SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue1Beginning considerations regarding the financing of the national sport and leisure policy during Lula’s administration author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Ciências do Esporte

Print version ISSN 0101-3289On-line version ISSN 2179-3255

Rev. Bras. Ciênc. Esporte vol.37 no.1 Porto Alegre Jan./Mar. 2015

http://dx.doi.org/10.1016/j.rbce.2015.01.002 

Editorial

Novas demandas aos periódicos, assim como à comunidade acadêmica

New demands to journals and to scientific community Nuevas demandas para las revistas y para la comunidad académica

Alexandre Fernandez Vaz* 

Felipe Quintão de Almeida

Jaison José Bassani

Os periódicos científicos brasileiros têm sido colocados nos últimos meses sob novas exigências. Sob a rubrica geral da internacionalização, anunciam-se medidas de indução a um maior número de artigos em língua inglesa, inclusive com metas a serem atingidas em médio prazo, como é o caso do importante indexador e repositório Scielo. O intuito parece ser disseminar o conhecimento produzido no país e ao mesmo tempo atrair a submissão de papers produzidos no exterior.

À demanda por um maior número de artigos em inglês somam-se outras problemáticas que pressionam os periódicos científicos. Entre tantas, destaque-se a vigilância sobre o plágio e o autoplágio, a relação com os revisores, a demora na publicação de artigos em fila, o acúmulo de trabalhos aprovados, a busca de novos e mais importantes indexadores.

A questão dos artigos em inglês oferece, no entanto, desafios mais complexos, já que suas consequências para a produção e disseminação de conhecimento não são desprezíveis. Nesse contexto, uma vez mais é preciso pensar sobre o papel que um periódico deve ter na promoção das pesquisas em uma área de conhecimento. Trata-se de uma questão importante não apenas para a RBCE e outros periódicos nacionais, mas para toda a comunidade da educação física/ciências do esporte. Afinal, a RBCE não é mais do que uma expressão dessa área de conhecimento.

Este primeiro número de 2015 publica 14 trabalhos, entre artigos originais, de revisão e resenha, provenientes do Brasil, de Portugal e da Espanha. Os 12 artigos originais que compõem a presente edição estão organizados em blocos das áreas de "humanidades" e de "ciências da saúde" em educação física/ciências do esporte. O primeiro é composto por trabalhos que focalizam: análises do financiamento da Política Nacional de Esporte e Lazer do governo Lula; discussões sobre a incorporação do esporte na produção teatral de Arthur de Azevedo, importante dramaturgo da modernidade brasileira; a relação entre a prática esportiva e o sucesso escolar de jovens que frequentam o ensino secundário em Madeira, Portugal; a possível associação entre a prática de atividade física no lazer de pais e filhos; uma reflexão sobre a sociedade esportivizada gerida pela lógica empresarial e seus efeitos nos diferentes campos da existência; um estudo descritivo-exploratório que investiga o índice de percepção organizacional dos trabalhadores do Complexo Aquático da Universidade Federal de Santa Catarina em relação à gestão esportiva pública.

O segundo bloco de artigos originais é composto por trabalhos sob os seguintes enfoques: análise estatística da ocorrência de assistências, finalizações e pontos de baliza de gols do Campeonato Brasileiro de 2008; prevalência de uso de recursos ergogênicos em prática de musculação na cidade de João Pessoa, na Paraíba; perfis motivacionais de corredores de rua; influência da glutamina nos efeitos do treinamento resistido no ANP cardíaco em ratos (publicado em inglês); resposta renal à ingestão de maltodextrina e à natação de padrão aeróbio ou anaeróbio de alta intensidade em ratos; e resposta aguda de variáveis clínicas e funcionais em exercício máximo de contração.

Compõem ainda este número da RBCE um artigo de revisão advindo da Espanha, que analisa o conceito de flow e sua evolução epistemológica no âmbito da pesquisa esportiva, e uma resenha provinda de Portugal a respeito da obra Gol de média cancha, publicada em 2011, de autoria de César Torres.

Boa leitura!

Florianópolis/Vitória, janeiro de 2015.

* Autor para correspondência. E-mail: rbceonline@gmail.com (A.F. Vaz).

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivative, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que sem fins comerciais, sem alterações e que o trabalho original seja corretamente citado.