SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue3Agent, subjection and corporal education: methodological reflections author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Revista Brasileira de Ciências do Esporte

Print version ISSN 0101-3289

Rev. Bras. Ciênc. Esporte vol.33 no.3 Porto Alegre July/Sept. 2011

http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32892011000300001 

EDITORIAL

 

RBCE: diversidade epistemológica e regional

 

 

São conhecidas as desigualdades regionais na produção acadêmica do Brasil. Não é diferente no caso da Educação Física/Ciências do Esporte. Apesar da imensa maioria dos artigos submetidos à RBCE serem de pesquisadores de instituições localizadas nas regiões Sul e Sudeste do País - também no contexto da ciência e tecnologia há profundas desigualdades no Brasil -, temos procurado um maior equilíbrio regional na composição de nossas publicações. Se os esforços da RBCE para consolidar-se como veículo a expressar e catalisar a diversidade teórica e metodológica que caracteriza a área têm alcançado êxito, como demonstram as edições publicadas desde setembro de 2008, segue o desafio, não apenas da revista, mas da Educação Física/Ciências do Esporte, de que a pluralidade também aconteça do ponto de vista geográfico. Isso precisa ser compatibilizado com os processos de internacionalização da pesquisa, em geral, e da RBCE, em particular, ao mesmo tempo em que deve encontrar outros movimentos, como o fortalecimento dos grupos de pesquisa e as parcerias entre pesquisadores de diferentes regiões do país. Esperamos que, paulatinamente, sejamos capazes de superar esses desafios.

Composto por artigos com temáticas variadas e com abordagens metodológicas diversas, o número atual da RBCE apresenta trabalhos oriundos de nove estados brasileiros, bem como uma contribuição da vizinha Argentina. Nele, o tema da formação de professores é analisado a partir de distintas perspectivas: na relação entre a Educação Física e a educação ambiental, na ressignificação do conceito de professor pesquisador reflexivo e a partir da presença do conteúdo esporte na formação inicial em Educação Física. O esporte continua em foco em vários dos trabalhos: na análise do comportamento da força do kitesurf em relação ao seu posicionamento e à distância percorrida pela barra de controle; na investigação antropométrica e somatotípica de atletas brasileiros de voleibol; na avaliação do desempenho e da contribuição da informação visual no controle postural de crianças praticantes e não praticantes de ginástica artística; nas possibilidades de promover a inclusão social por meio da sua prática em projetos sociais.

A pluralidade de temáticas e enfoques também se manifesta nos demais artigos originais: na avaliação do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) a partir de sua eficiência, eficácia e efetividade social; no estudo sobre o contexto sócio-político que favoreceu a fundação da Escola de Educação Física e Desportos do Paraná; na análise dos discursos e imagens utilizadas na construção do herói esportivo; na discussão sobre o currículo em Educação Física; na reflexão, a partir de Foucault, sobre a relação entre sujeito, corpo e educação; no exame da associação da insatisfação corporal e indicadores antropométricos em adolescentes; na verificação do efeito da ginástica laboral sobre dor nas costas e sobre hábitos posturais de trabalhadores que ficam longos períodos na posição sentada; na identificação de fatores motivacionais associados à prática de exercício físico em estudantes universitários; na apreciação das características termorregulatórias, dos recursos de prevenção e de diagnóstico do déficit hidroeletrolítico e danos causados pela prática do exercício no calor em crianças.

Um artigo de revisão, que discute a influência do exercício físico nas concentrações sanguíneas de adiponectina e sua associação com a sensibilidade insulínica, e uma resenha do livro organizado por Marco Antonio Coelho Bortoleto, Introdução à pedagogia das atividades circenses, publicado em 2008 pela Fontoura, completam a publicação.

Boa leitura!

Florianópolis, Vitória, setembro de 2011.
Alexandre Fernandez Vaz
Felipe Quintão de Almeida
Jaison José Bassani

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License