Acessibilidade / Reportar erro

O registro dos limites da cidade: imagens da várzea do Carmo no século XIX

The registration of the limits of the city: images of the Carmo Meadow in the 19th century

Resumos

Este trabalho debruça-se sobre a iconografia paulistana do século XIX, em suas pinturas, aquarelas e litografias. Partindo da constatação da existência de um privilegiamento das áreas dos arredores do centro nas representações da cidade, especificamente uma região, a várzea do Carmo, e dessa permanência ainda na virada do século, quando a cidade sofre um processo de urbanização e crescimento grande, e a fotografia já está registrando as áreas centrais, quisemos investigar os sentidos dessas representações, tanto a presença desse espaço - a várzea do Carmo - no imaginário da época (cronistas, legisladores, memorialistas), quanto as imagens da cidade que estão sendo produzidas a partir desse ângulo de registro. Escolhemos analisar algumas imagens dessa região, concentrando-nos no final do século, contrapondo com outros discursos produzidos sobre a área por cronistas, jornalistas e memorialistas, na tentativa de entender um pouco mais a sociedade que as produziu.

Vistas urbanas; Representação; Urbanização; São Paulo; Iconografia


This work examines Sao Paulo's iconography in the paintings, water colors and litographies of the 19th century. Departing from the ascertaining of the existence of a privilege of the city's surrounding areas, particularly the Carmo Meadow, and of this permanence yet in the turn of the century, when the city goes under an urbanization process and special growth, and photography is registring the central areas, we wanted to investigate the meanings of these representations. Not only the presence of this space - the Carmo Meadow - in the imagery of this period (chroniclers, legislators, memorialists) but also the images of the city that have been made from this point of view. We have chosen to analyze some images of this area, focusing on the end of the century, in a counterpoint to works depicting the same region by chroniclers, journalists and memorialists, in an attempt to understand a little more about the society that had produced them.

Urban Views; Representation; Urbanization; São Paulo; Iconography


ESTUDOS DE CULTURA MATERIAL

O registro dos limites da cidade: imagens da várzea do Carmo no século XIX

The registration of the limits of the city: images of the Carmo Meadow in the 19th century

Maria Luiza Ferreira de Oliveira* * Ao meu pai Sérgio dos Santos de Oliveira

Doutora em História Social pela FFLCH-USP

RESUMO

Este trabalho debruça-se sobre a iconografia paulistana do século XIX, em suas pinturas, aquarelas e litografias. Partindo da constatação da existência de um privilegiamento das áreas dos arredores do centro nas representações da cidade, especificamente uma regiÃo, a várzea do Carmo, e dessa permanência ainda na virada do século, quando a cidade sofre um processo de urbanizaçÃo e crescimento grande, e a fotografia já está registrando as áreas centrais, quisemos investigar os sentidos dessas representações, tanto a presença desse espaço – a várzea do Carmo – no imaginário da época (cronistas, legisladores, memorialistas), quanto as imagens da cidade que estÃo sendo produzidas a partir desse ângulo de registro. Escolhemos analisar algumas imagens dessa regiÃo, concentrando-nos no final do século, contrapondo com outros discursos produzidos sobre a área por cronistas, jornalistas e memorialistas, na tentativa de entender um pouco mais a sociedade que as produziu.

Palavras-chave: Vistas urbanas. Representação. Urbanização. São Paulo. Iconografia.

ABSTRACT

This work examines Sao Paulo's iconography in the paintings, water colors and litographies of the 19th century. Departing from the ascertaining of the existence of a privilege of the city's surrounding areas, particularly the Carmo Meadow, and of this permanence yet in the turn of the century, when the city goes under an urbanization process and special growth, and photography is registring the central areas, we wanted to investigate the meanings of these representations. Not only the presence of this space – the Carmo Meadow – in the imagery of this period (chroniclers, legislators, memorialists) but also the images of the city that have been made from this point of view. We have chosen to analyze some images of this area, focusing on the end of the century, in a counterpoint to works depicting the same region by chroniclers, journalists and memorialists, in an attempt to understand a little more about the society that had produced them.

Keywords: Urban Views. Representation. Urbanization. São Paulo. Iconography.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

REFERÊNCIAS

BERGER, Paulo. Pinturas e pintores do Rio antigo. Rio de Janeiro: Livraria Kosmos, 1990.

BERMINGHAM, Ann. Landscape and ideology – the English Rustic Tradition, 1740-1860. Berkeley: University of California Press, 1986.

BRUNO, Ernani da Silva. História e tradições da cidade de SÃo Paulo. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio, 1953.

CAMPOS, Candido Malta. Os rumos da cidade, urbanismo e modernizaçÃo em SÃo Paulo. SÃo Paulo: SENAC, 2002.

CARVALHO, Vânia Carneiro de. "A representaçÃo da natureza na pintura e na fotografia brasileiras do século XIX." In: FABRIS, Annateresa (Org.). Fotografia, usos e funções no século XIX. SÃo Paulo: Edusp, 1991.

CATáLOGO da exposiçÃo iconografia paulistana em coleções particulares. SÃo Paulo: Sociarte, Museu da Casa Brasileira, 1999.

CHIARELLI, Domingos Tadeu. Um jeca nas vernissages: Monteiro Lobato e o desejo de uma arte nacional no Brasil (1850-1919). 1989. 3 v. DissertaçÃo (Mestrado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de SÃo Paulo, SÃo Paulo, 1989.

DIAS, Maria Odila Leite da Silva. "Prefácio". In: PINTO, Maria Inez Machado Borges. Cotidiano e sobrevivência, a vida do trabalhador pobre na cidade de SÃo Paulo. SÃo Paulo: Edusp; Fapesp, 1994.

DURAND, José Carlos. Arte, privilégio e distinçÃo. SÃo Paulo: Perspectiva, 1989.

FERREIRA, Antonio Celso. A epopéia bandeirante: letrados, instituições, invençÃo histórica (1870-1940). SÃo Paulo: Editora UNESP, 2001.

FERREZ, Gilberto. O Brasil de Eduard Hildebrandt. Rio de Janeiro: Distribuidora Record de Serviços de imprensa, [19-?] .

GARCEZ FILHO, JoÃo Moreira. "Iconografia paulista: a cidade de SÃo Paulo antes da fotografia." Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n. 21, 1986.

LAGO, Pedro Correia do. Iconografia paulistana do século XIX. SÃo Paulo: Metallivros, BM&F, 1998.

LIMA, Solange Ferraz de; CARVALHO, Vânia Carneiro de. "SÃo Paulo antigo, uma encomenda da Modernidade: as fotografias de MilitÃo nas pinturas do Museu Paulista." Anais do Museu Paulista, Nova Série, n. 1, 1993.

LOURENçO, Maria Cecília França. Revendo Almeida Júnior. 1980. 2 v. DissertaçÃo (Mestrado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de SÃo Paulo, SÃo Paulo, 1980.

MARTINS, Antonio Egídio. SÃo Paulo antigo (1554-1910). SÃo Paulo: Francisco Alves, 1912.

MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra. "Benedito Calixto como documento: sugestões para uma releitura histórica." In: BENEDITO Calixto, memória paulista. SÃo Paulo: Pinacoteca do Estado. 1990. Catálogo organizado pela Pinacoteca do Estado.

MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra. "Morfologia das cidades brasileiras: introduçÃo ao estudo histórico da iconografia urbana." Revista da USP, SÃo Paulo, n. 30, p. 144-156, 1996.

NAVES, Rodrigo. In: a forma difícil, ensaios sobre arte brasileira. SÃo Paulo: ática, 1997.

PEREIRA, Margareth da Silva. "Romantismo e objetividade: o primeiro panorama do Rio de Janeiro". Anais do Museu Paulista, Nova Série, v. 2, 1994.

RAFFARD, Henrique. Alguns dias na paulicéia. SÃo Paulo: Academia Paulista de Letras, 1977.

SANTOS, Carlos José Ferreira dos. A populaçÃo pobre nacional na cidade de SÃo Paulo – virada do século: 1890/1915. 1995. DissertaçÃo (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de SÃo Paulo, SÃo Paulo, 1995.

SAINT-HILAIRE, Auguste. Viagem à província de SÃo Paulo. SÃo Paulo: Livraria Martins, 1940.

SESSO Jr., Geraldo. Retalhos da velha SÃo Paulo. SÃo Paulo: Maltese, 1995.

SOUZA, Valéria Salgueiro de. Gosto, sensibilidade e objetividade na representaçÃo da paisagem urbana nos álbuns ilustrados pelos viajantes europeus: Buenos Aires, Rio de Janeiro e México (1820-1852). 1995. 392 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de SÃo Paulo, SÃo Paulo, 1995.

TARASANTCHI, Ruth Sprung. Pintores paisagistas em SÃo Paulo (1890-1920). 1986. 2 v. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de SÃo Paulo, SÃo Paulo, 1986.

TOLEDO, Benedito Lima de. Prestes Maia e a origem do urbanismo moderno em SÃo Paulo. SÃo Paulo: Empresa das Artes, 1996.

WISSEMBACH, Maria Cristina Cortez. Ritos de magia e sobrevivência, sociabilidades e práticas mágico religiosas no Brasil (1890-1940). 1997. 202 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de SÃo Paulo, SÃo Paulo, 1997

Artigo apresentado em 3/2003. Aprovado em 8/2003.

  • BERGER, Paulo. Pinturas e pintores do Rio antigo Rio de Janeiro: Livraria Kosmos, 1990.
  • BERMINGHAM, Ann. Landscape and ideology the English Rustic Tradition, 1740-1860. Berkeley: University of California Press, 1986.
  • BRUNO, Ernani da Silva. História e tradições da cidade de SÃo Paulo Rio de Janeiro: Livraria José Olympio, 1953.
  • CAMPOS, Candido Malta. Os rumos da cidade, urbanismo e modernizaçÃo em SÃo Paulo. SÃo Paulo: SENAC, 2002.
  • CARVALHO, Vânia Carneiro de. "A representaçÃo da natureza na pintura e na fotografia brasileiras do século XIX." In: FABRIS, Annateresa (Org.). Fotografia, usos e funções no século XIX SÃo Paulo: Edusp, 1991.
  • CATáLOGO da exposiçÃo iconografia paulistana em coleções particulares. SÃo Paulo: Sociarte, Museu da Casa Brasileira, 1999.
  • CHIARELLI, Domingos Tadeu. Um jeca nas vernissages: Monteiro Lobato e o desejo de uma arte nacional no Brasil (1850-1919). 1989. 3 v. DissertaçÃo (Mestrado) Escola de Comunicações e Artes, Universidade de SÃo Paulo, SÃo Paulo, 1989.
  • DIAS, Maria Odila Leite da Silva. "Prefácio". In: PINTO, Maria Inez Machado Borges. Cotidiano e sobrevivência, a vida do trabalhador pobre na cidade de SÃo Paulo SÃo Paulo: Edusp; Fapesp, 1994.
  • DURAND, José Carlos. Arte, privilégio e distinçÃo SÃo Paulo: Perspectiva, 1989.
  • FERREIRA, Antonio Celso. A epopéia bandeirante: letrados, instituições, invençÃo histórica (1870-1940). SÃo Paulo: Editora UNESP, 2001.
  • FERREZ, Gilberto. O Brasil de Eduard Hildebrandt Rio de Janeiro: Distribuidora Record de Serviços de imprensa, [19-?]
  • GARCEZ FILHO, JoÃo Moreira. "Iconografia paulista: a cidade de SÃo Paulo antes da fotografia." Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n. 21, 1986.
  • LAGO, Pedro Correia do. Iconografia paulistana do século XIX SÃo Paulo: Metallivros, BM&F, 1998.
  • LIMA, Solange Ferraz de; CARVALHO, Vânia Carneiro de. "SÃo Paulo antigo, uma encomenda da Modernidade: as fotografias de MilitÃo nas pinturas do Museu Paulista." Anais do Museu Paulista, Nova Série, n. 1, 1993.
  • LOURENçO, Maria Cecília França. Revendo Almeida Júnior 1980. 2 v. DissertaçÃo (Mestrado) Escola de Comunicações e Artes, Universidade de SÃo Paulo, SÃo Paulo, 1980.
  • MARTINS, Antonio Egídio. SÃo Paulo antigo (1554-1910) SÃo Paulo: Francisco Alves, 1912.
  • MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra. "Benedito Calixto como documento: sugestões para uma releitura histórica." In: BENEDITO Calixto, memória paulista SÃo Paulo: Pinacoteca do Estado. 1990. Catálogo organizado pela Pinacoteca do Estado.
  • MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra. "Morfologia das cidades brasileiras: introduçÃo ao estudo histórico da iconografia urbana." Revista da USP, SÃo Paulo, n. 30, p. 144-156, 1996.
  • NAVES, Rodrigo. In: a forma difícil, ensaios sobre arte brasileira SÃo Paulo: ática, 1997.
  • PEREIRA, Margareth da Silva. "Romantismo e objetividade: o primeiro panorama do Rio de Janeiro". Anais do Museu Paulista, Nova Série, v. 2, 1994.
  • RAFFARD, Henrique. Alguns dias na paulicéia SÃo Paulo: Academia Paulista de Letras, 1977.
  • SANTOS, Carlos José Ferreira dos. A populaçÃo pobre nacional na cidade de SÃo Paulo virada do século: 1890/1915. 1995. DissertaçÃo (Mestrado) Pontifícia Universidade Católica de SÃo Paulo, SÃo Paulo, 1995.
  • SAINT-HILAIRE, Auguste. Viagem à província de SÃo Paulo SÃo Paulo: Livraria Martins, 1940.
  • SESSO Jr., Geraldo. Retalhos da velha SÃo Paulo SÃo Paulo: Maltese, 1995.
  • SOUZA, Valéria Salgueiro de. Gosto, sensibilidade e objetividade na representaçÃo da paisagem urbana nos álbuns ilustrados pelos viajantes europeus: Buenos Aires, Rio de Janeiro e México (1820-1852). 1995. 392 f. Tese (Doutorado) Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de SÃo Paulo, SÃo Paulo, 1995.
  • TARASANTCHI, Ruth Sprung. Pintores paisagistas em SÃo Paulo (1890-1920). 1986. 2 v. Tese (Doutorado) Escola de Comunicações e Artes, Universidade de SÃo Paulo, SÃo Paulo, 1986.
  • TOLEDO, Benedito Lima de. Prestes Maia e a origem do urbanismo moderno em SÃo Paulo. SÃo Paulo: Empresa das Artes, 1996.
  • WISSEMBACH, Maria Cristina Cortez. Ritos de magia e sobrevivência, sociabilidades e práticas mágico religiosas no Brasil (1890-1940) 1997. 202 f. Tese (Doutorado) Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de SÃo Paulo, SÃo Paulo, 1997
  • *
    Ao meu pai Sérgio dos Santos de Oliveira
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      31 Ago 2009
    • Data do Fascículo
      1999

    Histórico

    • Aceito
      Ago 2003
    • Recebido
      Mar 2003
    Museu Paulista, Universidade de São Paulo Rua Brigadeiro Jordão, 149 - Ipiranga, CEP 04210-000, São Paulo - SP/Brasil, Tel.: (55 11) 2065-6641 - São Paulo - SP - Brazil
    E-mail: anaismp@usp.br