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A percepção dos professores do curso de Educação Física sobre os impactos da criação do curso no câmpus da UFT em Miracema do Tocantins

The perception of Physical Education teachers on the impacts of the course creation at the UFT campus, in Miracema do Tocantins.

La percepción de los profesores del curso de Educación Física sobre los impactos de la creación del curso en la UFT campus en Miracema do Tocantins

RESUMO

O objetivo desta pesquisa foi analisar a percepção dos professores com formação em Educação Física da Universidade Federal do Tocantins (UFT) acerca do impacto e importância desse curso para a população de Miracema do Tocantins. A amostra da pesquisa foi composta por seis docentes do curso de Licenciatura em Educação Física da UFT. Utilizamos a técnica elaborada por Moreira, Simões & Porto (2005), designada: “Análise de Conteúdo: Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado”. Percebemos que, apesar de muito positiva a implantação do curso de Educação Física na referida cidade, ainda existem lacunas que precisam ser preenchidas para que o processo de consolidação do curso contribua também para o processo de desenvolvimento integral do município e regiões circunvizinhas.

Palavras-chave:
Educação Física; Licenciatura; Universidade; Professores

ABSTRACT

This study aims to to analyze the perception of teachers with physical education training at the Federal University of Tocantins – UFT on the impact and importance of the course for the city population. The research sample consisted of six teachers of the Physical Education Degree course (UFT). We used the Content Analysis: Technique of Elaboration and Analysis of Meaning Units, elaborated by Moreira; Simões & Porto (2005). We found that although the implementation of the Physical Education course in Miracema do Tocantins was very positive, some gaps should be filled for the consolidation process of the course to contribute to the process of integral development of the municipality and surrounding regions.

Keywords:
Physical Education; Bachelor's degree; University; Teachers

RESUMEN

El objetivo de esta investigación fue analizar la percepción de los profesores con formación en educación física de la Universidad Federal de Tocantins-UFT, sobre el impacto y la importancia de este curso para la ciudad. La muestra de la investigación estuvo conformada por 6 docentes del curso de Educación Física (UFT). Utilizamos la técnica desarrollada por Moreira; Simões & Porto (2005), denominado: Análisis de Contenido: Técnica de Elaboración y Análisis de Unidades de Significado. Constatamos que, aunque la implementación del curso de Educación Física en Miracema do Tocantins es muy positiva, aún existen vacíos que deben ser llenados para que el proceso de consolidación del curso también contribuya al proceso de desarrollo integral del municipio y regiones circundantes

Palabras clave:
Educación Física; Licenciatura; Universidad; Profesores

INTRODUÇÃO

A implantação de uma universidade federal poderá acarretar mudanças nas cidades onde ela se instala, promovendo desenvolvimento em aspectos diversos, tais como econômicos, culturais, ambientais e sociais, além de promover expansão nas oportunidades em educação e perspectiva de diminuição também das desigualdades.

Faz-se necessário que cada município ressalte sua demanda na intencionalidade de que se compreendam as necessidades e prioridades com olhar investigativo para investimentos em novos projetos de ensino público (Siedenberg et al., 2017Siedenberg DR, Basso D, Almeida MGS, Vargas MR. Análise de política pública: reflexos da implantação da Universidade Federal do Pampa. Intellector. 2017;13(26):152-67.).

O maior responsável pela expansão das universidades federais pelo Brasil, o REUNI – Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais –, do Governo Federal, elege como diretriz a garantia da ampliação de acesso à educação pública de qualidade, proporcionando estrutura física adequada e aumento do contingente de recursos humanos existente nas Universidades (Brasil, 2018Brasil. Ministério da Educação e Cultura. Reuni [Internet]. 2018 [citado em 2018 Jun 23]. Disponível em: https://reuni.mec.gov.br/
https://reuni.mec.gov.br/...
).

A implantação de um câmpus universitário causa reflexos na cidade, a qual se desenvolve conjuntamente, possibilitando avanços e desenvolvendo estratégias entre si (Stephan e Latini, 2014Stephan I, Latini T. O impacto da implantação de um campus universitário em Rio Paranaíba, MG. In: IV Simpósio Cidades Médias e Pequenas da Bahia; 2014; Barreiras, BA. Anais. Itapetinga: UESB; 2014.).

O curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Tocantins (UFT) foi ofertado, primeiramente, na modalidade PARFOR, que seria um curso em regime modular e presencial com o objetivo de atender à demanda de professores sem formação específica que atuavam na rede pública de ensino. Em 2013, uma comissão realizou a reformulação do Projeto Político-Pedagógico (PPC), efetuando mudanças na organização curricular e nas ementas das disciplinas do curso criado a partir do Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006, e com apoio da Resolução nº 15 do Consuni, com data de criação do curso em 19 de novembro de 2013, e da Portaria Normativa MEC nº 23, de 21 de dezembro de 2017 – DOU de 22/12/2017, Seção 1, p. 35 (UFT, 2014Universidade Federal do Tocantins – UFT. Projeto pedagógico do curso de graduação em Educação Física – Licenciatura. Palmas; 2014.). Atualmente, o curso de Licenciatura em Educação Física da UFT conta com um quadro de 12 professores, 11 com formação em Educação Física.

É de suma importância a discussão sobre a formação profissional e o impacto que a implantação de uma universidade pode causar no local onde ela se solidifica e as mudanças que pode ocasionar a partir dela para a população de uma forma geral.

Dessa forma, o presente estudo se justifica na intencionalidade de perceber, por meio do discurso dos professores de Educação Física que ministram aulas no câmpus da UFT de Miracema do Tocantins, o impacto que o câmpus causa para a cidade e seus moradores, pois um estado como o Tocantins, pela recente história, inclusive de formação na área da Educação Física, não pode se tornar refém de influências e tendências de outras realidades e contextos, advindas de outras regiões do país. Desse ponto, nota-se a importância de discutir esse tema a partir de seus atores, considerando a realidade local.

A partir dessas elucidações, apontamos como objetivo desta proposta de estudo analisar a percepção dos professores com formação em Educação Física que ministram aulas no curso de Licenciatura em Educação Física da UFT, no câmpus de Miracema do Tocantins, acerca do impacto e importância desse curso para a população da referida cidade.

METODOLOGIA

A presente pesquisa é de cunho bibliográfico, descritiva e de campo com natureza qualitativa.

Local e contexto

Esta pesquisa foi realizada durante o ano de 2019 na UFT, com os docentes do curso de Licenciatura em Educação Física, do câmpus de Miracema do Tocantins, cidade, que possui população estimada em 20.684 habitantes. A UFT é uma entidade pública vinculada ao Ministério da Educação destinada à promoção do ensino, pesquisa e extensão.

Participantes da pesquisa

Participaram da pesquisa seis docentes atuantes no curso de Licenciatura em Educação Física da UFT, câmpus de Miracema, que possuíam formação em nível de graduação especificamente nessa área do conhecimento.

Foram incluídos docentes com formação em Educação Física e que ministravam disciplinas no referido curso, docentes que estavam presentes nos dias das coletas de dados e que concordaram em assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Foram excluídos da pesquisa os docentes que não se encaixaram no perfil citado, não estavam no horário e local acordado com o entrevistador e/ou não assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido da pesquisa.

Ética da pesquisa

Este projeto de pesquisa foi submetido à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa da UFT pelo CAAE 01643718.4.0000.5519 e foi aprovado pelo Parecer 3.096.037. O pesquisador seguiu a lei do Conselho Nacional de Saúde (CNS) nº 466/12, que regulamenta pesquisas com seres humanos.

Instrumentos para a coleta de dados

Para coletar as informações necessárias para o alcance dos objetivos propostos, optamos pela entrevista estruturada, gravada com recurso de um gravador, contendo as seguintes questões geradoras:

  1. 1

    Na sua percepção, quais os pontos positivos da implantação do curso de Licenciatura em Educação Física da UFT na cidade de Miracema do Tocantins?

  2. 2

    Na sua percepção, quais os pontos negativos da implantação do curso de Licenciatura em Educação Física da UFT na cidade de Miracema do Tocantins?

Análise dos dados

Para analisarmos as informações obtidas por meio das entrevistas na pesquisa de campo, recorremos à técnica elaborada por Moreira et al. (2005)Moreira WW, Simões R, Porto E. Análise de conteúdo: técnica de elaboração e análise de unidades de significado. Rev Bras Cienc Mov. 2005;13(4):107-14., designada: “Análise de Conteúdo: Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado”. A técnica se destina a compreender e interpretar os “[...] relatos dos sujeitos de uma pesquisa, os quais emitem opinião sobre determinado assunto, opinião carregada de sentidos, de significados e de valores” (Moreira et al., 2005, pMoreira WW, Simões R, Porto E. Análise de conteúdo: técnica de elaboração e análise de unidades de significado. Rev Bras Cienc Mov. 2005;13(4):107-14.. 108).

De acordo com a técnica e a intenção de concretizarmos os estudos relativos ao trabalho que se segue, o procedimento de análise ocorreu em três grandes momentos:

  • 1º Momento: transcrição das entrevistas sem nenhuma modificação, contribuindo para o entendimento dos relatos obtidos por meio das respostas dos sujeitos.

  • 2º Momento: seleção dos indicadores e elaboração das unidades de significados.

  • 3º Momento: interpretação em busca da compreensão do fenômeno estudado por meio do referencial teórico utilizado na construção do trabalho.

RESULTADOS E ANÁLISE

Quadro de unidades de significados

Análise das informações dos sujeitos referente à questão n° 1 (Quadro 1)

Quadro 1
Unidades de significados referentes às respostas da questão n° 1.

Para a discussão desta pergunta nº 1, foram elencadas quatro unidades de significados. Na primeira, “Desenvolvimento municipal e regional”, quatro participantes, P1, P2, P4 e P6, responderam que a referente implementação do curso na cidade de Miracema do Tocantins pode ser uma alavanca para o desenvolvimento municipal e regional, podendo contribuir para a melhora econômica da cidade e de cidades vizinhas.

De acordo com Stephan e Latini (2014, pStephan I, Latini T. O impacto da implantação de um campus universitário em Rio Paranaíba, MG. In: IV Simpósio Cidades Médias e Pequenas da Bahia; 2014; Barreiras, BA. Anais. Itapetinga: UESB; 2014.. 5), o primeiro, doutor em planejamento urbano, e a segunda, arquiteta e urbanista, afirmam que “A implantação de uma universidade pública em uma cidade pequena produz efetivos econômicos imediatos a partir, principalmente, do comércio e dos serviços. Chegam com ela várias demandas do capital humano e da instalação de infraestrutura antes ausente”.

Ainda compartilhando com esse pensamento, Farret (1984), citado por Cocozza e Rodrigues (2016, pCocozza GP, Rodrigues RAV. As transformações do espaço urbano de Patos de Minas: a relação entre campi universitários e a cidade. In: V Colóquio Internacional sobre o Comércio e a Cidade: uma Relação de Origem; 2016; São Paulo. Anais. São Paulo: FAUUSP/LABCOM; 2016.. 7), destaca que: “A localização do campus pode vir a ser o elemento determinante da expansão urbana, ou seja, um vetor de direcionamento de crescimento urbano, sendo a motivação para possíveis alterações na legislação municipal”.

A segunda unidade de significados, “Formação profissional qualificada em Educação Física”, vem também no sentido de completar esse raciocínio, trazendo os sujeitos P1, P2, P3, P4, P5 e P6. Os participantes também acreditam que as universidades públicas inseridas em cidades pequenas têm o papel de tentar igualizar e oportunizar a população que não tem condições de migrar para um grande centro em busca de qualificação por meio do ensino superior.

Oliveira (2014)Oliveira A Jr. A universidade como polo de desenvolvimento local-regional. Cad Geogr. 2014;24(1):1-12. aponta a política nacional de democratização do ensino superior como facilitador do acesso de milhares de estudantes ao ingresso ao ensino superior e também como gatilho para o crescimento e o desenvolvimento dos lugares, das regiões, e que, por meio do curso, como citamos antes, existe um auxílio no desenvolvimento regional como um todo, aqui neste caso mais voltado para a atuação em áreas escolares.

A terceira unidade de significados, “Atender às necessidades escolares públicas e privadas”, traz a percepção dos participantes P1, P3 e P5, os quais fazem a reflexão sobre a necessidade de formação profissional na perspectiva de atender às necessidades regionais e populacionais das escolas, na intenção de preencher lacunas nas escolas onde as aulas de Educação Física não estão presentes em todas as fases educacionais ou não estão sendo realizadas por professores de Educação Física.

Souza (2007)Souza GA. A importância da Educação Física na 1ª série do ciclo I na Prefeitura do Município de São Paulo [monografia]. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2007 [citado em 2018 Fev 13]. Disponível em: http://www.ufrgs.br/ceme/uploads/1391177051Monografia_Gisely_Aparecida de Sousa.pdf
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e D’Avila (2016)D’Avila AS. Educação Física na educação infantil: o papel do professor de Educação Física [trabalho de conclusão de curso]. Porto Alegre: Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2016. ressaltam a importância inquestionável do benefício da atividade física no desenvolvimento de uma criança e citam como exemplo o desenvolvimento da linguagem corporal utilizada nas aulas de Educação Física. Daí a importância de a disciplina estar presente em todas as fases da vida escolar, principalmente nas séries iniciais, nas quais a criança irá se desenvolver por completo.

A quarta unidade de significados, “Estruturação e consolidação de uma Secretaria Municipal de Esportes e Políticas Públicas”, traz o participante P5 salientando que a implantação do curso de Educação Física na cidade de Miracema do Tocantins poderá desencadear a consolidação de uma Secretaria Municipal de Esportes bem efetiva, melhorando as ações de lazer e esporte da cidade.

Diante disso (Brasil, 1988Brasil. Supremo Tribunal Federal. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial da União; Brasília; 5 out. 1988., Art. 217), o Estado tem o dever de fomentar práticas desportivas formais e não formais como direito de cada um, as quais devem contemplar os aspectos social, econômico e cultural do território, buscando a melhoria educacional dos acadêmicos e da comunidade em geral.

O papel do poder público seria a oportunização dessas atividades. Segundo Stephan e Latini (2014, pStephan I, Latini T. O impacto da implantação de um campus universitário em Rio Paranaíba, MG. In: IV Simpósio Cidades Médias e Pequenas da Bahia; 2014; Barreiras, BA. Anais. Itapetinga: UESB; 2014.. 4), “Cidade e campus interagem entre si”. A implantação de um câmpus não poderia ignorar o contexto do qual faz parte, assim as universidades e cidades deveriam desenvolver conjuntamente suas estratégias, sem perder oportunidades de dividir não apenas visões, mas também recursos. As transformações urbanas requerem não apenas expertise, mas também um bom entendimento da política local para o sucesso do desenvolvimento do processo.

Análise das informações dos sujeitos referente à questão n° 2 (Quadro 2)

Quadro 2
Unidades de significados referentes às respostas da questão n° 2.

Na pergunta nº 2, foram formadas cinco unidades de significados de acordo com as respostas dos sujeitos pesquisados. Na primeira unidade, “Falta de estudo sobre a necessidade local do curso de Licenciatura em Educação Física”, três participantes, P1, P2 e P6, relataram por meio de seus discursos a falta de infraestrutura para a implantação de um curso como esse, o qual necessita de um maior estudo para ser realizado. Como afirma Botarelli et al. (2013)Botarelli AA Jr, Monte-Mór RLM, Simões RFS. Urbanização extensiva e o processo de interiorização do Estado de São Paulo: um enfoque contemporâneo. Belo Horizonte: CEDEPLAR/FACE/UFMG; 2013., “O processo de urbanização é constituído por um conjunto de relações sociais, econômicas e políticas estabelecidas ao longo de uma sociedade, sendo que as áreas urbanas, suburbanas e rurais são afetadas e incluídas dentro deste processo”.

Isso vai ao encontro da percepção do participante P2, na segunda unidade de significado: “Docentes não residirem na cidade”. Ele aponta que um dos fatores da dificuldade de os docentes do curso não residirem na cidade seria por causa da fragilidade de estruturas básicas para atender às necessidades deles, pois a cidade se torna refém do que a capital oferece. Miracema do Tocantins foi a primeira capital do estado e, após Palmas se tornar definitivamente a capital, passou por um processo de desaceleração de crescimento que se estende ao longo dos anos; com isso, muitos órgãos e ofertas de serviços foram embora junto com o projeto da nova capital, deixando a cidade precária de estruturas e expectativas de crescimento em razão da retirada desses serviços.

Por se localizar a 70 km da cidade de Palmas, a capital se torna mais convidativa para residir em seu espaço urbano, por causa de sua população e estrutura, pelo fato de muitas necessidades serem atendidas e supridas e pela oferta de serviços ser mais diversificada. Em razão desses pontos, todos os professores do curso residem em Palmas e ministram aula em Miracema do Tocantins.

O próprio participante P2, juntamente com P3, P4, P5 e P6, cita isso na terceira unidade de significados, “Infraestrutura ainda insuficiente para qualidade das atividades inerentes ao curso”. O espaço escolar é fundamental para a formação do ser humano, devendo ser elemento de atenção na relação dinâmica entre usuário e ambiente e estar em constante movimento de reestruturação. Portanto, as questões pertinentes à interação entre espaço físico, atividades pedagógicas e comportamento humano devem ser consideradas prioritárias no processo de elaboração do projeto (Beltrame e Moura, 2019, pBeltrame MB, Moura GRS. Edificações escolares: infra-estrutura necessária ao processo de ensino e aprendizagem escolar [Internet]. 2019 [citado em 2019 Fev 17]. Disponível em: http://www.unioeste.br
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. 4).

Em razão de a implantação do curso na cidade ainda não ter se solidificado – o que sabemos que é natural por ser um curso novo –, torna-se necessário que aconteça a comunhão entre a universidade e a comunidade de forma geral, construindo projetos e parcerias com apoio do poder público e privado.

Os sujeitos P3, P5 e P6 ainda demonstram em suas falas a “Dificuldade de apoio com a iniciativa municipal e comunidade” – a quarta unidade de significados. Segundo Silva et al. (2016)Silva E, Gomes LS, Sanatana VH. Escola e comunidade: uma relação necessária. 2016 [Internet]. 2018 [citado em 2018 Fev 13]. Disponível em: https://portal.fslf.edu.br/wp-content/uploads/2016/12/tcc10.pdf
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, “É necessário que a comunidade e a escola se encarem responsavelmente como parceiras de caminhada, pois ambas são responsáveis pelo que produz, podendo reforçar ou contrariar a influência uma da outra. Comunidade e escola precisam criar através da educação uma força para superar as suas dificuldades, construindo uma identidade própria e coletiva, atuando juntas como agentes facilitadores do desenvolvimento pleno do educando”.

Torna-se necessária a participação efetiva das pessoas da comunidade em geral, secretarias, prefeitura, acadêmicos, docentes e secretários a fim de fortalecer um projeto de ligação entres esses poderes advindo do povo, governantes e instituição, para que o fortalecimento de todos seja realizado com o objetivo de trazer para a cidade e região melhorias, crescimento do comércio, educação e lazer.

Buscamos compreender e analisar, por meio da fala do P6, a última unidade de significado desse quadro, “Dificuldade de incentivo à pesquisa”. Segundo ele, deve-se também propiciar um ensino que contemple o desenvolvimento de capacidades que possibilitem aprender a lidar com a rapidez na produção e na circulação de novos conhecimentos e informações, que têm sido cada vez mais avassaladoras e crescentes (Brasil, 2001Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. 3ª ed. Brasília: MEC/SEF; 2001.; Costa, 2018Costa JFA. Articulação entre pesquisa, ensino e extensão: um desafio que permanece. Rev Cienc Ext. 2018;14(2):9-19.; Pivetta et al., 2019Pivetta HMF, Schlemmer N, Roveda PO, Isaia SMA, Porolnik S, Cocco VM. Setbacks of university teaching in health sciences. Educ Real. 2019;44(1):e75639. http://dx.doi.org/10.1590/2175-623675639.
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; Santos, 2020Santos AB. A curricularização da extensão universitária a partir do plano nacional de educação do Brasil: dificuldades e possibilidades. Braga: Intituto de Educação, Universidade do Minho; 2020.).

Acreditamos que essas unidades se completam em uma visão de educação e transformação social pertinente ao que pretendemos discutir. Por causa de o acesso à informação estar mais acessível, a escola é um meio fundamental para o conhecimento “[...] nos livros, nas bibliotecas, videotecas, universidades, institutos de pesquisa, escolas, computadores e bancos de dados, tornando-se, sob o peso da informática e da instrumentação eletrônica em geral, cada vez mais acessível” (Demo, 2003, pDemo P. Educar pela pesquisa. 6ª ed. Campinas: Autores Associados; 2003.. 27).

Ainda com base em Demo (2003, pDemo P. Educar pela pesquisa. 6ª ed. Campinas: Autores Associados; 2003.. 28), afirmamos que o saber procurar e questionar (pesquisa) é a mola propulsora do “questionamento reconstrutivo”, pois não podemos ficar engessados no conhecimento que possuímos, mas procurar sempre questionamentos que contribuam para o aumento do saber. Suscitar e fazer pesquisa é um dos caminhos para sair da ignorância e prosperar.

Dessa forma, a unidade tem um aspecto que não atende só ao mercado, mas também a uma responsabilidade maior, que é a da transformação social para uma sociedade melhor. Segundo algumas linhas de pensamento, isso nos remete ao pensamento reducionista de que somente na escola é realizada a arte de educar; e mais perigoso ainda, ficam a cargo da escola o papel e a responsabilidade dessa educação para os seus escolares, ainda com o agravo da transformação social.

Assim, Faria (2001)Faria AG Jr. Perspectivas na Formação Profissional em Educação Física. In: Moreira WW, editor. Educação Física & esportes: perspectivas para o século XXI. 6ª ed. Campinas: Papirus; 2001. retrata esta realidade de dificuldade de incentivo à pesquisa, indicada na unidade anteriormente citada, e vai mais além quando reforça as formas de atuação e reflexão da profissão, demonstrando esta não ser um processo neutro frente à realidade social e suas desigualdades.

No entanto, o incentivo à pesquisa faz com que a consolidação desse processo se complete no que tange a abranger em sua totalidade a educação, pesquisa e extensão, contemplando todas as áreas a serem alcançadas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A partir desta pesquisa, buscamos maiores esclarecimentos em relação às implicações de uma universidade federal instalada no município de Miracema do Tocantins, aqui no caso em relação ao impacto do curso de Educação Física por meio da percepção dos seus docentes, seus pontos positivos e seus pontos negativos. Para os docentes, a percepção dos impactos da implantação de um novo curso em uma cidade do porte de Miracema do Tocantins traz melhorias significativas para o desenvolvimento da comunidade em geral.

Percebemos inquietações nas percepções dos participantes e muitos pontos positivos. Conjeturamos no papel transformador da universidade, porém não acreditamos ser essa instituição, e muito menos o curso de Educação Física, a única responsável pelo processo de transformação social. Essa responsabilidade deve ser oriunda de toda uma discussão e estrutura em prol de um processo longo que começa dentro da própria estrutura governamental de um município e da própria instituição. Nós, como comunidade, temos o papel de contribuir para que esse processo tenha êxito, utilizando uma prática corporal digna para repassar valores, autonomia, beleza e felicidade para o aluno se beneficiar e apropriar-se dela como algo positivo em sua vida.

Por meio das percepções dos participantes, podemos notar que seus discursos remetem a pontos semelhantes, como questões estruturais da cidade e oferta de serviços. Diante disso, com o impacto do curso de Educação Física em Miracema do Tocantins, podemos notar que os participantes, de uma forma geral, explanaram as dificuldades e os pontos positivos relacionados à melhoria do serviço para a formação profissional, gestão de pessoas, oferta de ensino de formação gratuito, bem como impactos relacionados à melhoria estrutural da cidade com um novo complexo. Assim, isso também beneficia as cidades circunvizinhas por causa de sua implantação, pois um curso que oferta um serviço à população causa em uma cidade grandes transformações, melhorias, novos serviços e ofertas de trabalho e estudo para a sua população e moradores de cidades fronteiriças.

A presente pesquisa tem uma relevante visão técnico-científica do corpo docente do curso de Licenciatura em Educação Física de Miracema do Tocantins. Por meio dos discursos desses docentes, podemos perceber os pontos positivos e negativos relacionados às questões estruturais e de funcionamento dessa implantação, oportunizando, assim, uma análise mais aprofundada desse processo de implementação do curso na cidade, para que a comunidade esteja integrada às ações que essa implantação trouxe para o município, beneficiando também as cidades circunvizinhas, as quais acabaram também sendo envolvidas por meio desse processo de consolidação.

O estudo apresentou como limitação a quantidade de professores participantes em razão de ser um curso em iniciação e os critérios de inclusão serem específicos para profissionais de formação na área.

A partir desta reflexão, a pesquisa contribui para uma análise a respeito das transformações geradas pela criação do curso e modificação do cotidiano dos moradores da região, com ações e projetos que envolvem a comunidade. Isso colabora também para o entendimento dos impactos positivos e negativos dessa implementação expostos por meio deste trabalho, como os relacionados aos fatores que geram emprego e renda.

É evidente a transformação por parte de pessoas que acabaram ocupando os espaços que surgiram com esse processo. Acadêmicos, professores, funcionários, bem como todas as pessoas que, de alguma forma, participaram da implantação do curso na cidade, propiciam desenvolvimento econômico e social a partir de várias vertentes, como serviços e comércio. Contribuem também para a informação e consolidação das ações de projetos e serviços que são gerados, destacando ensino, pesquisa e extensão, que são responsáveis pela formação qualificada de profissionais. Promovem o desenvolvimento e a oferta de serviços. Contribuem ainda para a promoção social, traçando estratégias no processo de desenvolvimento do município e das pessoas que se envolvem nesses projetos, fazendo com que as estratégias e ações provindas dos cursos de Ensino Superior, associadas aos investimentos em ciência e tecnologia, possam ajudar não somente o município, mas também as cidades vizinhas, o estado e a União.

  • FINANCIAMENTO

    O presente trabalho não contou com apoio financeiro de nenhuma natureza para sua realização.

REFERÊNCIAS

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  • Universidade Federal do Tocantins – UFT. Projeto pedagógico do curso de graduação em Educação Física – Licenciatura. Palmas; 2014.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    02 Dez 2022
  • Data do Fascículo
    2022

Histórico

  • Recebido
    28 Set 2022
  • Aceito
    20 Out 2022
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