Acessibilidade / Reportar erro

Bernard Comment: le XIXe siècle des panoramas. Paris: Adam Biro, 1993

BIBLIOGRAFIA

Bernard Comment. Le XIXe siècle des panoramas. Paris: Adam Biro, 1993

Resenha por Heloisa Barbuy

Museu Paulista/Universidade de São Paulo

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

BIBLIOGRAFIA CITADA:

  • BARBUY, Heloisa. A Exposição Universal de 1889: visão e representação na sociedade industrial. São Paulo, 1995. 170p. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.
  • BAUDRILLARD, Jean. Simulacre et simulation. Paris: Galilée, 1981.
  • BORDINI, Silvia. Arte, imitazione, illusione: documenti e note sulla pittura dei panorami (1787 1910). Roma: Quasar, 1981.
  • BORDINI, Silvia. Storia dei panorama: Ia visione totale nella pittura dei XIX secolo. Roma: Officina, 1984.
  • BUDDEMEIER, Heinz. Panorama, Diorama, Photographie: Entstehung und Wirkung neuer Medien im 19. Jahrhunderts. Munich: Wilhelm Fink Veriag, 1970.
  • CRARY, Jonnathan. Techniques of the observer: on vision and modernity in the nineteenth cen tury. London: October Books, 1990.
  • DAS PANORAMA. Zeitschrift für Schweizerische Archaologie und Kunstgeschichte, n. 4. p. 241 344, 1985.
  • HYDE, Ralph, org. Panoramania! The art and entertainment of the "all-embracing" view. London: Trefoil Publications/ Barbican Art Gallery, 1988.
  • KUNST-UND-AUSSTELLUNGSHALLE DER BUNDESREPUBLIK DEUTSCHLAND. Sehsucht: Das Panorama ais Massenunterhaltung des 19. Jahrhunderts. Basel-Frankfurt: Stroernfeld/Roter Stern, 1993.
  • LE MEN, Segolêne. Lanternes magiques: tableaux transparents. Paris: Musée d'Orsay/Réunion des musées nationaux, 1995. (Catálogo de exposição).
  • MINICI, Carlo Alberto Zotti org. II mondo nuovo: le meraviglie della visione dai '700 alia nasci ta dei cinema. Milano: Mazzotta, 1988.
  • NOUVEL-KAMMER, Odile, org. Papiers peints panoramiques. Paris: Flammarion, 1990.
  • OETIERMAN, Stephan. Das Panorama: Die Geschichte eines Massenmediums. Frankfurt: Syndicat, 1980.
  • PANORAMAS - photographies 1850-1950, Collection Bonnemaison. Arles: Actes Suei! AfirmatiflRencontres intemationales de Ia photographie, 1989.
  • PEREIRA, Margareth da Silva. Romantismo e objetividade: o primeiro panorama do Rio de Janeiro. Anais do Museu Paulista, Nova série-v.2, 1994.
  • PERRIAULT, Jacques. Mémoires de l'ombre et du son: une archéologie de I'audiovisuel. Paris: Flammarion, 1981.
  • ROBICHON, François. Les panoramas en France au XIXe siecle. Paris/Nanterre, 1982. Tese (Doutoramento de 30. ciclo) - Universidade de Paris X-Nanterre, 3v.
  • ROBICHON, François. Le panorama, spectacle de l'histoire. Le mouvement social, n. 131, p. 65-86, avr-juin 1985.
  • THOMPSON, Patrice. Essai d'analyse des conditions du spectacle dans le panorama et le diora ma. Romantisme: revue du dix-neuvieme siecle, n. 38, p. 47-64, 1982.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    18 Jun 2010
  • Data do Fascículo
    1994
Museu Paulista, Universidade de São Paulo Rua Brigadeiro Jordão, 149 - Ipiranga, CEP 04210-000, São Paulo - SP/Brasil, Tel.: (55 11) 2065-6641 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: anaismp@usp.br