Acessibilidade / Reportar erro

Pluralidade, indexações, Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte

Plurality, Indexing, Brazilian College of Sport Sciences

Pluralidad, indexaciones, Colegio Brasileño de Ciencias del Deporte

Vem a público mais um número, com 13 artigos originais e uma resenha, da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE). Ocasião para parabenizar a posse da mais nova Diretoria Nacional (DN) do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), biênio 2015-2017, e reforçar nosso compromisso, com a área e com ela, de tornar, cada vez mais, o periódico uma referência importante da educação física/ciências do esporte. A nova DN assumiu durante o XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte/VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte, em Vitória (ES) entre 8 e 13 de setembro de 2015.

Este editorial também nos oferece a chance de informar a leitores e leitoras sobre os processos de indexação do periódico. Recentemente a RBCE foi indexada na Rede de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal (Redalyc). Além disso, manteve-se no estrato B1 do novo Qualis-periódicos recentemente divulgado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Embora a RBCE esteja indexada, desde agosto de 2013, na base Thomson Reuters, responsável pelo cálculo do Fator de Impacto (FI), a divulgação dos dados será publicada somente a partir de 2016, de acordo com os parâmetros adotados pela Thomson Reuters. Nessas condições, e considerando as regras atualmente estabelecidas pela Comissão de Área da Educação Física, teremos condições de migrar para estratos superiores do Qualis-periódicos.

Este número segue expressando a diversidade teórica, metodológica e regional da RBCE. Nos artigos vinculados à área de humanidades, essa pluralidade se manifesta em pesquisas que descrevem representações de jovens praticantes de jogos eletrônicos sobre o modo como se veem e concebem tais práticas; problematizam a ideia de professor-artista a partir de uma análise teórico-conceitual da obra de Hans-Georg Gadamer; analisam a cultura fitness na Argentina a partir de categorias foucaultianas; abordam questões pertinentes ao corpo híbrido, observadas no portal globo.com, em relação à participação do atleta Pistorius no Mundial de Atletismo/2011; discutem os Jogos Desportivos Luso-Brasileiros e os Congressos Luso-Brasileiros de Educação Física nos anos 1960 no âmbito das relações internacionais Brasil-Portugal; historicizam as disputas no subcampo político/burocrático do esporte e do lazer e destacam algumas tensões, rivalidades, ações e disposições. No caso dos demais artigos originais, essa multiplicidade se manifesta em reflexões que examinam a ocorrência temporal dos gols do Campeonato Brasileiro de 2011; averiguam se o desequilíbrio dos músculos do joelho pode estar associado com o surgimento de lesões em corredores; correlacionam a idade óssea, componentes antropométricos e aptidão física em 149 crianças de 8 a 14 anos; identificam as barreiras que influenciam as idosas longevas a não adotarem a prática de atividade física; verificam a associação entre nível de desempenho técnico-tático de jogadores e a classificação competitiva em categorias de formação do voleibol; investigam a evolução do basquetebol brasileiro a partir dos índices de desempenho (ID) das equipes em três temporadas do Novo Basquete Brasil (2009 a 2012). Fecha o número uma resenha sobre o livro de Marcus Aurélio Taborda de Oliveira Entre a adesão e a resistência: notas sobre a educação física escolar e a ditadura militar no Brasil . Desejamos a todos e a todas uma boa leitura.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jan-Mar 2016
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte Universidade de Brasilia - Campus Universitário Darcy Ribeiro, Faculdade de Educação Física, Asa Norte - CEP 70910-970 - Brasilia, DF - Brasil, Telefone: +55 (61) 3107-2542 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbceonline@gmail.com