Acessibilidade / Reportar erro

O Brasil vai a Paris em 1889: um lugar na Exposição Universal

Brazil goes to Paris in 1889: a place at the Universal Exposition

Resumos

A A. estuda, de um ponto de vista museográfico, o significado da presença brasileira na Exposição Universal de Paris, de 1889. Com base em documentação rica e em grande parte ignorada ou pouco explorada, revela esforços empreendidos para apresentar o Brasil como um país atraente para estrangeiros e analisa o repertório alegórjco mobilizado, juntamente com a retórica de diferentes tipos de exposições, sejam de produtos naturais, manufaturados, científicos ou artísticos.

Exposição internacional; História das exposições; Museografia; Exposição Universal, Paris, 1889


The A. studies the meaning of Brazilian presence in the 1889 Universal Exposition in Paris trom a museographical point of view. Based on rich and in large part ignored or underexplored sources, she reveals the efforts ma de to show Brazil as an attractive country for foreigners and analyzes the allegorical repertoire put into action, along with the rhetorics or different sorts of exhibition, either of natural and manufactured items as well as artistic and scientific in character.

lnternational exhihition; History or exhihitions; Museography; The Universal Exposition, Paris, 1889


MUSEUS

O Brasil vai a Paris em 1889: um lugar na Exposição Universal

Brazil goes to Paris in 1889: a place at the Universal Exposition

Heloisa Barbuy

Museu Paulista/Universidade de São Paulo

RESUMO

A A. estuda, de um ponto de vista museográfico, o significado da presença brasileira na Exposição Universal de Paris, de 1889. Com base em documentação rica e em grande parte ignorada ou pouco explorada, revela esforços empreendidos para apresentar o Brasil como um país atraente para estrangeiros e analisa o repertório alegórjco mobilizado, juntamente com a retórica de diferentes tipos de exposições, sejam de produtos naturais, manufaturados, científicos ou artísticos.

Unitermos: Exposição internacional. História das exposições, século XIX. Museografia, século XIX. Exposição Universal, Paris, 1889: presença brasileira.

ABSTRACT

The A. studies the meaning of Brazilian presence in the 1889 Universal Exposition in Paris trom a museographical point of view. Based on rich and in large part ignored or underexplored sources, she reveals the efforts ma de to show Brazil as an attractive country for foreigners and analyzes the allegorical repertoire put into action, along with the rhetorics or different sorts of exhibition, either of natural and manufactured items as well as artistic and scientific in character.

Uniterms: lnternational exhihition. History or exhihitions, 19th-century. Museography, 19th-century. The Universal Exposition, Paris, 1889: Brazilian presence.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

FONTES IMPRESSAS CITADAS

BIBLIOGRAFIA CITADA

  • BANDEIRA jUNIOR, Antonio Francisco. A indústria no Estado de São Paulo em 1901. São Paulo: Typ. do "Diario Official", 1901.
  • BIART, Lucien. Mes promenades ã travers l'Exposition: souvenirs de 1889. Paris: Hennuyer, 1890.
  • BLANCARD, H. Exposition universelle de 1889. S.l.: s.n. [1889]. 3v. (Álbum fotográfico).
  • BOURDE, Paul. L'exposition du Brésil, L 'Exposition de Paris, 1889, Paris, v.3/4, n.53, 16/11/1889, p.l02-4.
  • BRINCOURT, Maurice. L'Exposition universelle de 1889. Paris: Firmin-Didot, 1890.
  • CASTELLANI, Ch. L'Exposition universelle de 1889: panorama le "Tout-Paris". Paris: Typ. Berger/ Arents, 1889.
  • CATALOGUE GÉNÉRAL OFFICIEL. Ulle: impr. L. Danei, 1889. 8v. Começam a chegar as noticias... Rio de janeiro, Revista Illustrada, n.551, p.3, 1889. Damos hoje a vista geral da Exposição... Rio de janeiro, Revista Illustrada, n.552, p.3, 1889.
  • EMPIRE DU BRÉSIL: catalogue officiel. Paris: Imp. de Chaix, 1889.
  • ERVY, François d' In: DUMAS, F. G., FOUCARD (Dirs.) Revue de l'Exposition universelle de 1889. Paris: Motteroz/Baschet, 1889. v.2, p.347-50. Exposição de Pariz. A Província de São Paulo, p.l, 6/1/1889.
  • EXPOSIÇÃO UNIVERSAL DE PARIZ: exposição brazileira. S.I.: s.n. [1889]. 3v. (Álbum fotográfico).
  • FARGE, L. Paris, 1889, Exposition universelle, les constructions françaises et étrangeres: pavillons, portes monumentales, édicules, etc. Paris: André, Daly & Cie, 1889.
  • GAUTlER, Hippolyte. Les curiosités de l'Exposition de 1889. 2.ed. Paris: Ch. Delagrave, mai 1889.
  • GARNIER, Ch., AMMANN, A. L 'Hdbitation humaine. Paris: Hachette et Cie, 1892.
  • GLÜCK. L'album de l'Exposition 1889. S.I., s.e., [1889]
  • GUIDE BLEU DU FIGARO ET DU PETIT jOURNAL. Paris: imp. de Chaix, 1889.
  • JEINISEL, Paul Le. Pavillon du Brésil. In: Huart, c.-L. Livre d'or de l'Exposition. Paris: Le Boulanger, c. 1889. 2v.
  • J.U. Panorama de la ville et de la baie de Rio de Janeiro. L'Exposition de Paris, 1889, Paris, v.1/2, n.13, p.103, 25 mai 1889.
  • LADISLAU NElTO. Le Muséum national de Rio-de-janeiro et son influence sur les sciences naturelles au Brésil. Paris: Ch. Delagrave, 1889.
  • L'AMÉRIQUE. Paris, maVnov.1889. Qomal semanal).
  • LENÔTRE, G. Le Pavillon du Brésil. L'Exposition de Paris, 1889, Paris, v.1/2, n.23, p.178, 3/1O/1889a.
  • LENÔTRE, G. (assinado G.L.). La Maison des Incas. L'Exposition de Paris, 1889, Paris, v.1/2, n.28. p.219, 21/08/1889b.
  • LENÔTRE, G. Le Pavillon du Brésil. In: Voyage merveilleux à l'Exposition universelle de 1889. Paris: Duquesne & Fils, c.1889c. p.
  • LÉVASSEUR, E., dir. Le Brésil. 2.ed. Paris: H. Lamirault et Cie/Syndicat Franco-Brésilien, 1889. (extraído da Grande Encyclopédie; em apêndice, o Album de vues du Brésil, dirigido pelo Barão do Rio Branco).
  • L'EXPOSITION DE PARIS, 1889. Sceaux: Imprimerie Charaire & Fils, 15 oct.1888-19 fev. 1890. (Jomal semanal).
  • L'Exposition du Brésil au Champ-de-Mars à Paris. La Nature: revue des sciences et de leurs applications aux arts et à I'industrie. Paris, p.342-3,
  • MARCHAND, Alfred, HÉROS, Eugene. Le Brésil à l'Exposition de Paris 1889. Paris: A. Taride, 1889.
  • MEUNIER, Stanislas. Le météorite de Bendego. La nature: revue des sciences et de leurs applications aux arts et à I'industrie. Paris, p.49-50, ler sem./1889.
  • MINISTERE DU COMMERCE, DE L'INDUSTRIE ET DES COLONIES. Exposition universelle internationale de 1889. Direction de l'exploitation. Commissions étrangeres. Paris: Imprimerie de l'Exposition, 1889.
  • MONOD, Émile. L'Exposition universelle de 1889: grand ouvrage illustré, historique, encyclopédique, descriptif. Paris: E. Dentu, 1890. 4v.
  • PANORAMA DE LA VILLE ET DE LA BAlE DE RIO DE JANEIRO (BRÉSIL). Paris: Imprimerie Émile Mauchaussat, 1889.
  • PARVILLE, Henri de. L 'Exposition universelle ou Causeries scientifiques: découvertes, inventions, progres de la science et de l'industrie, vingt-neuvieme année. 5.ed. Paris: J. Rothschild, 1890.
  • PICARD, Alfred (Dir.) Exposition universelle internationale, rapport général. Paris: Imprimerie nationale, 1891-2a. 10v.
  • PICARD, Alfred (Dir.) Rapport du jury international. Paris: Imprimerie nationale, 1891-2b. 20v.
  • RIO BRANCO, Barão do (José Maria da Silva Paranhos). Les Beaux-Arts. In: LÉVASSEUR, E. (Dir.) Le Brésil. 2.ed. Paris: H. Lamirault et Cie/Syndicat Franco-Brésilien, 1889a. p.59-62.
  • RIO BRANCO, Barão do (José Maria da Silva Paranhos). Album de vues du Brésil. Paris: Imprimerie A. Lahure, I 889b.
  • ROUSSELET, Louis. L 'Exposition universelle de 1889. Paris: Hachette & Cie, 1890. (Bibliotheque des Ecoles et des Familles).
  • SANTA-ANNA NERY, Frederico José de. L 1talia aI Brasile. Parigi: stamp. Balitout, Questroy e Cia, 1884.
  • SANTA-ANNA NERY, Frederico José de. Le pays des Amazones, l'Eldorado, les terres à caoutchouc. Paris: L. Frinzine, 1885.
  • SANTA-ANNA NERY, Frederico José de. Le Brésil économique. Paris: aux bureaux de "La France commerciale"
  • SANTA-ANNA NERY, Frederico José de. L 'emigrazione italiana ed iI nuovo disegno di legge. Parigi: Ufficio della "Revue du monde latin", 1888h.
  • SANTA-ANNA NERY, Frederico José de. Folklore brésilien, poésie populaire, contes et légendes, fables et mythes. Poésie, musique, danses et croyances des Indiens. Paris: Perrin, 1889a.
  • SANTA-ANNA NERY, Frederico José de (Dir.) Le Brésil en 1889. Paris: Ch. Delagrave/Syndicat du Comité franco-brésilien, 1889h.
  • SANTA-ANNA NERY, Frederico José de. Cuide de /'émigrant au Brésil. Paris: C. Delagrave/Syndicat du Comité franco-brésilien, 1889c.
  • SANTA-ANNA NERY, Frederico José de. Aux États-Unis du Brésil: voyages de M.-T Durand. Paris: C. Delagrave,
  • SANTA-ANNA NERY, Frederico José de. L 'émigration pendant les dernires années. Paris: Guillaumin, 1892.
  • SANTA-ANNA NERY, Frederico José de. Les Indiens et le peuplement de l'Amérique chaude. Paris: Hôtel des Sociétés Savantes, 1898 (extrait du journal de la Société des Américanistes de Paris).
  • SANTA-ANNA NERY, Frederico José de. O país das Amazonas. Tradução por Mário Guimarães Ferri. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP, 1979. Tradução de: Le Pays des Amazones, /'Eldorado, les terres à caoutchouc. (Coleçào Reconquista do Brasil, 43).
  • SOUVENIR DE L'EXPOSITION DE PARIS 1889. S.I., s.n. [1889]. (Álbum de gravuras coloridas).
  • SOUVENIR DE L'EXPOSITION UNIVERSELLE DE 1889. Paris: Hachette & Cie, 1890.
  • VARIGNY, C. de. Le Congrês des trois Amériques. L 'Exposition de Paris, 1889, Paris, v.3/4, n.77, p.290-1, 08/02/1890.
  • VARlGNY, C. de. L'exposition des trois Amériques, L'Exposition de Paris, 1889, Paris, v.3/4, n. 74, p.266-7, 270, 29 jan. 1890.
  • Visite de l'Empereur du Brésil. Paris, L 'Exposition de 1889: journal mensuel, technique, scientifique, artistique, no. 9/10, p.2, sept./oct.1887.
  • ADONIAS, Isa. Exposição Universal, 1889. In: ADONIAS, Isa (Org.) Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, 150 anos (1838-1988). Rio de janeiro: Studio HMF, 1990. p.303-5.
  • ALLWOOD, john. 1be great exhibitions. London: Studio Vista, 1977.
  • ANDRADE LIMA, Tania. Pratos e mais pratos: louças domésticas, divisões sociais e limites culturais no Rio de janeiro, século XiX. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, N. Sér., v.3, p.129-91, jan.-dez.1995.
  • BACULO, A. et al. Le grandi esposizioni nel mondo 1851-1900. Napoli/Liguori, número especial da revista Quaderni Di (disegno come scritturallettura), n.5/1988.
  • BARATA, Mário. Alguns fatos e hipóteses em torno do panorama do Rio de janeiro (Paris, 1824) e suas atribuições básicas a A.F.E. Taunay e a 1.S. Meunié. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material. São Paulo, N. Sér., v.4, p.319-22 jan./dez.1996.
  • BARBUY, Heloisa. Bernard Comment. Le XIXe siêcle des panoramas. Paris: Adam Biro, 1993. (Resenha). São Paulo, Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, N. Sér., v.2, p.321-31, jan./dez.1994.
  • BARBUY, Heloisa. A Exposição Universal de 1889: visão e representação na sociedade industrial. São Paulo, 1995, 170p. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Filosofia, Letras e. Ciências Humanas, Departamento de História/Universidade de São Paulo.
  • CARDOT, Fabienne. L'éclair de la favorite ou I'éléctricité à l'Exposition de 1889. Le moltvement social, n.149, p.43-58, oct./déc. 1989.
  • COMMENT, Bernard. Le XIXe siecle des panoramas. Paris: Adam Biro, 1993.
  • HARDMAN, Francisco Foot. Tremfantasma: a modernidade na selva. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.
  • KUHLMANN JÚNIOR, Moysés. Asgrandesfestas didáticas: a educação brasileira e as exposições internacionais 1862-1922. São Paulo, 1996, 246p. Tese (Doutorado) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História/Universidade de São Paulo.
  • LABAT, Alexandre. Charles Garnier et I'Exposition de 1889: I'Histoire de I'habitation humaine. In: MATHIEU, Caroline, dir. 1889: la Tour Eif.fel et l'Exposition universelle. Paris: Musée d'Orsay/Réunion des musées nationaux, 1989. p.130-47.
  • MAINARDI, Patricia. Arts and politics ofthe Second Empire: the universal expositions of 1855 and 1867. New Haven: Yale University Press, 1987.
  • MATHIEU, Caroline, dir. 1889: la Tour Eif.fel et l'Exposition universelle. Paris: Musée d'Orsay/Réunion des musées nationaux, 1989.
  • MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. O Salão Nobre do Museu Paulista e o teatro da história. In: Meneses, Ulpiano T. Bezerra de et al. Como explorar um museu histórico. São Paulo: Museu Paulista/USP, 1992. p.25-9.
  • MESSINA, Giselle Beiguelman. Deus é máquina; os acidentes de bondes em São Paulo no período de 1900 a 1905. Memória, São Paulo, Departamento de Patrimônio Histórico da Eletropaulo, ano V, n.19, p.69-73, jul./dez. 1993.
  • MICHAUD, Stéphane, MOLLIER, Jean-Yves, SAVY, Nicole (Dir.) Usages de I'image au XIXe siecle. Paris: Créaphis, 1992.
  • NEVES, Margarida Souza. As vitrinas do progresso. Rio de Janeiro, PUC/RJ, c.1986. (Relatório datilografado).
  • NEVES, Margarida Souza. As "arenas pacíficas". Gáuea: revista de história da arte e arquitetura. Rio de Janeiro, p.28-41, abr.1988.
  • ORY, PascaI. Les expositions universelles de Paris. Paris: Ramsay, 1982.
  • ORY, Pascal. 1889: l'Expo universelle. Paris: Complexe, 1989.
  • PEIXOTO, Elza Ramos. Panoramas: Victor Meirelles, o precursor da arte como meio de divulgação e de educação. In: ROSA, Ângelo de Proença et al. Victor Meirelles de Lima 1832­1903. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 1982. p.103-16.
  • PEREIRA, Margareth Campos da Silva. A participação do Brasil nas exposições universais. São Paulo, Projeto: revista brasileira de arquitetura, planejamento, desenho industrial, construção, n.139, p.83-90, mar./1991.
  • PEREIRA, Margareth da Silva. Romantismo e objetividade: notas sobre um panorama do Rio de Janeiro. São Paulo, Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, N. Sér., v.2, p.169-95, jan./dez.1994.
  • PESA VENTO , Sandra Jatahy. Imagens da nação, do progresso e da tecnologia: a Exposição Universal de Filadélfia de 1876. São Paulo, Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, N. Sér., v.2, p.151-67, jan./dez.1994.
  • PINOT DE VILLECHENON, Florence. L'Amérique latine dans les expositions universelles. Revue Historique, n.586, p.511-20, avr./juin 1993.
  • PLUM, Werner. Exposições mundiais no século XIX: espetáculos de transformação sócio-cultural. Tradução por Wanderlei de Paula Barreto e Ana Maria Zanutto de Paula Barreto. Bonn: Friedrich-Ebert-Stiftung, 1979. (Cadernos de Pesquisa do Instituto de Pesquisas Friedrich­Ebert).
  • REBÉRIOUX, Madeleine. Approches de ('histoire des expositions universelles à Paris du Second Empire à 1900. Lyon, Bulletin du Centre d'histoire économique et sociale de la région (yonnaise, n.l, p.I-17, 1979.
  • REBÉRIOUX, Madeleine (Dir.) Mise en scene et vulgarisation: l'Exposition universelle de 1889, número especial da revista Le mouvement social, n.149, oct./déc. 1989.
  • ROBICHON, François. Le panorama de Champigny et Rezonville par Édouard Detaille et Alphonse Deneuville. Paris, Bulletin de la Société d'Histoire de l'Artfrançais, p.259-78, 1981.
  • ROBICHON, François. Les panoramas en France au XIXe siecle. Paris, 1982, 954p. Tese (Doutorado de 30. ciclo), Universidade de ParisX-Nanterre.
  • RYDELL, Robert W. Ali the world's afair: vision of empire at American international expositións, 1876-1916. Chicago: University of Chicago, 1984.
  • SCHROEDER-GUDEHUS, Brigitte, RASMUSSEN, Anne. Les fastes du progres: le guide des expositions universelles 1851-1992. Paris: Flammarion, 1992.
  • TÓRTlMA, Pedro. Exposições mundiais e nacionais: a participação do Brasil. In: ADONIAS, Isa (Org.) Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, 150 anos (1838-1988). Rio de Janeiro: Studio HMF, 1990. p.293-302.
  • TURAZZI, Maria Inez. Poses e trejeitos: a fotografia e as exposições na era do espetáculo (1839­1889). Rio de Janeiro: Rocco, 1995.
  • UNION CENTRALE DES ARTS DÉCORATIFS. Le livre des expositions universelles 1851-1989. Paris: Editions des Arts Décoratifs/Herscher, 1983.
  • WERNECK DA SILVA, José Luiz Foresti. La participation de l'Empire du Brésil à I'Exposition universelle internationale de 1889 à Paris: la section brésilienne aux Champs-de-Mars. Rio de Janeiro, Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, v.150, n.364, p.417-20, jul./ set.1989.
  • WERNECK DA SILVA, José Luiz. O jornal L 'Amérique e a historiografia da crise do final do império brasileiro. In: História em dehate: ANPUH 30 anos. Rio de Janeiro: CNPq/InFour, 1991. p.47-50. (Anais do XVI Simpósio da Associação Nacional dos Professores de História).
  • WILLIOT, Jean-Pierre. Le Pavillon du gaz et la ville lumiere. In: MUSÉE D'ORSAY. L 'Exposition universelle de 1889: art & industrie, 1989. (Colóquio, 19-20 maio 1989, datilografado).

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    27 Maio 2010
  • Data do Fascículo
    1996
Museu Paulista, Universidade de São Paulo Rua Brigadeiro Jordão, 149 - Ipiranga, CEP 04210-000, São Paulo - SP/Brasil, Tel.: (55 11) 2065-6641 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: anaismp@usp.br