SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue1Restoration and conservation - issues for conservators: a textile conservation perspectiveConservação de têxteis históricos: uma bibliografia introdutória author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material

Print version ISSN 0101-4714

An. mus. paul. vol.2 no.1 São Paulo  1994

http://dx.doi.org/10.1590/S0101-47141994000100015 

BIBLIOGRAFIA

 

Fotografia e História: ensaio bibliográfico

 

 

Vânia Carneiro de CarvalhoI; Solange Ferraz LimaI; Maria Cristina Rabelo de CarvalhoII; Tânia Francisco RodriguesIII

IMuseu Paulista/Universidade de São Paulo
II
Historiadora
IIIInstituto Cultural Itaú

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

Agradecimentos

Gostaríamos de agradecer a todos aqueles que colaboraram com o levantamento bibliográfico, especialmente aos que se dispuseram a discutir e enriquecer este trabalho como o Prof. Dr. Ulpiano T oledo Bezerra de Meneses do Depto de História da FFLCH-USP e Ricardo Mendes da Divisão de Pesquisas do Centro Cultural São Paulo.

 

ANEXO: NOTA BIBLIOGRÁFICA

ALVIM, Zuleika; PEIRÃO, Solange. Mappin setenta anos. São Paulo: Ex-Libris, 1985; BOAVENTURA, Maria Eugênia. O salão e a selva. Campinas: Editora da UNICAMP/Ex-Libris, 1995, 286p.; COMPANHIA PAULISTA DE FORÇA E LUZ. Memória histórica da CPFL: 1912–1992. São Paulo: CPFL, 1992, 57p.; DONATO, Hemâni. Cem anos da Melhoramentos: 1890–1990. São Paulo: Melhoramentos, 1990, 176p.; GONÇALVES, Vergniaud Calazans. A primeira corrida na América do Sul. São Paulo: Empresa das Artes, 1988, 91p.; HANDA, Tomoo. O imigrante japonês: história de sua vida no Brasil. São Paulo: T.A.Queiroz, Centro De Estudos Nipo-Brasileiros, 1987, 828p.; HOMEM, Maria Cecília Naclério. O prédio Maninelli: a ascensão do imigrante e a verticalização de São Paulo. São Paulo: Projeto, 1984, 175p. (originalmente dissertação de mestrado); LAMONIER jR, Gastão. Leme de ontem e de hoje, 1900-1983. Rio de janeiro: s.e., 1983, 39p.; LEMOS, Carlos A. C. Ramos de Azevedo e seu escritório. São Paulo: Pini, 1993, 165p.; LIGHT. Cinquenta anos de progresso com São Paulo: 1900-1950. São Paulo: Light, s.d.; MASCARO, Cristiano. A fotografia e a arquitetura. São Paulo, 1994. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Universidade de São Paulo. Tese (Doutorado); MOTA, Carlos Guilherme; LOPEZ, Adriana. Brasil revisitado: palavras e imagens. São Paulo: Rios, 1989; NOSSO século, memória fotográfica do Brasil no século XX. São Paulo: Abril Cultural,,1980, 6vs; O VALE do Paraíba ontem e hoje. S.1.: AC&M Editora/Monsanto, 1989. Fonte: Boca Livre/O Vale do Paraíba. Irisfoto. n.422, p.20, jan.-fev. 1989; PESAVENTO, Sandra jatahy (Org.). O espetáculo da rua. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, Prefeitura Municipal, 1992, 95p.; PROJETO Pró-memória Farroupilha. Rio Grande do Sul: Banco Bamerindus do BrasiVRBS–Rede Brasil Sul de Comunicações, 1985. Fonte: STRELIAEV, Leonid Liane Neves. Irisfoto. n.385, p.19-21, set. 1985; 15 ANOS: um panido com história. São Paulo: Secretaria de Formação Política/PT, 1995; REIS, Ciro Dias. Salão do automóvel: trinta anos de história. São Paulo: Anfavea/MD Comunicação e Editora, 1990, 132p.; SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA(RJ). Memória de lpanema:l00 anos do bairro. Rio de janeiro: SMC, 1994, 60p.; SESSO jr., Geraldo. Retalhos da velha São Paulo. São Paulo: OESP, 1987, 348p.; SOUZA, Edgard de. História da Light: primeiros cinquenta anos. São Paulo, Eletropaulo, 1982, 221p.

 

 

BIBLIOGRAFIA

Cada referência bibliográfica possui, ao final, o código de uma ou mais das cinco categorias abaixo relacionadas. A indicação com maiúsculas refere-se àquela que serviu de parâmetro para a análise: História da Fotografia - HF Processamento Técnico - PT Repertório Documental - RD Significação Histórica - SH Teoria e Metodologia - TM

ALVES, Paulo; MASSEI, Roberto Carlos. Fotografia e História. História, São Paulo, n.8, p. 81-86, 1989.         [ Links ] (TM)

ALVIM, Clara de Andrade. Fotografia e Memória. In: MUSEU DA IMAGEM E DO SOM. I Encontro de Fotografia e Memória Nacional. São Paulo: Secretaria da Cultura, 1981. p.13–23.         [ Links ] (RD)

AMARAL, Aracy A. Aspectos da comunicação visual numa coleção de retratos. In:. MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de, Org. Retratos quase inocentes. São Paulo: Nobel, 1983. p.115-179.         [ Links ] (SH)

AMORIM, Paulo et aI. Partidos e políticos. Rio de Janeiro: Jornal do Brasil, 1982. (RD) Fonte: LIMA, Ivan. Os políticos nas fotografias e na história (documento). Íris. n.356, jan-fev 1983, p.14-15.         [ Links ]

ANDRADE, Jairo de Araújo. Fotografia: aspecto da evolução em Sergipe. Sergipe: Ótica Santana, 1989, 52p.         [ Links ] (RD)

ANDRADE, Joaquim Marçal Ferreira de. Novas fontes para o estudo do século XIX: o acervo fotográfico da Biblioteca Nacional e o projeto de conservação e preservação PROFOTO. Aceroo –Revista do Arquivo Nacional, Rio de Janeiro, v.6, n.I-2, p. 133-144, jan-dez 1993.         [ Links ] (RD)

ANDRADE, Mário de. Mário de Andrade: fotógrafo e turista aprendiz. São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros, 1993.         [ Links ] (RD)

ANDRADE, Milton. O pioneirismo de Gioconda. Memória. São Paulo, n.12, p. 10, jul-ago-set 1991.         [ Links ] (HF)

AZEVEDO, Militão Augusto de. Álbum comparativo da cidade de São Paulo: 1862-1887. São Paulo: se, 1887. (60 fotografias originais) (RD)        [ Links ]

AZEVEDO, Paulo Cesar de; LISSOVSKY, Maurício. O fotógrafo Christiano Jr. In: AZEVEDO, Paulo Cesar de; LISSOVSKY, Mauricio orgs. Escravos Brasileiros do século XIX nafotografla de Cbristianojr. São Paulo: Ex-Libris, 1988, p.9-15.         [ Links ] (HF, rd)

BARBOZA, Naide. Em busca de imagens perdidas: centro histórico de Aracaju, 1900-1940. Aracaju: Fundação Cultural da Cidade de Aracaju, 1992, 88p.         [ Links ] (SH)

BARDI, Pietro Maria. Em torno dafotografia no Brasil. Rio de Janeiro: Banco Sudameris Brasil, 1987.         [ Links ] (HF)

BARROS, Geraldo de. Fot%rmas: Fotografias. São Paulo: Raízes Artes Gráficas, 1994. (Catálogo de exposição) (RD)        [ Links ]

BARROS, Lenora de. O tempo na fotografia. Arte em São Paulo, São Paulo, n.15, não pag, 1983.         [ Links ] (TM)

BARROS, Myriam Moraes Uns de; STROZENBERG, lIana. Álbum de família. Rio de Janeiro: Comunicação Contemporânea, 1992.         [ Links ] (RD)

BERGER, Paulo. O Rio de ontem no canão-postal: 1900-1930. Rio de Janeiro: RioArte, 1983.         [ Links ] (RD)

BOMENY, Regina Helena; MURAKAMI, Ana Maria Brandão. Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil - Entrevista. Arquivo & Administração, Rio de Janeiro, v.6, n.3, p. 19-22, set-dez 1978.         [ Links ] (pT)

BRANDÃO, Ana Maria de Lima. O acervo fotográfico do CPDOC/FGV. Rio de Janeiro: CPDOC,1980.         [ Links ] (pT)

BRANDÃO, Ana Maria de Lima; LEME, Paulo de Tarso R. Dias Paes. Documentação especial em arquivos públicos. Aceroo - Revista do Arquivo Nacional, Rio de Janeiro, v.1, n.1, p. 51-59, jan–jun 1986.         [ Links ] (pT)

BRILL, Alice. A função da fotografia na arte contemporânea. In: BRILL, Alice. Da ane da linguagem. São Paulo: Perspectiva, 1988, p.93-110.         [ Links ] (HF)

BRITO, Marilza. Metodologia para o tratamento de acervos arquivísticos. Memória da Eletricidade, Rio de Janeiro, v.13, p. 5-6, mai 1990. (PT) Fonte: Bibliografia Temática. Boletim do Centro de Memória da Unicamp, Campinas, v,S, n.10, jul-dez 1993, p.131-142.         [ Links ]

BULHÕES, Antônio; REBELO, Marques. Rio 1900: fotografias de Augusto Malta. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1976. (RD) Fonte: TURAZZI, Maria Inez. Poses e Trejeitos. Rio de Janeiro: Rocco/Funarte, 1995, 309p.         [ Links ]

BURGI, Sérgio. A preservação dos materiais fotográficos: o processamento para permanência. Revista Fotóptica. São Paulo, n.120, p. 2/42/45, sd.         [ Links ] (PT)

BURGI, Sérgio. Introdução à preservação e conservação de acervos fotográficos: técnicas, métodos e materiais. Rio de Janeiro: INFoto/Funarte, 1985, 21p.         [ Links ] (2.ed. em 1988) (PT)

CAMARGO, Mônica Junqueira de; BARROS, Dayse Ribeiro de Moraes; MUSA, João Luis. A experiência da Divisão de Iconografia do Departamento do Patrimônio Histórico Municipal. In: MUSEU DA IMAGEM E DO SOM. I Encontro de Fotografia e Memória Nacional. São Paulo: Secretaria da Cultura, 1981, p.109-121.         [ Links ] (pT)

CAMARGO, Mônica Junqueira de; MENDES, Ricardo. Fotografia: cultura e fotografia paulistana no século xx. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura, 1992, 176p.         [ Links ] (HF, rd)

CAMPIGLlA, G. Oscar Oswaldo. Importância de formas fotográficas na atividade de informação bibliográfica e documentária. São Paulo: APB, 1958.         [ Links ] (PT)

CAMPOS, Fernando F. Um fotógrafo, uma cidade: Augusto Malta. Rio de Janeiro: Maison Graphique, 1987.         [ Links ] (HF, rd)

CAMPOS, Maria Cristina de Souza. A associação da fotografia aos relatos orais na reconstituição histórico-sociológica da memória familiar. Cadernos CERU (Centros de Estudos Rurais e Urbanos), s.1., n.3, 2 série, 1992.         [ Links ] (SH)

CARDOSO, Elizabeth Dezougart et aI. História dos bairros Saúde - Gamboa - Santo Cristo. Rio de   Janeiro: João Fortes Engenharia/Index, 1987.         [ Links ] (RD)

CARNICEL, Amarildo Batista. Ofotógrafo Mário de Andrade. Campinas: Editora da UNICAMP, 1994, 151p. Originalmente Dissertação (Mestrado).         [ Links ] (SH)

CARVALHO, Aurea Maria de Freitas. Fotografia como fonte de pesquisa: histórico, registro, arranjo, classificação e descrição. Rio de Janeiro: Fundacao Nacional Pró-Memória/Museu Imperial, 1986, 52p.         [ Links ] (PT)

CARVALHO, Maria Cristina Wolff dei WOLFF, Silvia Ferreira Santos. Arquitetura e fotografia no século XIX. In: FABRIS, Annateresa, Org. Fotografia: usos e funções no século XIX. São Paulo: Edusp, 1991, p.131-172.         [ Links ] (HF)

CARVALHO, Paulo Gutemberg de. A fotografia como fonte de pesquisa. Carta CEPRO, Teresina, v.13. n.1, p.149-160, jan-jun 1988.         [ Links ] (TM)

CARVALHO, Vânia Carneiro de. A plasticidade urbana: as representações da cidade de São Paulo nas fotografias de 1950. Aceroo -Revista do Arquivo Nacional, Rio de Janeiro, v.6, n.1-2, p.111-120, jan-dez 1993.         [ Links ] (SH)

CARVALHO, Vânia Carneiro de. A representação da natureza na pintura e na fotografia brasileiras do século XIX. In: FABRIS, Annateresa, Org. Fotografza: usos e funções no século XIX. São Paulo: Edusp, 1991, p. 199-231.         [ Links ] (SH)

CARVALHO, Vânia Carneiro de; LIMA, Solange Ferraz de. São Paulo antigo, urna encomenda da modernidade: as fotografias de Militão nas pinturas do Museu Paulista. Anais do Museu Paulista Nova Série, São Paulo, n.1, p.147-174, 1993.         [ Links ] (SH)

CEZAR, Paulo Bastos; CASTRO, Ana Rosa Viveiros de, orgs. A Praça Mauá na Memória do Rio de Janeiro. São Paulo: João Fortes Engenharia/Ex-Libris, 1989, 91p.         [ Links ] (RD)

CHAVES, Fernando de Oliveira. Algumas questões referentes à relação entre tecnologia e arte na história da fotografia. In: CORREA, Tupã Gomes, Org. Comunicação para o mercado: instituições, mercado, publicidade. São Paulo: Edicon, 1995, p.235-242.         [ Links ] (HF)

CHERMONT, Solange de Campos. Considerações em torno do posta!. Imagens e Igrejas da Virgem Maria através do postal. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 1983. (Catálogo de exposição). (HF) Fonte:MIRANDA, Victorino Coutinho Chermont de. A memória paraense no cartão postal (1900-1930). Rio de Janeiro: Ed. Liney, 1986, 156p.         [ Links ]

COSTA, Helouise. Da fotografia de imprensa ao fotojornalismo. Acervo - Revista do Arquivo Nacional, Rio de Janeiro, v.6, n.I-2, p. 75-86, jan-dez 1993.         [ Links ] (HF)

COSTA, Helouise. Entrando por uma porta lateral. In: FOTO A experiência alemã dos anos 50 GRAFIA . São Paulo: AS Studio, 1995, não pago (Catálogo de exposição) (HF,         [ Links ] rd)

COSTA, Helouise. Pictorialismo e imprensa: o caso da Revista O Cruzeiro (1928-1932). In: FABRIS, Annateresa, Org. Fotografia: usos e funções no século XIX. São Paulo: Edusp, 1991, p.261-292.         [ Links ] (HF)

COSTA, Helouise. Um olhar que aprisiona o outro: o retrato do índio e o papel do fotojomalismo na Revista O Cruzeiro. Imagens, Campinas, n.2, p. 83-91, ago 1994.         [ Links ] (SH, hO

COSTA, Helouise; RODRIGUES, Renato. A fotografia moderna no Brasil. Rio de Janeiro: Ministério da Cultura; Funarte/IPHAN, 1996.         [ Links ] (HF)

COUTO, Ronaldo Graça, Org. A marinha por Marc Ferrez: 1880-1910. Rio de Janeiro: IndexlVerolme, 1986, 120p.         [ Links ] (RD, hf)

CUNHA, Manuela Carneiro da. Olhar escravo, ser olhado. In: AZEVEDO, Paulo Cesar de; LISSOVSKY, Maurício, Org. Escravos brasileiros do século XIX na fotografia de Christiano Jr. São Paulo: Ex-Libris, 1988, p.23-30.         [ Links ] (SH)

CURNIER, Jean-paul. A fotografia: memória de ruínas. Imagens, Campinas, n.3, p.103-106, dez 1994.         [ Links ] (TM)

DA YRELL, Antônio. Orientação para o processamento e conservação de fotografias em preto e branco, com vistas à sua máxima permanência. Brasília: Universidade de Brasília, 1977, 15p. (Relatório técnico/Centro Nacional de Referência Cultural, 23) (PT)        [ Links ]

DOURADO, Odete. A documentação fotográfica e o inventário de proteção ao Acervo Cultural – a experiência baiana. In: MUSEU DA IMAGEM E DO SOM. I Encontro de Fotografia e Memória Nacional. São Paulo: Secretaria da Cultura, 1981, p.85-90.         [ Links ] (RD)

DUFRICHE, Carlos E. Os aviões que fizeram a Aviação Comercial Brasileira. Rio de Janeiro: Sindicato Nacional dos Aeronautas, 1982, 155 p.         [ Links ] (RD)

DUNCAN, Emília Beatriz. Histórico da seção iconográfica e cartográfica do Arquivo Nacional. Rio de   Janeiro: Arquivo Nacional, 1982.         [ Links ] (ms) (RD)

DUNLOP, Charles Julius. Álbum do Rio Antigo. Rio de Janeiro: Rio Antigo Ltda, 1965, 83p.         [ Links ] (RD)

DUNLOP, Charles Julius. Rio Antigo. Rio de Janeiro: Laemmert, 1955. 3v.         [ Links ] (RD)

EGYPTO, Ednaldo. Quarenta anos do teatro paraibano. João Pessoa: Sed/Secetur, 1988.         [ Links ] (RD)

ESSUS, Ana Maria Mauad de Souza Andrade; GRINBERG, Lúcia. O século faz cinquenta anos: fotografia e cultura política. Revista Brasileira de História, São Paulo, v.14, n.27, p.129-148, 1994.         [ Links ] (SH)

FABRIS, Annateresa. A fotografia e a reprodutibilidade da obra de arte. Arte em São Paulo, São   Paulo, n.12, não pag, novo 1982.         [ Links ] (HF)

FABRIS, Annateresa. A fotografia e o sistema de artes plásticas. 10: FABRIS, Annateresa, Org. Fotografia: usos e   funções no século XIX. São Paulo: Edusp, 1991, p.173-198.         [ Links ] (HF, tm)

FABRIS, Annateresa. A fotografia oitocentista ou a ilusão da objetividade. Porio Arie, Porto Alegre, v.5, n.8, p.l6–17,1993.         [ Links ] (HF)

FABRIS, Annateresa. A invenção da fotografta: repercussões sociais. In: FABRIS, Annateresa, Org. Fotografia: usos e funções no século XIX. São Paulo: Edusp, 1991, p.11-37.         [ Links ] (HF)

FABRIS, Annateresa. O circuito social da fotografta: estudo de caso - I. 10: FABRIS, Annateresa, Org. Fotografia: usos e funções no século XIX. São Paulo: Edusp, 1991, p.39-57.         [ Links ] (HF)

FERRARI, Sandro. A Coleção Família Brandão. Boletim do Centro de Memória da Unicamp, Campinas, v.5, n.l0, p.103-110, jul-dez 1993.         [ Links ] (PT, hf, rd)

FERREZ, Gilberto. Velhas Fotografias Pernambucanas, 1851-1890. 2.ed. Rio de Janeiro: Campo Visual, 1988. 9Op.         [ Links ] (RD, hf)

FERREZ, Gilberto. A fotografia no Brasil e um de seus mais dedicados servidores: Marc Ferrez (1843-1923). Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Rio de Janeiro, v.l00, n.lO, p. 169-304, 1946.         [ Links ] (HF)

FERREZ, Gilberto. A Praça 15 de Novembro antigo Largo do Carmo. Rio de Janeiro: RioTur Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro, 1978, 68p.         [ Links ] (RD)

FERREZ, Gilberto. Ferrez por Ferrez. In: couro, Ronaldo Graça, Org. A Marinba por Marc Ferrez: 1880-1910. Rio de Janeiro: Index/Verolme, 1986, p.9-12.         [ Links ] (HF)

FERREZ, Gilberto. Fotografza no Brasil: 1840-1900. 2.ed. Prefácio Pedro Vasquez. Rio de Janeiro: Funarte Pró–Memória, 1985, 248p.         [ Links ] (HF, rd)

FERREZ, Gilberto. Conografia petropolitana (1800-1890). Rio de Janeiro: Museu Imperial, 1955.         [ Links ] (RD)

FERREZ, Gilberto. Marc Ferrez. Zoam Spécial Brésil. Paris, v.2 , n.121, não pag, 1986. (HF) Fonte: VASQUEZ, Pedro. Aspectos da fotografza brasileira no século dezenove. Rio de Janeiro: MAWDepto. de Fotografia, Vídeo & Novas Tecnologias, 1987, 37p. (Catálogo de exposição)        [ Links ]

FERREZ, Gilberto. O Paço da cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Fundação Nacional Pró-Memória, 1985, 82p.         [ Links ] (RD)

FERREZ, Gilberto. Pbotograpby in Brazil: 1840-1900. Albuquerque: University Of New Mexico, 1990, 243p.         [ Links ] (HF, rd)

FERREZ, Gilberto; MATIOSO, Kátia M. Queirós. Babia: velhas fotografias, 1858-1900. Rio de   Janeiro: Kosmos, 1988.         [ Links ](RD)

FERREZ, Gilberto; NAEF, Weston J. Pionner pbotograpbers of Brasil: 1840-1920. New York: Center for Inter-American Relations, 1976, 143p.         [ Links ] (HF, rd)

FERREZ, Gilberto; VASQUEZ, Pedro. Afotografza no Brasil do século XIX: 150 anos do fotógrafo Marc Ferrez 1843/1993. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 1993, 64p.         [ Links ] (RD)

FERREZ, Marc; FERREZ, Gilberto. O Rio antigo do fotógrafo Marc Ferrez: paisagens e tipos humanos do Rio de Janeiro, 1865-1918. Prefácio Pedra Nava. São Paulo: Ex-Libris; João Fortes Engenharia, 1984.         [ Links ] (RD,hO

FERREZ, Marc; FERREZ, Gilberto; SANTOS, Paulo F. O álbum da Avenida Central: um documento fotográfico da construção da Avenida Rio Branco; Rio de Janeiro, 1903-1906. Rio de Janeiro: João Fortes Engenharia/Ex-Libris, 1982, 241p.         [ Links ] (RD)

FLORENCE, Arnaldo Machado. A fotografia é uma invenção brasileira. FURB. Revista de Divulgação Cultural, Blumenau, Ano 4, n.15, p. 23, dez 1981.         [ Links ] (HF)

FLORENCE, Amaldo Machado. Hercules Florence: o pioneiro da fotografia. a descoberta da fotografIa em 1832. Boletim: Foto Cine Clube Bandeirante, São Paulo, ano m, n. 27/28, p. 27-28/4-10/15-16, jul-ago 1948.         [ Links ] (HF)

FLORES, Moacyr. A iconografIa do negro no Rio Grande do Sul. In: MUSEU DA IMAGEM E DO SOM. I Encontro de Fotografia e Memória Nacional. São Paulo: Secretaria da Cultura, 1981, p.147-151.         [ Links ] (RD)

FLUSSER, Vilém. Filosofia da fotografia. Arte em São Paulo. São Paulo, n.21, não pag, mar 1984.         [ Links ] (TM)

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: HUCITEC, 1985.         [ Links ](TM)

FRAYZE-PEREIRA, João A. Sobre o mistério da fotografia. Arte em São Paulo, São Paulo, n.1?, não pag, jul-ago 1983.         [ Links ] (TM)

FREYRE, Gilberto. Em tomo da sociofotografia. Rio de Janeiro: Funarte, 1984.         [ Links ] (TM)

FREYRE, Gilberto. Informação, comunicação e cartão-postal. In: FREYRE, Gilberto. Alhos & Bugalhos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978, p.147-161.         [ Links ] (TM)

FREYRE, Gilberto. Por uma sociofotografia. In: O retrato brasileiro: fotografias da Coleção Francisco Rodrigues 1840-1920. Rio de Janeiro: FunartelFundação Joaquim Nabuco, 1983. p.15-24.         [ Links ] (TM)

FRÓES, Leonardo; OLIVEIRA, Mariliah de Castro; TRINDADE, Lena. Coisas nossas: os lambe– lambes. Rio de Janeiro: Depto de Cultural Inst Est. do Livro/Funarte, 1978.         [ Links ] (HF)

FRÓES, Leonardo. Lambe-Lambe. Rio de Janeiro: Secretaria da Educação e Cultura, 1978.         [ Links ] (HF)

GILSON, Etienne. Fotografia e beleza. Diógenes, Brasília, v.6, p.19-34, 1984.         [ Links ] (TM)

GONÇALVES, Cássia Denise; LEÃo, Flávia Carneiro. Os retalhos fotográficos de Geraldo Sesso Jr. Boletim do Centro de Memória da Unicamp, Campinas, v.5, n.10 p.89-100, jul-dez 1993.         [ Links ] (PT)

GORDINHO, Margarida Cintra; MONTEIRO, Sylvia. Gaspar Gasparian: um fotógrafo paulista. São Paulo: Marca D'Água, 1988.         [ Links ] (RD)

GORENDER, Jacob. A face escrava da Corte Imperial Brasileira. In: AZEVEDO, Paulo Cesar de; LISSOYSKY, Maurício org. Escravos brasileiros do século XIX na fotografia de Christiano Jr. São Paulo: Ex-Libris, 1988, p.31-36.         [ Links ] (SH)

GOULART, Paulo Cezar Alves; MENDES, Ricardo (colab). Noticiário geral da photographia paulistana: 1839-1900. São Paulo: SMC/CCSP/Div. Pesquisas, 1993, 167p.         [ Links ] (ms) (HF)

GRINBERG, Isaac. Memória fotográfica de Mogi das Cruzes. São Paulo: Ex-Libris, 1986.         [ Links ] (RD)

GUIMARÃES, Marco Antônio Campos. Madeira-Mamoré. In: MUSEU DA IMAGEM E DO SOM. I Encontro de Fotografia e Memória Nacional. São Paulo: Secretaria da Cultura, 1981, p.23-25.         [ Links ] (RD)

GURAN, Milton. Linguagem fotográfica e informação. Rio de Janeiro: Rio Fundo, 1992, 113p.         [ Links ] (HF)

HABERT, Angeluccia Bernardes. Fotonovela e indústria cultural. Petrópolis: Vozes, 1974.         [ Links ] (SH)

HARDMAN, Francisco Foot. Os negativos da história: a ferrovia-fantasma e o fotógrafo cronista. Resgate, Campinas, n.5, p. 9-21, 1993.         [ Links ] (SH, hf)

HERKENHOFF, Paulo. Fotografia: o automático e o longo processo de modernidade. In: TOLIPAN, Sérgio et al. Sete ensaios sobre o modernismo. Rio de Janeiro: Funarte/lnstituto Nacional de Artes Plásticas, 1983, p.39-46 (Cadernos de Textos, 3) (HF)        [ Links ]

HOMEM, Maria Cecília Nac1ério. Visão urbana: o pioneirismo de Amélia Sabino de Oliveira ao   registrar São Paulo nos anos 30. Memória, São Paulo, ano V, n.19, p.11-13, jul-dez 1993.         [ Links ] (HF)

HUMBERTO, L. Fotografia: universo e arrabaldes. Rio de Janeiro: Funarte/lnstituto Nacional de   Fotografia, 1983.         [ Links ] (TM, hf)

KLEEMANN, Fredi; MARCONDES, Tânia; VARGAS, Maria Thereza. Foto em cena. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura, 1991.         [ Links ] (RD)

KLINTOWITZ, Jacob. A arte do comércio lI: São Paulo 1930-1954. São Paulo: SENAC, 1989, 217p.         [ Links ] (RD)

KLINTOWITZ, Jacob. A arte do comércio lI!: São Paulo 1954-1991. São Paulo: SENAC, 1991, 217p.         [ Links ] (RD)

KLINTOWITZ, Jacob. A arte do comércio: São Paulo 1900-1930. São Paulo: SENAC, 1988, 217p.         [ Links ] (RD)

KOSSOY, Boris; CARNEIRO, Maria Luiza Tucci. O negro na iconografia brasileira do século XIX:   a visão européia. São Paulo: FFLCH/USP, 1988. (Catálogo de exposição).         [ Links ] (RD)

KOSSOY, Boris; CARNEIRO, Maria Luiza Tucci. O olhar europeu: o negro na iconografia brasileira do século XIX. São Paulo: Edusp, 1994, 235p.         [ Links ] (RD)

KOSSOY, Boris. A fotografia como fonte histórica: introdução à pesquisa e interpretação das imagens do passado. São Paulo: Museu da Indústria, Comércio e Tecnologia, 1980.         [ Links ] (TM)

KOSSOY, Boris. A fotografia: um documento estético-social. Cultura, Brasília, v.2, n.8, p.26-39, out-dez 1972.         [ Links ] (HF)

KOSSOY, Boris. Álbum de photographias do Btado de São Paulo 1892: estudo critico. São Paulo: Kosmos, 1984.         [ Links ] (RD)

KOSSOY, Boris. Fotografta e História. São Paulo: Ática, 1989. (Coleção Princípios, 176).         [ Links ] (TM)

KOSSOY, Boris. Fotografia: câmaras e aparelhos de dois séculos. São Paulo: Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo/Museu da Imagem e do Som/Museu Foto-Hitorama de Agfa-Gevaert, 1981. (Catálogo de exposição).         [ Links ] (HF)

KOSSOY, Boris. La photo brésilienne au XXIe siêcle. Zoam Spécial Brésil, Paris, v.2, n.121, 1986. (HF) Fonte: VASQUEZ, Pedro. Aspectos da fotografia brasileira do século dezenove. Rio de Janeiro: MAWDepto. de Fotografia, Vídeo & Novas Tecnologias, 1987, 37p.         [ Links ]

KOSSOY, Boris. Militão Augusto de Azevedo of Brasil, the photographic documentation of Sao Paulo (1862– 1887). History ofPhotography, New York, v.4, n.1, 1980.         [ Links ] (HF)

KOSSOY, Boris. O papel do MIS na preservação do patrimônio cultural brasileiro. In: MUSEU DA IMAGEM E DO SOM. I Encontro de Fotografia e Memória Nacional. São Paulo: Secretaria da Cultura, 1981, p.157-167.         [ Links ] (PT)

KOSSOY, Boris. O poder da imagem. Memória, Rio de Janeiro, v.3, n.6, p.58, jan-fev-mar 1990.         [ Links ] (TM)

KOSSOY, Boris. Origens e expansão da fotografza no Brasil; século XIX. Rio de Janeiro: Funarte, 1980.         [ Links ] (HF)

KOSSOY, Boris. Panorama da fotografia no Brasil desde 1832. Comunicação, São Paulo, v.1, n.1, p.19-50, out 1976.         [ Links ] (HF)

KOSSOY, Boris. São Paulo, 1900. São Paulo: CBPO/Kosmos, 1988.         [ Links ] (RD)

LACERDA, Aline Lopes de. A obra getuliana ou como as imagens comemoram o regime. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v.7, n.14, p. 241-263, 1994.         [ Links ] (SH)

LACERDA, Aline Lopes de. Os sentidos da imagem: fotografias em arquivos pessoais. Acervo - Revista do Arquivo Nacional, Rio de Janeiro, v.6, n.I-2, p. 41-54, jan-dez 1993.         [ Links ] (PT)

LAURITO, IIka Brunhilde. Retratos de um photographo. In: SÃO PAULO. São Paulo em três tempos: álbum comparativo da cidade de São Paulo (1862-1887-1914). São Paulo, IMESP, 1982, p.9-19.         [ Links ] (HF)

LAVENERE, L; SANTANNA, Moacir Medeiros de. A fotografia em Maceió (1858-1918). Revista do Arquivo Público de Alagoas, Maceió, n.1, p.119-150, 1962.         [ Links ] (HF)

LEITE, Miriam L Moreira. A imagem através das palavras. Ciência e Cultura., v. 7, n. 38, p.1.483–1.495, set 1986.         [ Links ] (TM)

LEITE, Miriam L Moreira. Fotografia & História. Ciência Hoje, s1 v.7, n.39, p.24-32, jan-fev 1988.         [ Links ] (SH)

LEITE, Miriam L Moreira. Fotografias de família: potencialidades e limitações da documentação fotográfica. Cadernos CERU, São Paulo, n.18, p.79-89, maio 1983.         [ Links ] (SH)

LEITE, Miriam L Moreira. História e Fotografia. Cultura Vozes, São Paulo, v.86, n.3, p.43-52, maio-jun 1992.         [ Links ] (SH, tm)

LEITE, Miriam L Moreira. Imagens e contextos. Boletim do Centro de Memória da Unicamp, Campinas, v.5, n.10, p.45–60, jul-dez 1993.         [ Links ] (SH)

LEITE, Miriam L Moreira. O retrato de casamento. Novos Estudos, CEBRAP, n.29, p.182-189, mar 1991.         [ Links ] (SH)

LEITE, Miriam L Moreira. Utilização da documentação fotográfica. Ciência Hoje, São Paulo, n.39, jan-fev 1988.         [ Links ] (TM)

LEITE, Miriam L Moreira. Retratos de família: leitura da fotografia histórica. São Paulo: Edusp, 1993.         [ Links ] (SH)

LEITE, Miriam L. Moreira; SIMSOM, alga R. M. Von. Imagem e linguagem: reflexões de   pesquisa. Texto CERU, São Paulo, série 2, n.3, p.117-140, 1992.         [ Links ] (TM)

LEMOS, Carlos AC. Ambientação ilusória. In: MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de, org.   Retratos quase inocentes. São Paulo: Nobel, 1983, p.47-113.         [ Links ] (SH)

LEMOS, Carlos AC. Metamorfose paulistana. In: SÃO PAULO. São Paulo em três tempos: álbum comparativo da cidade de São Paulo (1862-1887-1914). São Paulo: IMESP, 1982, p.21-29.         [ Links ] (HF)

LEVI-STRAUSS, Claude; MENDES, Ricardo. Saudades do Brasil. São Paulo: Cia das Letras, 1994, 227p.         [ Links ] (RD)

LEVI-STRAUSS, Claude; MENDES, Ricardo. Saudades de São Paulo. São Paulo: Nova Fronteira, 1996.         [ Links ] (RD)

LIMA, Mariângela Muraro Alves de, org. Imagens do teatro paulista. São Paulo: Imprensa Oficial do   Estado/CCSP, 1985, 288p.         [ Links ] (RD)

LIMA, Michael Roberto Alves de. Manual básico de processamento fotográfico em branco e preto visando a longa permanência. Revista da Biblioteca Mário deAndrade, São Paulo, n.5, p.113-123, jan-dez 1994.         [ Links ] (PT)

LIMA, Solange Ferraz de. Espaços projetados: as representações da cidade de São Paulo nos álbuns fotográficos do inicio do século. Acervo - Revista do Arquivo Nacional, Rio de Janeiro, v.6, n.1-2, p. 99-110, jan-dez 1993.         [ Links ] (SH)

LIMA, Solange Ferraz de. o circuito social da fotografia: estudo de caso - n. In: FABRIS, Annateresa, org. Fotografta: usos e funções no século XIX. São Paulo: Edusp, 1991, p. 59-82.         [ Links ] (HF)

USSOVSKY, Mauricio. O dedo e a orelha: ascensão e queda da imagem nos tempos digitais. Acervo – Revista doArquiooNaciona~ Rio de Janeiro, v.6, n.1/2, p. 55-74, jan-dez 1993 (SH,         [ Links ] tm)

LISSOVSKY, Maurício; AZEVEDO, Paulo César (orgs.). Escravos brasileiros do século XIX na   fotografia de Cbristianojúnior. São Paulo: Ex-Libris, 1988.         [ Links ] (RD)

LOBO, Lúcia Lahmeyer. Avaliação e seleção de fotografias. Arquivo & Administração, Rio de   Janeiro, v. 1, ns.10-14, p. 34- 40, abr 1982 ago 1986.         [ Links ] (PT)

LOBO, Lúcia Lahmeyer; BRANDÃO, Ana Maria de Lima; LISSOVSKY, Maurício. A fotografia como fonte histórica: a experiência do Cpdoc. Acervo - Revista do Arquivo Nacional, Rio de Janeiro, v.2, n.1, p. 30-52, jan-jun 1987.         [ Links ] (TM)

LOPEZ, Telê Porto Ancona. Fotógrafo e o Turista Aprendiz. In: Mário de Andrade: fotógrafo e turista na Amazônia. São Paulo: Associação Pró-Parque Modemista/IEB-USP, 1990, p.6-18 (Catálogo de exposição) (SH)        [ Links ]

LOPEZ, Telê Porto Ancona. Viagens e o fotógrafo. In: ANDRADE, Mário de. Mário de Andrade: fotógrafo e turista aprendiz. São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros, 1993, p.109-120.         [ Links ] (SH)

LOPEZ, Telê Porto Ancona. Viagens etnográficas de Mário de andrade: itinerário fotográfico. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, n.lI, p. 139-174, 1972.         [ Links ] (RD, sh)

MACHADO, Aclindo. A fotografia sob o impacto da eletrônica. In: MACHADO, Arlindo. Ensaios sobre a contemporaneidade. São Paulo: Núcleo de Linguagens Visuais da PUC/SP, 1994. 242p.         [ Links ] (TM)

MACHADO, Aclindo. A ilusão especular: introdução ã fotografia. São Paulo/Rio de Janeiro: Brasiliense/Instituto Nacional da Fotografia, 1984. Originalmente Dissertação (Mestrado) (TM,         [ Links ] hf)

MACHADO, Aclindo. As imagens técnicas: da fotografia à síntese numérica. Imagens, Campinas, n.3, p. 8-14, dez 1994.         [ Links ] (TM)

MARQUES, Mário Osório. História visual da formação de Ijuí, Rio Grande do Sul. Ijuí: Unijuí Editora, 1990. (Coleção Centenário de Ijuí, 7) (RD,         [ Links ] tm, sh)

MEDINA, José. São Paulo, o que foi e o que é. sl: se, 1954.         [ Links ] (RD)

MEIRELLES, Willian Reis. História das imagens: uma abordagem, múltiplas facetas. Pós-História, Assis, n. 3, p. 93-103, 1995.         [ Links ] (TM)

MELLO, Márcia; PESSOA, Maristela. Manual de acondicionamento de material fotográfico. Rio de janeITo: FunartenBAC, 1994, 32p.         [ Links ] (P1)

MENDES, Ricardo. A Revista S Paulo: a cidade nas bancas. Imagens, Campinas, n.3, p. 91-97, dez 1994.         [ Links ] (SH)

MENDES, Ricardo. Descobrindo a fotografia nos manuais: América (1840-1880). In: FABRIS, Annateresa, org. Fotografia: usos e funções no século XIX. São Paulo. Edusp, 1991, p. 83-130.         [ Links ]

MIGUEL, Maria Lúcia Cerutti. A fotografia como documento: uma instigação à leitura. Acervo - Revista do Arquivo Nacional, Rio de janeiro, v.6, n.1-2, p. 121-132, jan-dez 1993.         [ Links ] (TM)

MIRANDA, Antônio. O que é cartofilia. Brasília: Sociedade Brasileira de Cartofilia, 1985, 72p.         [ Links ] (HF)

MIRANDA, Antônio; NOCETTI, Milton A. cartão postal e biblioteca: suporte à pesquisa. Revista Latina de Documentação. n.2 (2), 24-29, 1982. Fonte: MIRANDA, Victorino Coutinho Chermont de. A Memória Paraense No Cartão Postal 0900-1930). Rio de Janeiro: Ed: Liney, 1986, 156p.         [ Links ]

MIRANDA, Victorino Coutinho Chermont de. A Memória Paraense No Cartão Postal 0900-1930). Rio de Janeiro: Ed. Liney, 1986, 156p.         [ Links ] (RD, hf)

MORAES, Marcos Antônio de, org. "Tudo está tão bom, tão gostoso ..." postais a Mário de Andrade. São Paulo: Hucitec, 1993, 224p.         [ Links ] (RD, hf)

MORAIS, Frederico. Realismo e imagem. Revista de Cultura Vozes, Ano 68, n.6, p.27-31, mai 1974.         [ Links ] (TM)

MOREIRA FILHO, Alcindo. Apropriação de uma imagem do século XIX em processos fotomecânicos. ARTEunesp, São Paulo, n. 10, p.13-19, 1994.         [ Links ] (TM)

MOTA, Mauro. Retratos do Recife. Arq. Recife, Recife, n. 1, p. 187-190, jan-jun,1976.         [ Links ] (RD)

MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de. Retratos quase inocentes. In: MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de (org.). Retratos quase inocentes. São Paulo: Nobel, 1983, p.3-46.         [ Links ] (HF)

MURAKAMI, Ana Maria Brandão et aI. Cadastro de arquivos fotográficos existentes na cidade do Rio de Janeiro, em instituições privadas governamentais e particulares. Arquivos Fotográficos, Estudo Preliminar. Rio de Janeiro: Funarte, 1982.         [ Links ] (PT)

MURAKAMI, Ana Maria Brandão. A Revolução de 1930 e seus antecedentes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira Fundação Getúlio Vargas, 1980, 213p.         [ Links ] (RD)

NEIVAJÚNIOR, Eduardo. On photography, Sémiologie and Sociologie. Semiotica, sl, v. 3/4, n. 91, p. 371-381, 1992.         [ Links ] (TM)

NEIVAJÚNIOR, Eduardo. A imagem. São Paulo: Ática, 1986, 93p. (Coleção Princípios, 87) (TM)        [ Links ]

OLIVA, Aloízio Mercadante, org. Imagens da luta: 1905-1985. São Bernardo: Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico, 1987, 272p.         [ Links ] (RD)

OLIVEIRA JUNIOR, Antônio R de. A fotografia oficial: imagem do poder. Boletim do Centro de Memória da Unicamp, Campinas, v.5, n.10, p. 33-42, jul-dez 1993.         [ Links ] (TM)

OLIVEIRA, João Sócrates de. Fotografia: arte e uso. São Paulo: MASP/KODAK, 1981.         [ Links ] (PT)

OLIVEIRA, João Sócrates de. Manual prático de preservação fotográfica. São Paulo: Museu da Indústria, Comércio e Tecnologia de São Paulo, 1980, 47p. (Museus & Técnicas, 5).         [ Links ] (pT)

OLIVEIRA, Márcia Ribeiro de. A memória fotográfica de São Paulo em processo de informatização. Acervo - Revista do Arquivo Nacional, Rio de Janeiro, v.6, n.1-2, p. 145-154, jan-dez 1993.         [ Links ] (PT)

OLSZEWSKI FILHA, Sofia. A imagem do negro na cidade de Salvador: 1840-1914. Salvador: EGBAlFundação Cultural do Estado da Bahia, 1989, 131p. Originalmente Dissertação (Mestra do) (SH)        [ Links ]

OHTAKE, Ricardo; GAGLIARDO, Cristina. A experiência do IDART. In: MUSEU DA IMAGEM E DO SOM. I Encontro de Fotografza e Memória Nacional. São Paulo, Secretaria da Cultura, 1981, p. 99-107.         [ Links ] (PT)

PAES, Marilena Leite; MARQUES, Heloísa Helena Riani. Arquivos fotográficos. Arquivo & Administração, Rio de Janeiro, v.2, n.5, p.17-19, 1977.         [ Links ] (pT)

PAIYA, Joaquim, org. Olhares refletidos: diálogo com 25 fotografos brasileiros. Rio de Janeiro: Dazibao, 1989, 255p.         [ Links ] (HF)

PAULINO, Ana Maria. Fotografia, uma arte para Mário de Andrade. In: ANDRADE, Mário de. Mário de Andrade: fotógrafo e turista aprendiz. São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros, 1993, p.121-124.         [ Links ] (HF)

PAVAN, Margot. Fotomontagem e pintura pré-rafaelista. In: FABRIS, Annateresa, org. Fotografza: usos e funções no século XIX. São Paulo: Edusp, 1991, p.233-259.         [ Links ] (HF)

PEREGRINO, Nadja org. Identidade: do análogo ao digital. sl: se, 1992, 30p. (Catálogo de exposição) (SH)        [ Links ]

PEREGRINO, Nadja; OURIQUES, Evandro; V ASQUEZ, Pedro, orgs. José Oiticica Filho: a ruptura da fotografia nos anos 50. Rio de Janeiro: Funarte, 1982.         [ Links ] (RD)

PESSANHA, Maria Edith de Araújo. A estereoscopia: o mundo em terceira dimensão. Rio de   Janeiro: M.E.A. Pessanha, 1991.         [ Links ] (HF)

PONCE DE LEON, Femando. A experiência da Fundação Joaquim Nabuco. In: MUSEU DA IMAGEM E DO SOM. I Encontro de Fotografza e Memória Nacional. São Paulo, Secretaria da Cultura, 1981, p.33-35.         [ Links ] (PT)

PONCE DE LEON, Femando. Um depoimento sobre a coleção. In O retrato brasileiro: fotografias da Coleção Francisco Rodrigues 1840-1920. Rio de Janeiro: FunarteIFundaçãoJoaquim Nabuco, 1983, p.11-13.         [ Links ] (RD)

PONTES, José Alfredo Otero Vidigal; TOLEDO, Benedito Lima de. São Paulo: registros 1899–1940. São Paulo: Eletropaulo, 1982. Apresentado como reedição de A cidade da Light: 1899–1930 (1982).         [ Links ] (RD)

PUMAR, Sônia; TABET, Sérgio. O Rio de Janeiro em antigos cartões postais. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 1985, 227p.         [ Links ] (HF)

RAMOS, Fernão. Indicialidade e narratividade na constituição da imagem-câmera. Imagens, Campinas, n.1, p.62-65, mar 1994.         [ Links ] (TM)

REIS FILHO, Nestor Goulart. Aspectos da história da engenharia civil em São Paulo: 1860-1960. São Paulo: CBPO/Kosmos, 1989.         [ Links ] (RD)

ROBERTO, Yolanda. Os anos dourados do cartão-postal. Rio de Janeiro: Itanhangá Golf Club, 1988, 59p. (Catálogo de exposição) (RD,         [ Links ] hO

ROBERTO, Yolanda. Trinta anos de Rio dejaneiro no cartão postal (1900-1930). Rio de Janeiro: Fundação Casa Rui Barbosa/ Gráfica Portinho Cava1canti, 1982. (Catálogo de exposição) (RD) Fonte: MIRANDA, Victorino Coutinho Chermont de. A memória paraense no cartão postal (1900-1930). Rio de Janeiro,Ed. Liney, 1986, 156p.         [ Links ]

RUBIN, Antônio Albino Canelas. Imagens no/do mundo contemporâneo. Revista Brasileira de Comunicação. São Paulo, Intercon, ano XIV, n.64, p.108-111l, jan-jun 1991. Fonte: ALVARENGA, Alexandre Curtiss. O mundo todo nos detalhes do cotidiano: aspectos teóricos da gênese e da significação na fotografia documentária. 2v. Campinas, 1994. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Artes, UNICAMP.         [ Links ]

SAHM, Estela. Fotografia e Desenho: Possíveis relações. In: FOTO a experiência alemã dos anos 50   GRAHA . São Paulo: AS Studio, 1995. (Catálogo de exposição) (HF,         [ Links ] rd)

SAMAIN, Etienne G. Entre a arte, a ciência e o delírio: a fotografia médica francesa na segunda metade do século XIX. Boletim do Centro de Memória da Unicamp, Campinas, v.5, n.10, p.11-32, jul-dez 1993.         [ Links ] (SH)

SAMAIN, Etienne. A caverna obscura: topografias da fotografia. Imagem, Campinas, n.1, p. 50-61, mar 1994.         [ Links ] (HF)

SAMAIN, Etienne. A fotografia tentacular: subsídios para uma arte de ver e de pensar. In: PAIVA, Joaquim, org. Afotografta brasileira. Brasília: scp, sd. (no prelo) (TM,         [ Links ] ht)

SANTAELLA, Lúcia. Imagem pré-fotográfica-pós.Imagens, Campinas, n.3, p.34, dez 1994.         [ Links ] (TM)

SANTOS, N. P. Teixeira dos. Afotografia e o direito do autor. São Paulo: LTr, 1977, 151p.         [ Links ] (HF)

SCAVONE, Rubens Teixeira. Da fotografia e da pintura. Foto-Cine Boletim. São Paulo, ano X, n.115, p.6-8, jan-fev 1960.         [ Links ] (HF)

SEGATTO, José Antõnio; PAULO NETTO, José; RAMOS NETTO, José. PCB: memória fotográfica, 1922-1982. São Paulo: Brasiliense, 1982. 175p.         [ Links ] (RD)

SERRANO, Eneida. Álbum de photographia. Porto Alegre: Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa, sd. (Catálogo de exposição).         [ Links ] (RD, ht)

SIMONE, Célia Camargo de. A experiência do Cpdoc. 10: MUSEU DA IMAGEM E DO SOM. I Encontro de Fotografia e Memória Nacional. São Paulo: Secretaria da Cultura, 1981, p.57-73.         [ Links ] (P1)

SIMSON, Olga R. de Moraes von. Brancos e negros no carnaval fXJpular paulistano: 1914-1988. São Paulo, 1989. Tese (Doutorado) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.         [ Links ] (SH, tm)

SOARES, Emmanuel de Macedo. Da fotografia e dos fotográfos em Niterói. Niterói: Manuscrito, 1991.         [ Links ] (HF)

SOARES, Pedro Paulo. A dama branca e suas faces: a representação iconográfica da tuberculose. Manguinhos. História, Ciências, Saúde, Rio de Janeiro, v.1, n.1, p. 127-134, jul-out 1994.         [ Links ] (SH)

SODRÉ, Muniz. À sombra do retrato. In: AZEVEDO, Paulo Cesar de; LISSOVSKY, Maurício, org. Escravos brasileiros do século XIX na fotografia de Christiano Jr. São Paulo: Ex-Libris, 1988, p.17-21.         [ Links ] (SH)

SPINELLI, João. Mémoria paulista na: postais (Coleção Rubens Marini). São Paulo: Secretaria da Ciência e Tecnologia/UNESP, 1993, 12p. (Catálogo de exposição) (RD)        [ Links ]

TElXElRA, Cid; TEIXElRA, Cydelmo; MARCONI, Rino. Memória fotográfica. In: A Grande Salvador. Salvador: Governo do Estado, 1978, cap.11. (RD) Fonte: FERREZ, Gilberto; MATIOSO, Kátia M. Queirós. Bahia.'velhas fotografias, 1858-1900. Rio de Janeiro: Kosmos, 1988.         [ Links ]

TOLEDO, Benedito L.; KOSSOY, Boris. São Paulo: álbum comparativo da Cidade de São Paulo.   1862-1887. São Paulo: se, 1981.         [ Links ] (RD)

TOLEDO, Benedito Lima de. Álbum iconográ.fico da Avenida Paulista. São Paulo: Ex-Libris, 1987.         [ Links ] (RD)

TOLEDO, Benedito Lima de. Anhangabaú. São Paulo: FIESP, 1989.         [ Links ] (RD)

TURAZZI, Maria Inez org. Catete e arredores. Rio de Janeiro: Museu da República, sd. (Flagrantes do passado, 1) (RD)        [ Links ]

TURAZZI, Maria Inez. Rio, cidade cosmopolita. Rio de Janeiro: Museu da República, sd. (Flagrantes do passado, 2) (RD)        [ Links ]

TURAZZI, Maria Inez. Poses e trejeitos: a fotografia e as exposições universais na era dos espetáculos (1839-1889). Rio de Janeiro: Funarte/Rocco, 1995.         [ Links ] (HF)

TURAZZI, Maria Inez. Imagens da cidade colonial nas imagens do século XIX: o Rio de Janeiro no Brazil Pittoresco. Acervo - Revista do Arquivo Nacional, Rio de Janeiro, v.6, n.1-2, p.87-98, jan-dez 1993.         [ Links ] (SH)

VASCONCELLOS, Maria da Penha C., org. Memórias da saúde pública: a fotografia como testemunha. Rio de Janeiro/São Paulo: Hucitec/ Abrasco, 1995.         [ Links ] (RD)

VASQUEZ, Pedro. Dom Pedro 11 e a fotografia no Brasil. Rio de Janeiro: Index/CIS - Companhia Internacional de Seguros/Roberto Marinho, 1985, 243p.         [ Links ] (HF)

VASQUEZ, Pedro. Fotografia: reflexos e reflexões. Porto Alegre: L&PM, 1986, 112p.         [ Links ] (HF, tID, sh)

VASQUEZ, Pedro. Fotógrafos pioneiros no Rio defaneiro. Rio de Janeiro: Dazibao, 1990, 120p.         [ Links ] (HF)

VASQUEZ, Pedro. Marc Ferrez, fotógrafo da Marinha Imperial. In: COUTO, Ronaldo Graça, org. A Marinha por Marc Ferrez. Rio de Janeiro: IndexlVerolme, 1986, p.23-37.         [ Links ] (HF)

VASQUEZ, Pedro. Mestres da fotografia do Brasil: Coleção Gilberto Ferrez. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 1995, 276p.         [ Links ] (HF, rd)

VASQUEZ, Pedro. Niterói e afotografia: 1858-1958. Niterói: Projeto Editorial Niterói Livros/Funiarte, 1994. 151p.         [ Links ] (RD)

VASQUEZ, Pedro. O retrato brasileiro. Rio de Janeiro: Funarte Núcleo de Fotografia, 1983. (Catálogo de exposição).         [ Links ] (HF)

VASQUEZ, Pedro. Olha o'passarinho! uma pequena história do retrato. In O retrato brasileiro: fotografias da Coleção Francisco Rodrigues 1840-1920. Rio de Janeiro: FunarteIFundação Joaquim Nabuco, 1983, p.27-34.         [ Links ] (HF)

VASQUEZ, Pedro. Polaroid - o domínio do imaginário. Polaroid - imagens instantâneas. Rio de Janeiro: Funarte, 1986. (Catálogo de exposição) (TM,         [ Links ] hf)

VASQUEZ, Pedro. Reflexos e reflexões. Cadernos do MAM, Rio de Janeiro, n.1, p.19-25, dez 1983.         [ Links ] (SH, trn)

VASQUEZ, Pedro. Três mestres da fotografia brasileira no século XIX. Acervo - Revista da Arquivo Nacional, Rio de Janeiro, v.6, n.1-2, p.3-12, jan-dez 1993.         [ Links ] (HF)

VERGER, Pierre. Retratos da Bahia: 1946 a 1952. Salvador: Corrupio, 1980.         [ Links ] (RD)

VASQUEZ, Pedro. 50 Anos de Fotografia. Salvador: Corrupio, 1982, 274p.         [ Links ] (RD)

VASQUEZ, Pedro. Centro histórico de Salvador: 1946 a 1952. Salvador: Corrupio, 1989. (RD). Fonte: Livros. INFORMATIVO, Salvador, Fundação Pierre Verger, v.1, n.1, nov 1989.         [ Links ]

WALDHEIM, Sophia Pretzel, org. Álbum comemorativo do primeiro centenário da cidade de Santos. Santos: se, 1939.         [ Links ] (RD)

WEHRS, Carlos. Niterói: tema para colecionadores. Rio de Janeiro: Associação de   Cartofilia(RJ) / Gráfica Portinho Cavalcanti Ltda, 1987, 96p.         [ Links ] (RD, hD

ZANEITI, Fernando Luiz Motta. Da fotografia como arte. São Paulo, 1992. 135p. Dissertação (Mestrado) - Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade de São Paulo.         [ Links ] (HF, tm)

ZÚNIGA, Solange Sette G de. PedIl institucional: Centro de Conservação e Preservação Fotográfica. Acervo - Revista do Arquivo Nacional, Rio de Janeiro, v.6, n.1-2, p.155-162, jan-dez 1993.         [ Links ] (PT)

 

ARTIGOS DA REVISTA ÍRIS

BRILL, Stefania; VABRILL, Stefania; VASQUEZ, Pedro; MONTEIRO, Oswaldo. A fotografia conquistando os jornais. Íris, Edição Especial, p.46-52, jan-fev 1987.         [ Links ]

BRILL, Stefania; VASQUEZ, Pedro; MONTEIRO, Oswaldo. Roteiro não turístico para um país transformado. Íris, n.350, p.21-24, jul 1982.         [ Links ]

BRILL, Stefania; VASQUEZ, Pedro; MONTEIRO, Oswaldo. América Latina: a fotografia latino-americana via Zurique. Íris, n.347, p.20-25, abr 1982.         [ Links ]

BRILL, Stefania; VASQUEZ, Pedro; MONTEIRO, Oswaldo. Re-Toque fotográfico na instituição arte. Íris, n.352, p.20-22, set 1982.         [ Links ]

FERNANDES JR, Rubens. O nu na fotografia: uma História de quase 150 anos. Íris, n.422, p.37–40, jan- fev 1989.         [ Links ]

FERNANDES JR, Rubens. Boa Perspectiva. Íris, n.423, p.52-54, mar 1989.         [ Links ]

FERNANDES JR, Rubens. Boca livre/Canudos, por Antônio Olavo. IRISFOTO, n.435, p.lO, maio/jun 1990.         [ Links ]

FERNANDES JR, Rubens. Fotografia. 150 anos de história e arte. Íris, n.428, ago 1989.         [ Links ]

FERNANDES JR, Rubens. O lado narcisístico da cidade. Íris, n.414, p.54-55, maio 1988.         [ Links ]

FLUSSER, Vílem. A distribuição de fotografias. Íris, n.370, p.36-37, maio 1984.         [ Links ]

FLUSSER, Vílem. Preto e branco. Íris, n.354, p.28-32, nov 1982.         [ Links ]

HOURS, Madeleine (Laboratório do Louvre). A fotografia científica e a História da Arte. Íris, n.162, p.48-54, nov 1965.         [ Links ]

HUMBERTO, Luís. Fotografia e ideologia (ponto de vista). Íris, n.342, p.24, out 1981.         [ Links ]

KOSSOY, Boris. Algumas luzes sobre a polêmica História da Fotografia. Íris, n.373, p.13-18, ago 1984.         [ Links ]

KOSSOY, Boris. Hercules Florence, 150 anos. Íris, n.294, p.14-17, abr 1976.         [ Links ]

KOSSOY, Boris. Militão de Azevedo e a fotografia documental do século XIX. Íris, n.311, p.12-13, dez 1978.         [ Links ]

LEITE, Enio. A evolução social da fotografia. Íris, n.297, ago 1977.         [ Links ]

MARIN, C. Aplicações da fotografia à filatelia (parte 11). Íris, n.168, p.20-26, maio 1966.         [ Links ]

MARIN, C. Aplicações da fotografia à filatelia (parte 1). Íris, n.167, p.28-33, abr 1966.         [ Links ]

NETTO, Boaventura Cisotto. O microfilme na 2a. Guerra Mundial. Íris, n.150, nov 1964.         [ Links ]

OLIVEIRA, Moracyr R de. Boom da Fotografia. Íris, n.301, p.20, jan 1978.         [ Links ]

OLIVEIRA, Moracyr R de. São Paulo sai às ruas. Íris, n.298, p.19-26, set 1977.         [ Links ]

OLIVEIRA, Moracyr R de. A fotografia lembrando a História. Íris, n.303, p.9, abr 1978.         [ Links ]

OLIVEIRA, Moracyr R de. Fotografia: um valor burguês. Íris, n.291, p.12-14, dez 1976.         [ Links ]

PERSICHETTI, Simonetta. Breve História do corpo nu. Íris, n.345, p.24-30, mar 1982.         [ Links ]

PERSICHETTI, Simonetta. Domício Pinheiro, 30 anos de fotojornalismo, 38 prêmios. Íris, n.325, p.26-30, abr 1980.         [ Links ]

PERSICHETTI, Simonetta. A História das copas do mundo pelos atletas da imagem. Íris, n.471, p. 36-49, mar-abr 1994.         [ Links ]

SLOMP, Eda. Retrato: da aventura patética à obra de arte. Íris, n.379, p.48-50, mar 1985.         [ Links ]

STENGER, E. História dos papéis fotográficos. Íris, n.96, p. 4-7, abr 1960.         [ Links ]

STRELIAEV, Leonid. Liane Neves. Irisfoto, n.385, p.19-21, set 1985.         [ Links ]

TEIXElRA, Yeda S.S. De mulheres e fotógrafos: um pouco da História do nu no Brasil. Íris, n.422, p.33-34, jan- fev 1989.         [ Links ]

TILLEUL, Pierre. A fotografia como arte. Íris, n.151, p.40, dez 1964.         [ Links ]

VALDEZ, Anibal. A História de um aparelho indestrutível (Leica). Íris, n.315, p.76-80, maio 1979.         [ Links ]

XAVIER, José. História da fotografia. Íris, n.283, p.14, abr 1976.         [ Links ]

 

INSTITUIÇÕES

Arquivo Nacional RJ Biblioteca Central da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Biblioteca Central da Universidade Estadual de Campinas Biblioteca Central da Universidade Federal Fluminense/RJ Biblioteca de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Biblioteca Municipal Mário de Andrade; SP Biblioteca Nacional-Coleção GeraVRJ Biblioteca Nacional-Seção de Iconografia/RJ Centro Cultural São Paulo

Centro de Apoio à Pesquisa Histórica da Universidade de São Paulo Centro de Memória da Universidade Estadual de Campinas/SP Centro de Pesquisa e Documentação da História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas/RJ Escola de Comunicações da Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Estadual de Campinas/SP Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Filosofia. Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo Fundação Nacional de Arte/RJ Instituto Cultural Itaú/SP Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas/SP Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo Instituto Joaquim Nabuco/PE Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo Museu de Arte de São Paulo Museu de Imagem e Som/SP Museu Lasar SegalVSP Museu Paulista da Universidade de São Paulo Museu Republicano Convenção de Itu da Universidade de São Paulo