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A profissionalização

EDITORIAL

A profissionalização

A profissionalização das revistas científicas é um movimento que alcança todas as áreas de conhecimento, inclusive aquelas ainda em processo de consolidação, como a Educação Física/Ciências do Esporte. Não é diferente com a RBCE, que vem se empenhando para refinar a forma de gestão de suas atividades, processo desafiador para todos os envolvidos nela. Antes de operar com uma estrutura eficiente, é preciso ainda gerá-la.

Muito do que desejamos para a RBCE depende de um salto qualitativo importante no plano da gestão. Publicar mais edições por ano, por exemplo, seria muito importante para dar vazão a um número elevado de artigos de boa qualidade e que ficam esperando um tempo muito elevado em fila para avaliação e publicação. Esta e outras questões fundamentais, que passam pela internacionalização efetiva, e não apenas episódica, de uma revista, merecem atenção de toda a comunidade acadêmica.

Precisamos encarar, nesse quadro, a questão do financiamento das publicações. Sem que ele seja garantido a longo prazo, não é possível pensar no futuro das revistas. É necessário que tenhamos estratégias para que isso aconteça, algo que precisa ter origem em um acordo mínimo entre aqueles que atuam na pesquisa, em especial os periódicos – nossos parceiros e não adversários – e os programas de pós-graduação. A RBCE quer enfrentar esse debate.

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No presente volume são publicados dezessete trabalhos inéditos, sendo quinze artigos originais, fruto de investigações teóricas e empíricas realizadas por pesquisadores de diferentes regiões do Brasil e também da Espanha. Compõem o número ainda um artigo de revisão e uma resenha. O primeiro artigo original buscou analisar como os espaços públicos de lazer na periferia de Curitiba/PR atendem algumas necessidades infantis, suas relações com a gestão pública e a problemática urbana. O trabalho seguinte também aborda o tema das políticas públicas, focalizando o esporte de alto rendimento e seu fomento por meio de lei municipal específica na cidade de Vitória/ES. O esporte permanece em tela no terceiro artigo que, resultado de pesquisa teórica, busca aproximar a obra de Antonio Gramsci (1891-1937) ao esporte. O quarto e o quinto artigos abordam o tema da infância, o primeiro com resultados de pesquisa sobre o discurso midiático e a cultura corporal de movimento, enquanto o segundo analisa a presença da Educação Infantil no currículo de formação inicial de professores de Educação Física de uma universidade estadual baiana. O sexto trabalho, apoiado nas estratégias genealógicas de Michel Foucault, intenciona mostrar como o processo de escolarização e especialmente a disciplina de Educação Física ajudaram a produzir e engendrar comportamentos masculinos e femininos. Uma pesquisa historiográfica sobre a obra de Johann Christoph Friedrich Guts Muths, pedagogo alemão que, no final do século XVIII, escreveu Gymnastik für die Jugend (Ginástica para a Juventude), é o tema do artigo seguinte. Utilizando métodos etnográficos, o oitavo artigo analisa discursos identitários de um grupo de praticantes de capoeira, comparando-os a discursos acadêmicos sobre essa prática.

O nono e décimo artigos tratam de esportes aquáticos. Polo aquático, no caso do primeiro, no qual pesquisadores espanhóis objetivaram analisar a influência de conseguir a primeira posse de bola sobre o resultado parcial e final de 192 partidas disputadas nos Campeonatos do Mundo de 2003 e 2007. O segundo verificou os efeitos da velocidade de nado e dos ciclos inspiratórios sobre os parâmetros coordenativos do estilo borboleta. O décimo primeiro artigo analisa o tempo de incidência, origem e local dos gols do Campeonato Brasileiro de Futebol, série A, no ano de 2008. Nos estudos seguintes, descreve-se o nível de atividade física e as barreiras percebidas para ela em policiais militares de Feira de Santana/BA, identifica-se a prevalência de distorções de imagem corporal (IC) entre os sexos, em professores atuantes no mercado do fitness da cidade do Rio de Janeiro. Fechando a seção de artigos originais, dois estudos sobre desempenho psicomotor e aprendizagem motora: um que examina os efeitos da ingestão de cafeína em diferentes tarefas de tempo de reação e outro que analisa se as dicas de aprendizagem auxiliam crianças com TDC na aquisição de uma habilidade motora complexa.

Os últimos dois trabalhos do volume são um artigo de revisão e uma resenha. O artigo caracteriza, para o futebol profissional, meios e métodos de influência prática e sugere um modelo de organização e estruturação na etapa preparatória. A resenha ocupa-se da quinta edição revisada e ampliada, do livro Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo, de Markus Vinicius Nahas.

Boa leitura!

Florianópolis, Vitória, junho de 2012.

Alexandre Fernandez Vaz

Felipe Quintão de Almeida

Jaison José Bassani

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    30 Jul 2012
  • Data do Fascículo
    Jun 2012
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