Acessibilidade / Reportar erro

Reflexões sobre a cor na conservação/restauração

Reflection about colour in conservation/restoration

Resumos

Este texto apresenta algumas possibilidades de pesquisa do tema Cor dentro das áreas de conservaçÃo/restauraçÃo de bens móveis. SÃo apresentados alguns exemplos do tema Cor relacionado aos tecidos e às artes contemporâneas. Questões específicas à Arquitetura nÃo sÃo abordadas.

Conservação; Restauração; Cor; Tecidos no Brasil


This paper presents some research possibilities related to Colour as a main issue. Some examples of the study of colour in textiles and modern art are given. Architecture related issues are not covered.

Conservation; Restoration; Colour; Textiles in Brazil


CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO

Reflexões sobre a cor na conservação/restauração1 1 Este texto foi originalmente produzido como trabalho final da disciplina de pós-graduaçÃo Reflexões sobre a cor, ministrada em 2000 pelo Prof. Dr. Marco Gianotti do Departamento de Artes Plásticas da ECA/USP.

Reflection about colour in conservation/restoration

Teresa Cristina Toledo de Paula

Museu Paulista da USP

RESUMO

Este texto apresenta algumas possibilidades de pesquisa do tema Cor dentro das áreas de conservaçÃo/restauraçÃo de bens móveis. SÃo apresentados alguns exemplos do tema Cor relacionado aos tecidos e às artes contemporâneas. Questões específicas à Arquitetura nÃo sÃo abordadas.

Palavras-chave: Conservação. Restauração. Cor. Tecidos no Brasil.

ABSTRACT

This paper presents some research possibilities related to Colour as a main issue. Some examples of the study of colour in textiles and modern art are given. Architecture related issues are not covered.

Keywords: Conservation. Restoration. Colour. Textiles in Brazil.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo apresentado em 6/2003. Aprovado em 10/2003.

  • BACHMANN, Konstanze. Conservation concerns. A guide for collectors and curators. Nova York: Cooper-Hewitt National Museum of Design- Smithsonian Institution, 1992.
  • BURKHARDT, Frederick (Ed.). As cartas de Charles Darwin Uma seleta, 1825-1859. SÃo Paulo: UNESP, 2000. p. 282.
  • CONSTANTIN, Stéphanie. The Barbizon Painters: A Guide to their suppliers. Studies in Conservation, Londres, n. 46, p. 49-67, 2001. The Journal of the International Institute for Conservation of Historic and Artistic Works, p. 52
  • CRONYN, Janey. The elements of archaeological conservation London: Routledge, 1990.
  • EARNSHAW, Pat. Bobbin & Needle Laces: identification & care. London: B&T Batsford, 1983.
  • FERRETTI, Marco. Scientific investigations of works of art Roma: ICCROM, 1993.
  • GAGE, John. Colour and culture: Practice and meaning from Antiquity to Abstraction. Londres: Thames & Hudson, 1999.
  • ______. Colour ans meaning: art, science and symbolism. London: Thames&Hudson, 2001.
  • GUINEAU, Bernard. Acquisition et traitement de donées colorimétriques; aplication à l'étude de la teinture des textiles. In la conservation des textiles anciens. Journées d'études de la SFIIC, p. 53-68, Angers, out. 1994.
  • HAMMET, J et al. The discoloration of acrylic dispersion media. In: SAVING the twentieth century: the conservation of modern materials. Ottawa: Canadian Conservation Institute, 1993. p. 390-398.
  • HUGHES, Mike; FORREST, Martin (Org.). Roman women and their clothes: colours. In: HOW the greeks and romans made cloth. Cambridge: Cambridge School Classics Project, 1984. p. 54
  • HUMMELEN, Ijsbrand; SILLé, Dionne (Ed.). Modern art: who cares? An interdisciplinary research project and an international symposium on the conservation of modern and contemporay art. Amsterdam: Institute Collectie Nederlands/ The Foundation for the Conservation of Modern Art, 1999.
  • LA CONSERVATION des textiles anciens. Journées d'études de la SFIIC, Angers, out. 1994.
  • PORTELL, Jean D. African red pigments. In: SYMPOSIUM 86-THE CARE AND PRESERVATION OF ETHNOLOGICAL MATERIALS, 1986, Ottawa. Proceedings Ottawa: Canadian Conservation Institute, 1986. p. 126.
  • RICHTER, Mark et al. Purple Fluorite: a little known artist's pigment and its use in late gothic and early renaissance painting in northern europe. Studies in Conservation, Londres, n. 46, p. 1-13, 2001. The Journal of the International Institute for Conservation of Historic and Artistic Works.
  • TAUNAY, Affonso de E. No Rio de Janeiro dos vice-reis. Annaes do Museu Paulista, Tomo XI, p. 5-143, 1943.
  • WOUTERS, Jan. "Analyse des colorants naturels par chromatographie liquide haute performance (clhp) un élement contribuant à l'êtude textile globale. In la conservation des textiles anciens. Journées d'études de la SFIIC, Angers, p. 70.
  • 1
    Este texto foi originalmente produzido como trabalho final da disciplina de pós-graduaçÃo
    Reflexões sobre a cor, ministrada em 2000 pelo Prof. Dr. Marco Gianotti do Departamento de Artes Plásticas da ECA/USP.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      31 Ago 2009
    • Data do Fascículo
      1999

    Histórico

    • Recebido
      Jun 2003
    • Aceito
      Out 2003
    Museu Paulista, Universidade de São Paulo Rua Brigadeiro Jordão, 149 - Ipiranga, CEP 04210-000, São Paulo - SP/Brasil, Tel.: (55 11) 2065-6641 - São Paulo - SP - Brazil
    E-mail: anaismp@usp.br