SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue4Journal Management: some considerations and suggestions for the debate author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Ciências do Esporte

Print version ISSN 0101-3289On-line version ISSN 2179-3255

Rev. Bras. Ciênc. Esporte vol.36 no.4 Porto Alegre Oct./Dec. 2014

http://dx.doi.org/10.1016/j.rbce.2014.11.001 

Editorial

Desafios e perspectivas da editoração de revistas do campo da Educação Física/Ciências do Esporte

Challenges and Prospects of Editing Journals in Physical Education/Sport Sciences

Desafíos y perspectivas en la editoración de revistas en Educación Física/Ciencias del Deporte

Alexandre Fernandez Vaz *  

Felipe Quintão de Almeida

Jaison José Bassani


Este número da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE) publica um dossiê que é resultado de convite feito a colegas responsáveis pela editoração de revistas do campo da Educação Física/Ciências do Esporte, tanto do Brasil como do exterior. Os editores convidados que aceitaram nossa solicitação respondem pelos seguintes periódicos: Movimento, Physical Education and Sport Pedagogy, Licere, Pensar a Prática, Motrivivência, Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Revista Brasileira de Educação Física e Esporte e, claro, a RBCE. Além deles, o pedido também foi estendido a outros profissionais com reconhecida expertise no assunto, alguns dos quais exerceram, em outras oportunidades, a função de editor científico.

Nossa intenção era que os autores dessem visibilidade às suas experiências editoriais, mas que também discutissem desafios, dificuldades e possibilidades da editoração de periódicos científicos na atualidade. O resultado pode ser visto nos treze artigos que compõem esse dossiê, cujos textos tratam de: esclarecer o processo de submissão e etapas de avaliação dos artigos em revistas revisadas por pares; avaliar dimensões estratégicas de oito revistas ibero-americanas de Educação Física/Ciências do Esporte presentes na plataforma Web of Science (WoS); apresentar sugestões no tocante a tipos de publicação para atender às necessidades não apenas acadêmicas, mas, também, profissionais da área; refletir sobre as experiências relativas ao ofício de editor, considerando, simultaneamente, dificuldades cotidianas e incidências das macropolíticas científicas sobre esse trabalho; descrever a trajetória histórica de alguns periódicos, com ênfase em seus processos de desenvolvimento, desafios e estratégias para suas consolidações na área; problematizar a necessidade da internacionalização da produção do conhecimento e dos periódicos nacionais, um imperativo que se apresenta aos editores hoje; questionar as políticas de avaliação em curso e seus impactos nos periódicos científicos.

Este número é mais uma iniciativa da RBCE, como já fez em outras ocasiões, no sentido de colocar em discussão temas nevrálgicos à política científica em curso na Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física. Desejamos a todos vocês uma excelente leitura.

Florianópolis, Vitória, 16 de outubro de 2014.

Alexandre Fernandez Vaz*
Felipe Quintão de Almeida
Jaison José Bassani

*Autor para correspondência. E-mail: rbceonline@gmail.com (A.F. Vaz).

Creative Commons License This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution-Noncommercial No Derivative License, which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium provided the original work is properly cited and the work is not changed in any way.