da língua: muito siso e pouco riso" , define pela interação: "Onde há homens interagindo, há homens, consciente ou inconscientemente, transmitindo e reinventando saberes". Assim também o artigo seguinte, de Mota, no qual se examina um caso particularmente ilustrativo as estratégias empregadas entre famílias de imigrantes brasileiros nos Estados Unidos na preservação da língua materna da configuração de dois espaços de aprendizagem: o formal/escolar e o não-formal/doméstico. Encerra esse bloco o exame proposto por Guedes-Pinto e Fontana sobre a questão da leitura em Infância, de Graciliano Ramos, no qual vêem as autoras indícios do lugar expressivo ocupado pela mulher nas esferas educacionais pública e doméstica nas primeiras décadas do século XX.
As relações dos professores com o conhecimento veiculado na forma de revistas de divulgação outro modo de confluência do formal e do não-formal , sob o ponto de vista da produção do sentido operada por recursos retóricos e de agenciamento do leitor, constituem o segundo subtema deste volume. Smolka e Gentil tecem considerações acerca de duas revistas de larga circulação entre professores: Nova Escola e Presença Pedagógica, sob o ponto de vista do suporte material. Fecha esse grupo e esta coletânea o artigo de Grillo, Dobranszky e Laplane, no qual são examinados os diferentes recursos retóricos mobilizados em publicações de divulgação científica e em livros didáticos, mediante a análise de textos introdutórios "apresentações", "cartas ao leitor" de duas revistas de divulgação Superinteressante e Pesquisa FAPESP e dois livros didáticos de português.
Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
12 Jan 2005 -
Data do Fascículo
Ago 2004