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Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material

Print version ISSN 0101-4714

An. mus. paul. vol.2 no.1 São Paulo  1994

http://dx.doi.org/10.1590/S0101-47141994000100010 

ESTUDOS DE CULTURA MATERIAL

 

De morcegos e caveiras a cruzes e livros: a representação da morte nos cemitérios cariocas do século XIX (estudo de identidade e mobilidade soclais)

 

From bats and death's heads to crosses and books: the representation of death at 19th-century cemeteries in Rio de Janeiro

 

 

Tania Andrade Lima

Universidade Estácio de Sá Rio de Janeiro

 

 


RESUMO

Considerando que os espaços destinados aos mortos em uma sociedade refletem especularmente o mundo dos vivos, sendo ambos regidos pela mesma lógica de organização, os cemitérios foram entendidos como um lugar de reprodução simbólica do universo social, e, nessa condição, como um campo privilegiado para a análise do processo de implantação e consolidação dos val–ores burgueses na socieaade carioca do século passado. O presente trabalho, considerando a ruptura do império escravista, na década de 1880, e a emergência de uma república progressivamente capitalista, voltou-se para a verificação de prováveis mudanças no imaginário coletivo sobre a morte, nos cemitérios do Rio de Janeiro, provocadas pelo rompimento aa ordem escravocrata. Uma pesquisa foi conduzida no sentido de se investigar não apenas a natureza dessa mudança, mas sobretudo os mecanismos subjacentes que a determinaram, sendo aqui apresentados os seus resultados.

Unitermos: Cemitérios. Imaginário funerário. Rio de Janeiro oitocentista. Emergência da sociedade burguesa.


ABSTRACT

Following the assumption that spaces alloted to the dead specularly reflect the world of the living, both of them under the rules of the same Iogics, the A. considers the cemeteries as the loeus of tne symbolic reproduction of social universe and, henceforth, as a favoured domain to infer the processes through which bourgeois values are introduced and strengthened in 19th-century Rio de Janeiro's society. Within the framework of the disruption of the proslavery state, in the 1880s, as well as of the emergence of a growing capitalistic republic, she detects eventual changes of the collective imagina ire concerning death, at Rio's cemeteries. The results of her fieldwork are dis– cussed, related not only to the nature of changes, but also to the underlying mechanisms that pro–voked them.

Uniterms: Cemeteries. Funerary imaginaire. 19th-century Rio de Janeiro. Emergence of bourgeois society.


 

 

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